27 junho 2008

Manos

0 comments
Pois é filhos,
hoje com a visita do padrinho do Martim, começaram as primeiras reflexões sobre o tema.
A mummy pegou ao colo na vossa prima e eis que tu Martim logo ficaste de olho pespegado na situação. Não sei que estarias a pensar, mas de facto ocorreu-me logo que a tua prima nos braços da mummy poderia ser a tua mana/mano, e de súbito foi como se já me visse daqui a 2 anos a esta parte.

Nunca, em tempo algum, me imaginei há sequer 4 anos como pai de dois filhos. A vida ainda só então começara a ficar mais cor-de-rosa, com o reencontro com a vossa mãe. E no entanto, estes anos volvidos, e graças a ela e ao seu amor, a nossa relação cresceu e eis-me aqui, com um filho de 15 meses e um bebé a crescer lindíssimo na barriga da mãe, perfazendo hoje já 10 semanas.

Nem sei bem o que pensar.
Temo apenas pelo futuro, relembrando o caos do mundo que a cada dia se agudiza mais e mais.

Faço por esquecê-lo rapidamente. Aproveitar a hora presente. Aproveitar o agora. Aproveitar o "já". Aproveitar o instante que não volta nunca mais.

Os dias virão e não faço qualquer ideia de o que o futuro nos reserva. Mas se a fé em nós e se a nossa união nos trouxer as pequenas grandes alegrias como até aqui têm acontecido, será certamente um tempo maravilhoso. E às dificuldades que aparecerem, só vejo, cada vez mais, uma única solução possível: o apoio incondicional da família. Sem ela, somos muito menos. Menos homens. Menos gente. Menos seres humanos. Menos alma.

Os Primeiros Passinhos!!!

1 comments
E foi hoje, filhão!
=D

Ao início da tarde, agarrado ao teu copo de água numa das mãos, eis que deste os teus primeiros passinhos totalmente sozinho. Foste de um quarto para o outro, o corredor todo, a cozinha em todo o comprimento, e, claro, excitadíssimo, a rires-te com mil gargalhadas em total estado de plena felicidade.

Ao final do dia, o teu padrinho já te encontrou mais tímido e cansadito, ams ainda assim deste um ar de tua graça.

Levantas-te já de uma forma mais ágil e sentas-te igualmente como um raio, sem hesitar.

Só as noites, essas malandras, te fazem acordar pelas 2 da manhã e ficas por vezes hora e meia no acorda-adormece e a chamar por nós de cada vez que despertas. Não admira, portanto, que hoje eu e a mummy nos atiremos á cama à mesma hora que tu.

Farras de sexta-feira?
Pois sim...

25 junho 2008

9 semanas e 4 dias!!! Já aí vens! =D

0 comments
Pois é filhão, vais mesmo ter um mano/mana!!!!

A consulta correu muito bem.
A médica obstetra da mummy encontrou logo o bebé na barrigucha, e o coraçãozinho ali estava, a bater, pum-pum-pum-pum. A dada altura um bracinho se levantou, como a acenar "Olá! Estou a caminho!", e claro, a felicidade foi suprema.

Hoje ao longo do dia ainda me lembrei várias vezes, por causa da tradição familiar da mummy: "pôxa... e se são gémeos?".

Falizmente está tudo normal. Quer dizer, falta agora fazer o rol de exames, mas o peso da mummy é igualzinho ao da tua gravidez e apenas os enjoos são menores, aparecendo sobretudo pelas 19:30h / 20h.

É um grande dia de S.João!
As avós nem queriam acreditar, sobretudo a tua vó Tilde, que só depois do paizão insistir mu(uuuuuuuuuu)ito é que lá resolveu cair em si e acreditar. =D

24 junho 2008

Um Dia Decisivo - Ecografia 8 Semanas - SERÁ?

0 comments
Hoje é mais um daqueles dias.
Pode ficar a saber-se tudo, ou nada, ou assim-assim.

Não sabemos se tens um mano ou mana a caminho, mas a verdade é que o PREDICTOR já nos avisou de que a mummy está, pelos vistos, gravidíssima.

Falo com mil cautelas porque, da primeira vez, também tudo apontava para tal e, no entanto, tratava-se apenas de um ovo branco, o que nos deitou profundamente abaixo e frustrou todas as expectativas e alegrias. O desconhecimento e o excesso de confiança levaram-nos a ter um baque ainda maior, pelo que agora estamos, pelo outro lado, muito, muito cautelosos.

Ao contrário da primeira vez e do trauma que foi passar por tudo aquilo, pelo menos agora conforta-nos saber que a mummy está com muitos enjoos, tal como aconteceu com a tua vinda.

Logo mais, pelo final da tarde, há consulta na obstetra e possível ecografia vaginal. Esperemos que tudo esteja bem.

19 junho 2008

De volta de férias - E Agora?

2 comments

Pois é filhão, agora custa! E como!

Foram quase duas semanas de 24 horas inteirinhas a vivê-las contigo.
Coimbra, depois mar e praia, e depois Porto.
E agora: a labuta! De volta à labuta. E tu de volta ao infantário. Ai...




Podia ter sido pior. De manhã contou a tua amiga A. que custou um pouco, mas à tarde já estava tudo nos conformes. Continuas a comer melhor na creche do que em casa (arroz e almôndegas e ainda sopa, sempre a abrir!) e todos notaram que voltaste mais mimalho e chuchão.



Dar os primeiros passos?
Humm... devagar, devagarinho, com cautela, muita cautela!



A experiência da areia foi similar a muitas outras crianças: primeiro estranhaste, e depois não querias outra coisa. Muito nojentinho ao primeiro dia, super-cauteloso ao segundo e a partir do terceiro adoravas mexer e atirar a areia. O pesadelo, para nós (claro está) era quereres levar tudo à boca.








O mar, esse, estava revolto e agreste, com rebentação sonora e violenta. Mas como nunca viste outro, presumo que para ti não fizesse qualquer espécia, uma vez que não tinhas ponto de comparação. Seja como for, o medo era algum, e só ao colo aguentavas estar ali. Mas aprendeste a palavra num instante e não te chateavas de estar ali perto da espuma das ondas por tempos infinitos. O iodo, esse, fazia maravilhas: toda a ranhoca cá para fora!!!


O problema foi mesmo o dormir.


Como a casa não tinha persianas, mas apenas portadas, a partir das 3 da manhã havia sempre alguma claridade. Isso, e a excitação da praia, e está-se mesmo a ver o resultado: durante 3 dias, toda a gente ali em casa tinha de estar acordada até às 5 da manhã, altura em que o cansaço vencia tudo.

Uff!

06 junho 2008

Venham as Férias!

2 comments
=D

Dormir Sozinho - Regras

3 comments
Graças aos vossos sábios conselhos e dicas, e ainda a uma leitura por alguns pediatras do momento e seus ensinamentos, já nos foi possível dar uns passitos em frente, e com isto o Martim já começa a entender-se melhor com a noite e o sono.

Do que muitos de vocês falaram e do que lemos cá em casa, eram comum dois pontos:
- regras
- disciplina

Passámos a juntar todas as dicas que nos pareceram mais úteis e realistas ao nosso caso.
Estamos todos os dias a acalmar o Martim pelas 9h30, 9h45min, e depois deitamo-lo na caminha dele, sem brinquedos nenhuns, apenas o seu ursito de companhia. Vemos um ou dois livros, e após isso, apagamos a luz ténue que ainda restava no quarto.

Nos primeiros dois dias foi duro, porque o nosso herói logo se levantava e queria brincar mais, mas com insistência e determinação e muitos mimos ele hoje começa a perceber que assim que a luz fecha, é mesmo para deitar. Ao fim de 4 dias, creio que é uma conquista enorme!

Ainda um de nós fica no quarto, com ele. Mas ontem praticamente a presença já não precisou ser física. Já não precisámos dar-lhe a mão ou fazer festinhas. Bastou estarmos ali, e ao fim de uns minutos o nosso pimpolho já ressonava.

Acreditamos que vão haver contratempos e um dia ou outro a coisa pode correr menos bem, sobretudo com as férias, mas no essencial aprendemos com as ideias e experiências de todos vocês que sim, o principal nesta fase de habituação ao dormir sozinhos não é deles, é mesmo nosso, os pais.

Um pouco de rotina com regras mais ou menos estritas, disciplina e pouco coração de manteiga e com conversa meiga mas firme o Martim está a começar a chegar lá.

Obrigado a todos, portanto!!!
=)

01 junho 2008

Adormecer Sozinho

7 comments
Pois é, filhão,
tem sido muito difícil ter um horário rígido para o teu adormecer.
Isso e chegar a uma estratégia clara para te começares a habituar a adormecer sozinho na tua caminha.

Chegando a casa pelas 18h e jantando nunca antes das 20h, a hora do acalmar tem rondado as 21h e o adormecer pelas 21h30 ou por vezes 22h. Ou seja, há dias em que às 21h30 já dormes profundamente, mas também há dias em que já passa das 22h e estou eu e a mummy a revesarmo-nos de paciência há mais de uma hora para te conseguir adormecer!!!

Ler-te histórias, cantar cantigas de embalar, mostrar-te um livro, deitar-te connosco, ... nada! Por vezes, parece que tudo o que nós fazemos para te adormecer só te desperta gargalhadas.

O esquema natural e que ainda vai resultando é: um pouco de colo e embalo às escuras (mesmo às escuras), e quando já os olhos fecham deitamos-te na cama. Mas isto está no fim. Já pesas bastante, e o tempo é de começares a ganhar autonomia. Contudo, as ainda poucas tentativas de te pôr na cama e ter-te aí a adormecer não têm resultado senão numa imensa caminhada onde fazes tudo, menos acalmar e dormir.


A minha pergunta é:
- E convosco?
- A que horas conseguem adormecer os vossos filhos?
- Que técnicas usam?
 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez