31 agosto 2006

é hoje; mais um dia, mais uma luta

0 comments
Novo dia de ansiedade.
Ontem eu e a tua mãe falámos bastante sobre motivação, sobre angústias, sobre tanta coisa, mas sobretudo sobre como encarar cada dia que passa.

Hoje à noite iremos novamente pôr à prova a nossa fé, a nossa coragem e a nossa capacidade de lutar. Também tu, por teu lado, estarás segundo a segundo a dar o teu melhor para te agarrares à vida e à tua mãe.

Por mais que a tua não diga, sei quanto ela teme que alguma coisa possa estar errado com ela e que isso te prejudique, mas sei igualmente que se alguma coisa puder falhar não foi porque ela se esforçou pouco, mas simplesmente porque é algo que está fora do nosso alcance, como simples e humildes seres humanos. Que o diga eu, que apesar de pai sou quase e apenas um espectador passivo. Tudo o que posso é ajudar a tua mãe, mas quem me dera poder esticar a mão para te sentir e dar um pouco de mim, fazer algo mais do que simplesmente aguardar para ver...

Apesar de tudo, acreditamos na Vida como ela é, e continuaremos a lutar.
Temos o apoio um do outro, dos nossos pais, amigos e finalmente parece que encontrámos uma médica em quem podemos confiar inteiramente. Resta-nos aguardar que a Natureza siga o seu rumo normal e natural e que esse rumo seja que continues a crescer forte e saudável.

Até logo, filhote.
Espero ver-te na eco, forte e cheio de energia com esse coração a bater.

30 agosto 2006

mais um dia difícil

0 comments
Hoje foi a primeira consulta com a obstreta.
A tua avó e a tua mãe foram de coração nas mãos e de lá saíram pouco melhores.
A médica, pelos vistos, é mesmo excelente. Mas durante a consulta fez uma ecografia e acha que o tamanho do saco é muito maior que tu. A dada altura até lhe custava ver o coração a bater. Ela teme que a tua mãezoca esteja ter dificuldades em te passar sangue, pelo que a tua mãe já conseguiu marcar uma nova eco, mesmo com um ecografista, para amanhã à noite. Amanhã, então, saberemos mais uma vez se podemos dormir descansados um novo dia, ou não.

Recomendou ainda que a tua mãe comesse muito pão e abandonasse os sumos. O fundamental é mesmo o pão. Disse ainda que a tua gestação serão 9 meses sempre em constante observação, porque assim tu e a tua mãezoca obrigam.

Estamos, portanto, de novo apreensivos, para não dizer nervosos e assustados.
Queremos acreditar que tudo irá correr pelo melhor.
Queremos lutar para que também tu possas lutar com todas as forças, mas nestas coisas da Natureza por vezes há coisas que não competem somente a nós...

A tua mãe irá começar já hoje a tomar progesterona. Segue-se na sexta-feira nova fase de análises. Mas amanhã, sobretudo, saberemos se ganhámos mais um dia, ou se perdemos os últimos meses.

Aguenta-te bem, filhote.
Aguenta-te com muita, muita força.

29 agosto 2006

and time keeps going

0 comments
A tua mãe recebeu hoje as novas análises; à partida, tudo parece manter-se. Amanhã a médica dirá. Também estamos curiosos para a conhecermos.

Ontem a tua avó ficou muito triste, porque às vezes nós, gente adulta, também somos injustos. Aliás, talvez os adultos sejam mesmo os mais injustos mais vezes. As tuas duas avós são as melhores avós no mundo, e tanto eu como a tua mãe esperamos vir a ser tão bons pais como os nossos foram. Devo-te confessar, realmente, que por vezes fico com uma comichãozita na barriga quando penso nisto. Mas estou confiante; sobretudo que tu também me irás ajudar.

Os enjoos que provocavas à tua mãe já pararam.
De facto, até estamos algo apreensivos. Em dois dias, tudo mudou. Agora a tua mãe agora come, caminha, dorme, respira.... tudo quase normalmente. Veremos o que a médica diz amanhã.

Até lá, tem um bom resto de dia, filhão.
Hoje as nossas primas do Brasil vão embora. Foi um mês super-intenso. Tenho a certeza que elas, tal como nós, não esquecerão. Levo-lhes algumas fotos já impressas, para terem como recordação.

26 agosto 2006

como a tua mãe

0 comments
há-se sempre aconcetecer-te na vida, uma e outra vez.
por mais que necessites, hás-de aqui e ali não conseguir puxar dos recursos para dar o teu melhor. Mas acredita, mais do que conseguir, por vezes é o tentar que tudo bate e te faz dar um passo em frente. Ainda que no instante presente não o notes.
basta-te, por isso, pensar desta forma: mesmo que os enjoos te apoquentem e te destruam a moral, a cada insistência tua mais uma migalha fará parte da tua energia - e uma migalha hoje pode ser um passo mais no amanhã.
pode ser que hoje não percebas isto ainda muito bem, mas um dia a tua mãe vai-to explicar bem melhor que eu nesta espécie de meias palavras.

PS: o nosso Porto já começou ontem o campeonato. Claro - a ganhar!

25 agosto 2006

será desta? é desta!!

0 comments
olá filhote!
grandes saltos!

ontem fomos à CREAR para dissipar dúvidas e poder sonhar com meses que aí vêm diferentes dos que no início do ano tivemos. Infelizmente, na CREAR, a falta de profissionalismo de uma das recepcionistas estragou tudo. A eco marcada foi a errada, não havia sequer médico e ficámos ali, entre o boquiabertos e o revoltados. depois saímos, ligámos a meia-dúzia de clínicas mas... Agosto é Agosto.
Nada.

Felizmente ali perto, na MAC, as senhoras foram bem impecáveis.
Como a tua mãe ainda está com imensas cólicas e enjoos, foi logo atendida. As duas médicas - triagem e consulta- foram muito cordiais e atenciosas, e quando a tua mãe saiu eu vi aquele sorriso que nunca mais hei-de esquecer!

Já cá fora pude-te ver.
Tens 13 milímetros. O corpo de um atleta!
A médica já conseguiu ver a tua cabecita, pernas e coração a bombear o sangue.
Uau...
Não te sei explicar como achamos, desta vez, tudo ainda mais miraculoso.
A tua mãe está a fazer um esforço tremendo para contornar os enjoos e comer sempre que pode. A tua avó tem ajudado imenso. As colegas da tua mãe no INSA também têm sido incansáveis, sempre a levar sacos de frutas e biscoitos e bolachas.

Agora é preciso prosseguir.
Do nosso lado, iremos continuar a lutar dia a dia.
Sabemos que tu também.

Vamos nisto, filhão!

23 agosto 2006

2.º dia

0 comments
depois desse primeiro grande dia que foi descobrir que estavas a germinar na barriga doce da tua mãezoca, amanhã é o segundo.

amanhã saberemos se os nossos receios podem ficar de lado e se podemos começar a esquecer ainda mais o que se passou em fevereiro.

amanhã é dia de consulta e dia de ecografia.
se tudo estiver bem, esta será a primeira vez que verdadeiramente te vamos ver.
se tudo estiver mesmo, mesmo bem, esta será a primeira vez que te iremos ouvir, nesse bum-bum ainda pequenino mas cheiinho de vida.

vai estar tudo bem.
acreditamos que sim.
desta vez está.
confiamos em ti, grandão!

22 agosto 2006

de contar os dias a contar as horas e os minutos

0 comments
Olá filhote.
Ontem o teu padrinho foi lá a casa. Foram também a Rita e o Tiago. Todos estão muito contentes por vires a caminho e ficámos a falar até às tantas. Desculpa se te impedimos de dormir a horas decentes. Mas uma boa conversa vale sempre a pena, não é?

Estamos muito confiantes que estejas bem, mas isso só saberemos na quinta-feira.
A tua mãe e eu, mais do que ninguém, conta os minutos, e já não os dias, para fazer a ecografia.
O grande susto que tivemos em Fevereiro volta a estar mais presente, mas estamos a usar todas as forças para ocultar isso sob a tua nova presença, sob toda a cor e toda a luz que desejamos tragas contigo.

Já falta pouco para te vermos.
Assim esperamos.
Até já, filhão.

21 agosto 2006

olá filhão!

0 comments
espero que tenhas gostado do filmaço.
ontem, felizmente, a tua mãe deu-te de comer e bom comer! Aquelas pizzas à beira-rio são mesmo divinais; deixaste-a muito contente por não provocares enjoos, mas ela ficou um pouco preocupada à noite, pelo nervosismo de estarmos a ver o "24".
Ficaste também muito excitado e nervoso?
Não fiques.
Aquilo é tudo ficção.
Depois havemos de falar sobre estas coisas. Se quiseres, claro. Senão, poderemos sempre falar das teorias revolucionárias da divisão do átomo ou de como aplicar o Sun-Tzu ao futebol.
Enfim, aproveita que é segunda-feira, o dia mais feioso da semana toda, e descansa e dorme. Afinal, precisas de crescer e crescer bem, não é?

16 agosto 2006

olá filhão

0 comments
mais um dia;
a tua avó Matilde já regressou ao Porto, mas a tua avó Milu ainda está por cá.
ontem portaste-te muito bem, como um herói!
a tua mãe comeu muito bem e poucos foram os enjoos; tão poucos que até ficou preocupada.

Estamos ainda a tentar encontrar uma médica em Lisboa, mas Agosto é Agosto, e médicos, nem vê-los... Tudo de férias. Dia 22 já devemos conseguir uma consulta.

Entretanto, a tua mãe distrai as ânsias e receios pensando em coisas boas como "serás rapaz ou rapariga?", "serás de olhos grandes ou rasgados?" e sobretudo: "será que gostarás mais de Metal ou mais de Pop?".

14 agosto 2006

enjoos

0 comments
ó filhote, hoje estás a deixar a tua mãe verdadeiramente de rastos.
ela não sabe se foi por dormir pouco, mas a verdade é que tudo o que come tu acabas por rejeitar.

vamos fazer assim: se deixares a mãezoca descansar o resto do dia e comer sem problemas, eu levo-te esta semana a ver o filme do Super-Homem!
combinado?

um dia de cada vez

0 comments
as tuas duas avós estão cá em Lisboa;
chegaram ontem, no dia seguinte ao melhor dia que deste à tua mãe; nesse sábado, comeu sempre bem e fomos à praia ao final da tarde; jogámos às cartas, conversámos, brincámos e depois jantámos no Fórum.

as tuas avós estão muito contentes por vires a caminho, embora ainda estejam (como todos) muito apreensivas; até fazeres 15 semanas o risco de te perdermos novamente ainda é muito grande, pelo que todos os cuidados são poucos.

acho que no fundo é tudo tão assustadoramente normal e natural que é isso mesmo que nos dias de hoje nos assusta; estamos já habituados a controlar um pouco do mundo e dos acontecimentos - se não há, encomenda-se; se está mal, remenda-se; se dói, medica-se; mas ainda há alguns recantos da Natureza onde nós, simples seres humanos, apesar de os compreendermos, ainda nos fazem toda a espécie de confusão.

a tua mãe hoje voltou a dormir pouco e a ter, por consequência, muitos enjoos;

como disse ontem o teu avô:
- deixa lá, isso é normal; comigo também foi assim.

:)

09 agosto 2006

eterna ansiedade...

0 comments
A tua mãe está realmente ansiosa.
Não lhe sai da cabeça a hipótese de ter outro 'ovo branco'; segundo o que ela vê nos livros e já leu, às 5 semanas já deveria ser possível ver qualquer coisa na ecografia; afinal, já és algo entre 1 e 2 milímetros.

Estamos a tentar pôr de lado todas as dúvidas e receios e não queremos acreditar que de novo iremos passar pelo que passámos em Fevereiro. Cremos que estás bem, a crescer, e és apenas um pouco tímido como aqui o pai.

Daqui a 15 dias, enfim, saberemos...

sustos

0 comments
Olá filhote/a.
Ontem tivemos um grande susto.

Às 19h fui a voar para casa, depois de um telefonema da tua mãe que me deixou em pânico. Pensávamos que te tínhamos perdido. A tua mãe quase desmaiou e estava extremamente enjoada, como eu nunca a tinha visto.

Fomos às urgências da MAC e depois de uma triagem rápida e de uma outra mãe nos ter passado à frente, pensava que as respostas viriam cedo, mas depois das 21h ficámos quase mais três horas à espera. Veio a médica, fez uma ecografia e viu que, felizmente, a tua mãe não tinha uma Ectópica. Ainda não vemos o teu embrião, pelo que a médica disse ser normal (afinal, ainda só estás de 5 semanas) como disse poder ser de novo um 'ovo branco'. Mandou fazer nova Eco daqui a duas semanas. Agora pedimos por tudo que estejas bem, a crescer, a agarrar-te cheio/a de saúde à Vida e que daqui a duas semanas te vejamos com o coração a palpitar.

Hoje de manhã bem cedo a tua mãe foi logo comprar o Nausafer, mas ainda não fez efeito.
A tua avó deve vir ter connosco este Domingo ou Segunda-feira próxima.
A casa vai estar cheia, portanto.

Um enorme beijo.
Cuida bem da tua mãe.
Ela é a mulher mais linda e corajosa que algum dia irás conhecer. Adora-te. E está a fazer tudo por tudo para que cresças bem, com saúde e muita energia.

08 agosto 2006

Olá filhote! Já vens a caminho.

1 comments
hoje a tua mãe acordou com bastantes enjoos; mais do que o normal.
comprámos ontem o teste (Predictor - sim, tem um nome entre o óbvio e o horripilante, eu cá acho que podia ser o nome de uma arma mortífera num filme qualquer de segunda categoria) em Alfragide (€8 - mas no Colombo custava €22!!!) e hoje de manhã a tua mãe acordou primeiro que eu.

Fez o teste e ficou tão nervosa que me veio chamar para eu ir com ela ver o resultado.
E ali estava, de novo, como há 7 meses atrás, aquela esferazinha cor-de-rosa no centro, a confirmar o que já sabiamos bem cá dentro: estás ali, no ventre da tua mãezoca, bem agarradinho/a.

Agora só queremos aproveitar este tempo em que tudo o que sabemos é que estás presente.
Seguir-se-ão daqui a alguns dias ou semanas os primeiros exames, e aí, o novo nervoso. Desta vez, sim, estamos muito melhor informados, e na primeira ecografia já vamos saber se tudo corre bem, ou não. Queremos muito que tudo esteja bem contigo, que estejas a crescer saudável e que assim continue por mais 8 meses.

um beijo dos pais babados.
manda notícias.

07 agosto 2006

one day to go...

0 comments
daqui a um dia, ou talvez menos (nunca se sabe) teremos maiores certezas.
mas falta já pouco para saber se estás, de novo, a caminho.

a tua mãe voltou a ter fortes enjoos, hoje.
o calor é muito (33º) e isso pode justificar muitas situações, mas eu e a tua mãe sabemos claramente que isso não justifica tudo; amanhã saberemos; não gostamos de segundas-feiras e, de certeza, tu também não; por isso, preferimos aguardar mais um dia para fazer o teste.

menino ou menina, temos grandes razões para crer que estás neste momento a esticar as tuas mãozinhas ainda por criar ao ventre da tua mãe. Se ficarás bem, até ao fim, isso já é outra história. Nós, pelo nosso lado, acreditamos cada vez mais que sim, porque só acreditando poderemos arrancar os medos da frente e construir uma estrada mais livre, mais interessante, mais positiva e acolhedora para que também tu caminhes nela.

a tua mãe sonhou hoje que te segurava nos braços; eu sonhei que a tinha a ela nos braços.
Quem sabe, isso não quererá dizer alguma coisa. A verdade, contudo, é que a nós os sonhos pouco importam, porque é de ti, é da tua voz, que queremos ouvir muitas, imensas, infinitas coisas - boas, más, doces, delicadas... do riso ao choro, do suspiro ao poema.

que venhas.
e venhas bem.
é tudo e unicamente o que desejamos.

01 agosto 2006

...será?

1 comments
A tua mãe tem estado bastante atenta às temperaturas de manhã e desde há dois dias que enjoa o perfume dela, tem cólicas e, hoje de manhã, acordou com vómitos.
Será, filhote?
Será que, de novo, estás a caminho para desta vez juntarmos ainda mais as forças e podermos finalmente dar-te beijos e acariciar-te a pele daqui a 9 meses?
A tua mãe está desconfiada e tenta não pensar muito, para o caso de não ser verdade.
Mas eu já lhe disse que tu e eu fazemos um par perfeito e de certeza que, mesmo não sendo agora, tu estarás a caminho, não tarda!
Aliás, eu bem te disse - se deslizasses daquela maneira que eu te tinha dito chegavas mais depressa ao óvulo; Foi ou não foi? Estás a ver!?

Ah, e obrigado pela dica! A tua mãe gostou muito das festinhas no cabelo como me disseste para fazer.




 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez