02 março 2008

JOÏE DE VIVRE


Tu és assim, filho.
E pelos vistos, pelo menos em termos de rapazes, não és o único, pelo que por aí leio e oiço.

Desde que abres os olhos de manhã, o dia é para ti uma enorme aventura. É rara a manhã, nem que às 7h40, que soltes um ai de choro. Pelo contrário, comoves-nos com o teu imediato e espontâneo sorriso, assim que nos vês as cabecitas a espreitar a cama. Os nossos pars de olhos arregalados nunca são para ti notícia de final do sono ou início de uma manhã chata, mas antes a sirene que te faz imediatamente agitar as pernocas e esticar os braços para te pegarmos num ápice.

Erguer a persiana e fazer o sol raiar de rompante não é um pesadelo, mas antes um desejo a que fazes seguir de imediato o corpo a chegar-se ao vidro para ir ver na rua a azáfama de carros e autocarros - a melhor coisa que te podem dar para fazer logo a seguir ao acordar.

E depois, por aí fora, é sempre a somar.

Vais sorvendo o mundo a mil à hora e nunca consegues estar mais do que alguns segundos a fazer a mesma coisa, como se alguém te tivesse avisado que há muita coisa boa neste mundo e que terás de te apressar se quiseres experimentar nem que uma centésima parte dele.

Exemplo disso é o final do dia, onde sentindo o sono chegar, logo irrompes numa súbita genica furiosa e tresloucadamente divertida, correndo de um lado para o outro, como se estivesses arrependido de não ter aproveitado mais do dia e quisesses agora completar a tarefa.

O próprio sono chega, por vezes, a ser teu inimigo, e só por compaixão ou derrota total lhe cedes. Só mesmo de rastos. Só mesmo quando tem de ser.

A vida é, para ti, assim mesmo, para ser vivida em pleno. A mil. E essa tua joïe de vivre tem-me ensinado a desvalorizar os problemas e as maleitas e a pensar que elas são, muitas vezes, sinal de que não estivemos parados. Porque só se arranha quem se mete ao caminho a correr. Só cai quem saiu do cadeirão. Só se constipa quem esteve a aproveitar o mar. Só se aleija quem se dignou a deixar de lado os receios e se tentou a provar um pouco da liberdade desse acto maior chamado, tão simplesmente, Brincar.

6 comments on "JOÏE DE VIVRE"

Mary on quinta-feira, março 06, 2008 5:25:00 da manhã disse...

Este post é o post da Semana no Baby Boom !! :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Parabéns por este texto maravilhoso!
Fiquei a conhecer este cantinho precisamente graças ao Baby Boom e gostei muito.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

kel on quinta-feira, março 06, 2008 10:14:00 da manhã disse...

Fui visitar o Baby boom como faço todos os dias e deparei-me com este post fantástico! Lindo!
Beijinhos

Unknown on quinta-feira, março 06, 2008 10:41:00 da manhã disse...

Obrigado a todas as mamãs e papás pelas simpáticas mensagens!

Nany on quinta-feira, março 06, 2008 11:36:00 da manhã disse...

Chegeu aqui através do Baby Boom, mas isto é mais que joïe de vivre é amor em estado puro.
Bjs

Andreia on quinta-feira, março 13, 2008 11:59:00 da manhã disse...

Adorei este post, lindo:)
Parabéns
Beijinhos
Andreia

 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez