13 julho 2008

O Pior Pesadelo de um Pai


Pois é filhão,
os domingos têm destas coisas.
Passamos todo o final de sexta-feira e mais ainda o sábado e domingo inteirinhos contigo, e agora que as doze badaladas de domingo se aproximam, é com um aperto no coração que os minutos passam.

Sabem cada vez menos bem as horas longe de ti. Talvez porque cada vez mais te entregues às maiores brincadeiras e as conquistas sejam diárias, fascinantes e mais que muitas. Mas aquela frase de elevador em que todos nós suspiramos pelo euro-milhões faz, de facto, todo o sentido, verdadeiramente, sinceramente, totalmente.

E no entretanto, outro aperto na garganta.
Olho para ti a brincares na tua cadeirinha das refeições, enquanto eu e a mummy acabamos de jantar. E vem-me ao pensamento o pior pesadelo para qualquer pai: não conseguir dar o melhor para os seus filhos.

É claro que a noção "do que é o melhor" é muito relativa e varia de pais para pais, mas eu vejo o melhor como simplesmente o natural: não passar necessidades básicas, ter conforto, segurança, carinho, educação, diversão e, acima de tudo, a nossa presença.

São valores básicos, fundamentais, e contudo alguns deles cada vez mais difíceis de conseguir.

A educação, onde um colégio privado pode ser bom ou péssimo, e onde uma escola pública pode ser excelente ou péssima, é o melhor exemplo. Tudo depende. Não há certezas absolutas. Mas qualquer pai gosta de poder decidir sem entraves perante uma situação difícil, não estando obrigado à subjugação de uma situação inevitável.

Poder decidir.
Ter latitude para.
Autonomia.
No fundo, é isso que todos os pais de hoje procuram.
Numa palavra: Segurança.

Sabermos que não estamos cada vez mais limitados mas sim que podemos e temos amplitude para decidir, optar, escolher. E ter esta liberdade é, de longe, um grande contributo para se viverem os dias mais desafogadamente.

0 comments on "O Pior Pesadelo de um Pai"

 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez