12 novembro 2007

Filhos - Dar a Vida por Eles


É incrível filhão,

antes mesmo de uma mãe ser mãe, antes mesmo de ter-te na barriga a crescer tão maravilhosamente, uma mãe sabe por instinto que aconteça o que acontecer, a tua vida está sempre em primeiro. No fundo do seu íntimo, uma mãe muito antes de ser mãe e de dar à luz já sabe que colocada perante a escolha de dar a vida ao seu filho e tirar a sua própria, não há hesitação possível, e é dos filhos e para os filhos que a dádiva da Vida é peremptoriamente decidida.

É assim nessa convicção que podemos ter a certeza que estamos perante dois tipos de mulheres: as gabarolas que falam sem saber e assentes num desejo de admiração alheia mas sem convicção nas palavras que proferem, e as mães de verdade, aquelas que já o são antes mesmo de sequer sentirem o primeiro pontapé dis seus filhos.

Para nós, pais, homens, creio que as coisas são diferentes. Pelo menos no tempo e no momento em que estas mesmas certezas ocorrem.

Para nós, esse pensamento atroz de termos de nos colocar perante uma situação de tal forma dramática coloca-se depois. Depois de sermos pais. Depois de te sentirmos nos braços. Depois de algum tempo a deixar o baque mais suave e contudo mais poderosamente arrepiante e retumbante das nossas vidas atingir-nos com todo o seu volume.

Depois, portanto, chega o dia. Esse dia em que até estamos contigo, ou até podemos estar a sós, esse dia em que deixamos a dramática e penosa pergunta surgir-nos em frente. E tal é a clarividência que, sabemo-lo então, nenhuma dúvida pode haver. A Vida é tua. Em qualquer situação e circunstância. Por-nos-íamos à tua frente e receberíamos, sem pensar duas vezes, o meteorito que fosse e do tamanho que fosse, para te proteger e salvar. E o pânico deixa de ser o dilema, e passa a ser a possibilidade de podermos não conseguir, mesmo dando a nossa própria vida, salvar-te.

Também aí nós, homens, pais, percebemos nessa centelha de segundo iluminado que a nossa Vida caminha a passos largos para um dia já não interessar nada. O Tempo, o Futuro, esse deve ser assegurado para ti. E também com isto nos damos conta de que estamos a ser, cada vez mais, essa palavra de responsabilidade, divertimento e segurança: pais.

Sentimo-nos homens, com um "H", porque damo-nos conta do quanto somos frágeis como seres humanos face à Natureza mas como igualmente podemos ser gigantes como pais. E nessa altura sorrimos, como eu creio que já vários pais sorriram. Nesse dia. Nesse momento mágico. Nesse instante em que sabem que a Vida é isso mesmo; Viver e ajudar a viver, e um dia ceder para que outros prossigam o caminho natural das coisas.

Até lá, talvez a lição seja essa, tão simples, de tentar com todas as forças estar presente junto dos que mais amamos o maior e melhor tempo possível.

0 comments on "Filhos - Dar a Vida por Eles"

 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez