01 junho 2008

Adormecer Sozinho


Pois é, filhão,
tem sido muito difícil ter um horário rígido para o teu adormecer.
Isso e chegar a uma estratégia clara para te começares a habituar a adormecer sozinho na tua caminha.

Chegando a casa pelas 18h e jantando nunca antes das 20h, a hora do acalmar tem rondado as 21h e o adormecer pelas 21h30 ou por vezes 22h. Ou seja, há dias em que às 21h30 já dormes profundamente, mas também há dias em que já passa das 22h e estou eu e a mummy a revesarmo-nos de paciência há mais de uma hora para te conseguir adormecer!!!

Ler-te histórias, cantar cantigas de embalar, mostrar-te um livro, deitar-te connosco, ... nada! Por vezes, parece que tudo o que nós fazemos para te adormecer só te desperta gargalhadas.

O esquema natural e que ainda vai resultando é: um pouco de colo e embalo às escuras (mesmo às escuras), e quando já os olhos fecham deitamos-te na cama. Mas isto está no fim. Já pesas bastante, e o tempo é de começares a ganhar autonomia. Contudo, as ainda poucas tentativas de te pôr na cama e ter-te aí a adormecer não têm resultado senão numa imensa caminhada onde fazes tudo, menos acalmar e dormir.


A minha pergunta é:
- E convosco?
- A que horas conseguem adormecer os vossos filhos?
- Que técnicas usam?

7 comments on "Adormecer Sozinho"

sophy on segunda-feira, junho 02, 2008 8:55:00 da manhã disse...

Pois o dormir é um assunto muito dificil de falar.

Cá por casa sempre habituamos o miguel a deitar cedo....21.30 no máximo já está na casa, o importante é criar a rotina desde cedo. E ele não costuma reclamar.

Mas não adormece sozinho....houve a fase (7 meses) que dormia só ao colo....a fase em que eu tinha que me deitar com ele na nossa cama....e a fase em que me deito com ele na cama dele.....tou ali 10 minutos e ele adormece....
Por vezes conto a história antes de dormir e outras que simplesmente o deito....

Acho que é tudo uma questã de impor a rotina desde logo. Para que eles se habituem.

A mudança da cama de grades para uma de solteiro tb ajudou porque ele gosta mais desta cama....

Bjokas

gralha on segunda-feira, junho 02, 2008 9:46:00 da manhã disse...

Sugiro a leitura da Tracy Hogg - usámos o método dela, baseado em rotinas, desde que o Gustavo veio da maternidade e, desde então, adormece sozinho. É mesmo assim tão simples: chega o momento de dormir, apagamos a luz, deitamo-lo na cama dele e ele adormece.

(é claro que quando tinha cólicas ou quando está doente a coisa não é assim tão simples)

Unknown on segunda-feira, junho 02, 2008 9:50:00 da manhã disse...

Obrigado desde já pelas dicas.
Vejo que de facto rotinas firmes são o primeiro passo.
Terá de começar por aí mesmo.
R.

Ana on segunda-feira, junho 02, 2008 11:24:00 da manhã disse...

Por aqui tb temos rotina..o mais tardar 9:30h vai para a cama...leio a história e deito-me com ela na caminha dela (ajudou mt a passagem da cama de grades para a cama grande). Normalmente 10 minutos depois já dorme....mas tem dias que anda ás voltas pela cama mais de 30 minutos.

Os primeiros tempos custa mas depois de entrarem em rotina a coisa vai...

Boa sorte.
Bjs

mamã da princesa on segunda-feira, junho 02, 2008 11:41:00 da manhã disse...

Olá.
Sou mamã de uma menina da idade do vosso (28 de Março 07) e gosto muito de vos ler. Ainda não tinha tido a ousadia de vos comentar.
A minha bébé dorme pouquissimo durante o dia (+- 1 hora), de modo que quando chega à noite tá muito cansada, pois não pára 1 segundo.
Ela janta cedo, ás 18.30h-19h. Chegamos a casa ás 19.30h, durante o nosso jantar vai petiscando e ás 20.30h, 21h lava os dentinhos e da-mos-lhe banho. É vestida no quarto dela, eu canto muito baixinho para a acalmar,pois a birra começa (ela bem pede os bonecos e a televisão, mas tá tudo a fazer óó). O creme da cara é posto já com a luz muito fraquinha, entretanto chega o papá com o leitinho e dá-lho. Normalmente quase que adormece a beber o leite e fica bem na caminha dela, por vezes quando não quer dormir e se levanta, nós deixamos ela andar a doidar na cama até que se aborrece e começa a chorar e aí vamos lá (já ás escuras) e aconchega-mo-la e fica. Ás 21.30h-22h já dorme. Dorme a noite todinha (salvo raras excepções).
Penso que a rotina é muito importante para eles, pois facilita-nos a vida, pelo menos cá por casa tentamos sempre fazer do mesmo modo e tem dado resultado. Também somos criticados, pelos mais próximos, mas nós achamos que estamos a fazer o melhor para ela.
Desculpem o comentario ser enorme.
Se quiserem trocar ideias o mail é princesadomeureino@sapo.pt.
Desculpem o abuso.
mamã Sandrahwfta

Luísa on segunda-feira, junho 02, 2008 11:55:00 da tarde disse...

O meu Msrtim tem mais um aninho que o seu Martim e começamos a criar a rotina de o deitar entre as 21h-21h30 desde os 6-7 meses. Com os diferentes picos de evolução houve alturas em que foi mais fácil que outras ele adormecer sozinho. Houve várias semanas seguidas em que ele só adormecia ao colo com tudo às escuras. Outras alturas em que ele acordava várias vezes por noite. Algumas vezes deixamos que ele viesse para a nossa cama. Mas insistimos sempre que ele adormecesse sozinho na sua caminha. E posso dizer que o Martim, regra geral, adormece sozinho e dorme toda a noite. A rotina normalmente é: banho, vestir, jantar, lavar dentes, história e caminha. Nas noites em que está mais cansado não há história, noutras há um pouco de colinho. Claro que há noites em que a rotina não se cumpre, quando eu e o pai vamos sair e o deixamos com a avó.
Mas o importante é a rotina!

Desculpe o testamento

Beijinhos

sophy on quarta-feira, junho 04, 2008 4:55:00 da tarde disse...

Ainda ontem lembrei-me de vocês por causa da nossa última aquisição....deitar o miguel na caminha dele e dizer: a mãe vai arrumar a cozinha....saio, fico à porta escondida e voilá....adormece sozinho.

Mas com o tempo eles chegam lá é preciso é paciência

Bjokas

 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez