06 junho 2008

Dormir Sozinho - Regras


Graças aos vossos sábios conselhos e dicas, e ainda a uma leitura por alguns pediatras do momento e seus ensinamentos, já nos foi possível dar uns passitos em frente, e com isto o Martim já começa a entender-se melhor com a noite e o sono.

Do que muitos de vocês falaram e do que lemos cá em casa, eram comum dois pontos:
- regras
- disciplina

Passámos a juntar todas as dicas que nos pareceram mais úteis e realistas ao nosso caso.
Estamos todos os dias a acalmar o Martim pelas 9h30, 9h45min, e depois deitamo-lo na caminha dele, sem brinquedos nenhuns, apenas o seu ursito de companhia. Vemos um ou dois livros, e após isso, apagamos a luz ténue que ainda restava no quarto.

Nos primeiros dois dias foi duro, porque o nosso herói logo se levantava e queria brincar mais, mas com insistência e determinação e muitos mimos ele hoje começa a perceber que assim que a luz fecha, é mesmo para deitar. Ao fim de 4 dias, creio que é uma conquista enorme!

Ainda um de nós fica no quarto, com ele. Mas ontem praticamente a presença já não precisou ser física. Já não precisámos dar-lhe a mão ou fazer festinhas. Bastou estarmos ali, e ao fim de uns minutos o nosso pimpolho já ressonava.

Acreditamos que vão haver contratempos e um dia ou outro a coisa pode correr menos bem, sobretudo com as férias, mas no essencial aprendemos com as ideias e experiências de todos vocês que sim, o principal nesta fase de habituação ao dormir sozinhos não é deles, é mesmo nosso, os pais.

Um pouco de rotina com regras mais ou menos estritas, disciplina e pouco coração de manteiga e com conversa meiga mas firme o Martim está a começar a chegar lá.

Obrigado a todos, portanto!!!
=)

3 comments on "Dormir Sozinho - Regras"

Sónia e MI on sexta-feira, junho 06, 2008 10:41:00 da manhã disse...

:)))))
mas que bom!!!
Ao fim de 5 dias em que a criança repete determinada acção está, criada a chamada rotina, por isso, estão a ser bem sucedidos!!!

sophy on sexta-feira, junho 06, 2008 11:06:00 da manhã disse...

Boaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....fico feliz por ter contribuido~.

É isso mesmo, as crianças gostam de rotinas, sentem-se mais seguras, daí os pais aplicarem-nas.
Claro que um dia ou outro vai haver excepções, o meu quando está doente é terrivel mal consegue dormir....mas um dia não são todos.

A minha presença no quarto do miguel áo fim de 2 dias já quase que é inutil, porque ele deita-se e acaba por adormecer em segundos.

Bjokas e obrigado vocês por partilharem as vossas dúvidas que são as dúvidas de todos nós.

mamã da princesa on segunda-feira, junho 09, 2008 10:57:00 da manhã disse...

Que bom. Ainda bem que está a funcionar.
Para nós a hora de deitar não tem sido fácil, pois andam mais uns dentinhos a romper e não dão tréguas.
Minha rica filha...

 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez