06 julho 2009
Caroçito
de há uma semana para cá sentimos um pequenino caroçito junto ao teu mamilo direito; parecia não estar a aumentar, mas hoje achamos que está liegeiramente maior.
Já nos disseram que normalmente são pequenas gordurinhas e que passa. Mas ainda assim, não creio que iremos deixar a consulta médica de lado.
A ver vamos...
Muitas novidades
os tempos têm sido de muito trabalho e novidades e não sobeja para tudo.
Tem ficado por actualizar este nosso cantinho, mas passo a passo a ver se reponho aqui os vossos passos nesta fantástica Vida que têm agarrado tão bem, para nossa felicidade de pais.
20 junho 2009
Pimpolhaaaaaaaaaaaaaa
=D
Inacreditável!
Talvez tenha sido o ar das férias no Algarve, não sei. O que é um facto é que desde há um par de dias que já te tentas erguer e, com uma ajudinha, lá o consegues. E depois é ficar a ver-te, na espreguiçadeira, toda entretida a mexer no pianinho e a ver tudo em redor com imensa curiosidade.
É tão bom reviver estas coisas!...
11 junho 2009
Férias, praia e... areia
A praia suscita reacções muito diferentes nos nossos filhos - vide: vocês!
Se a dona Maria adorou estar nem que fosse dentro da tenda e apesar de todo o calor, já o senhor Martim... Ui! Nem pé na areia! Até isso já esqueceu como é bom. Nada. Só meia calçada durante uma boa hora e se possível com sandália ainda! Credo...
Valeu depois a distracção de comer uvas para tirar meias sem dar por isso.
Contudo, fica para a história da praia da falésia o relanbório de choro que foi aproxinar-se o senhor Martim a 20 metros da água - 20 metros!!!
R. via nokia5800
04 junho 2009
O Que Querem Para Ti
Labels: avós, família, filhos, histórias, pai, pensamentos, saudades
o mundo é meio lixado.
É mesmo.
Este é dos melhores conselhos que vos posso dar para vocês lerem daqui a algum tempo.
Quer dizer... o mundo é fixe.
As pessoas é que as há cada vez mais lixadas.
Mas como dizem os franceses, c'est la vie. Há que aprender a viver com isso.
Por outro lado, aprender a viver com isso nem é o problema.
O problema é mesmo conseguir perceber a tempo e horas o tipo de pessoas que está à nossa frente para evitarmos cair na esparrela de estarmos a emprestar o nosso melhor casaco a quem só o quer para nos vasculhar os bolsos (esqueçam esta parte meio complicada; daqui a uns anos percebem estes trocadilhos).
A verdade é que me dou conta hoje de algumas conversas que tinha com o vosso bisavô. Já morreu. Mas as conversas que ele por vezes (raras) lá se atrevia a ter, estão gravadas.
Numa delas, a coisa desembocou mais ou menos nisto:
- "Mais importante do que perceber o que querem de ti, é perceberes o que querem para ti. A resposta a essa pergunta dir-te-á que pessoa é essa, se quer o teu bem, ou se apenas te quer para o bem dela."
Ainda hoje me recordo disto - "O que ele quererá para mim?"
Lembrem-se do que dizia o vosso bisavô.
Ele podia ter uma forma esquisita de comer, nunca misturando arroz com carne ou peixe e comendo sempre tudo separadamente. Era um homem simples. Mas nisto de bons conselhos, sabia o que dizia.
03 junho 2009
A primeira história
depois dos livros ao deitar (sempre 3 ou 4, não há hipótese), eis que andavas a ameaçar desde há 3 dias e desta foi mesmo de vez.
Sempre a lembrar a personagem principal, e nisto depois de uma pequena birra ficaste ao meu colo. Eis senão quando começas a sussurrar, em nova noite:
- lobo mau...
- gostas do lobo mau, filho?
- shim.
- gostas da história do lobo mau?
- (mexes a cabeça a dizer que sim)
- lá na escola a susana conta-te a história do lobo mau?
- a paula.
- ah, é a paula que faz de lobo mau?
- shim.
- e queres que o pai te conte a história do lobo mau?
- onde está o lobo mau?
- o pai conta-te a história, então.
- o lobo mau?
- está na floresta. vai para casa fazer ó-ó- Mas antes...
...e nisto lá começámos a nossa aventura pela história do lobo mau e do capuchinho vermelho com imensos detalhes adulterados face à péssima memória do pai.
27 maio 2009
Cusco
pareces estar a desenvolver uma arte extremamente difícil, mas de forma muito mais habilidosa que o pai. Mas muito mais!!!
Ainda nem 2 anos e meio tens, e já consegues estar com um olho no burro e um ouvido no cigano. É que por mais distraído que estejas, nunca deixas de ouvir o que a mummy ou o pappy estão a falar! E é impressionante! Apanhas tudo!!! Mesmo quando sussurramos ou falamos em meias palavras, consegues identificar o contexto e daí exclamas imediatamente as palavras-chave do tema em conversa.
=0
Um fenómeno...
Já começámos, por isso, a ter muito tento na língua na tua presença.
Isto começa cedo, começa...
E as coisas cá vão andando
As tosses pela manhã, essas, continuam. Tanto no pirata mais velho como na princesa.
Vamos a ver se finalmente o tempo seco melhora por aqui em casa os bons ares...
Esta semana foi de médico, com direito a 'pica' e tudo, mas nem por isso a nossa pequenina se deixou ir abaixo mais do que umas horas. Segue já com 5.860kg e 60 centímetros. Bem haja o leite da mummy!
O problema mesmo parece ser o tempo.
É que o tempo não pára, e daqui a um mês a mummy já volta ao trabalho...
=S
18 maio 2009
Cocó no chão
Era uma questão de tempo...
Na escola já te têm acostumado com o uso do pote. Todos os dias, a todos os miúdos, uma vez de manhã e outra à tarde, lá vão vocês sentar-se para se habituarem.
Até aqui, tudo bem.
Mas há que reconhecer: não deve ser nada fácil.
Sobretudo em casa.
Com pai, mãe e avó a olharem-te ali, sem calças nem fralda, perna e tudo o mais à mostra.
É uma invasão de privacidade total.
Como tal, como podemos nós querer que já faças cocó e chichi no pote se nós ali estamos, a olhar-te, pressionando, expectantes?
Posto isto, nada feito - literalmente.
E vai daí, desistindo, começamos a preparar o banho.
Só que tanta espera sentado no pote não foi em vão. E alguma coisa deverá ter de facto chegado à porta.
É que, em meio minuto e enquanto a banheira se enchia, lá te distraíste e num ápice veio chichi e cocó pelas pernas abaixo e até ao chão da casa-de-banho toda, para espanto da tua mãe que só conseguia exclamar "Oh Meu Deus! Oh Minha Nossa senhooora!!..."
Está visto que uma pessoa, para fazer as suas necessidades, seja no pote ou na sanita, tem de estar em paz, com o seu jornal, em total e absoluto recolhimento.
Quem consegue fazer tendo os outros a olhar?!?
PS:
nesse dia, à noite, a dada altura começaste:
- a nossa senhora...
- quem é a nossa senhora, Martim?
- a nossa senhora...
- quem é?
- a mãe.
- a mãe?
- a mãe. nossa senhora!
- porquê?
- nossa senhora. a mãe. cocó.
- ah!...
16 maio 2009
Eleições Europeias 2009
- mamã!!!!! Mamã!!!!!!
- Que foi? Que foi filho?
- Olha a bibó Clara!!!!!
...era o cartaz da Manuela Ferreira Leite.
11 maio 2009
Ui, Ui 'ca bom!!!
Já cá está, a ser usado e a ajudar mummy e pappy para facilitar os banhos e mudas de roupa, sem ter de andar a correr pela casa fria com os piratas embrulhados nas toalhas e a fugir do frio dos corredores.


09 maio 2009
O Primeiro banho, a primeira dobradinha de riso
ausenta-se o pai uns quantro dias e é logo uma mão cheia de novidades!
A tua avó e a mummy, dado estares a crescer a olhos vistos, logo te passaram a dar banho na banheira grande, e a tua reacção foi simplesmente estupenda!!!
De tal forma que até chegaste a dobrar o riso, ainda mal 3 meses feitos.
Estás, cá para mim, com as feições a parecerem-se agora mais com as minhas. O que não deixa de ser curioso. Porque nas fotos, ainda te pareces muito com o mano pirata, que mantém os traços da mummy.
A ver vamos com os próximos 9 meses.
Desculpa, filho!
É incrível o quanto mal nos sentimos.
Apesar de coisas como esta fazerem parte também da vida e de não podermos salvar-vos de tudo, não deixa de ser cruel para um pai quando está lá e mesmo assim não consegue evitar o pior.
07 maio 2009
Um pai faz muita falta, ai faz, faz!
a mati tem-se portado muito bem enquanto o pai está fors,mas pelos vistos és mesmo pirata, porque desde que o pai não está que a mummy só se queixa de que não queres comer, não queres dormir, nada. Andas o dia todo com as pilhas sem descarregar.
Nem sequer idas consecutivas ao parque + banho + andar de mota em casa (a sério que o vizinho de baixo deve mesmo ser surdo...) te têm conseguido deixar meigo e obediente.
Quem duvida agora do pilar essencial que é um pai? Ninguém mais consegue cansar os filhos senão nós!!
04 maio 2009
Um dos melhores presentes para os maridos
A primeira vez
o pai está pela primeia vez de viagem e não te poderá ver nem à noite, nem abraçar-te e ter-te ao colo e nem sequer fazer-te as festinhas na cabeça como ontem tanto gostaste até adormecer.
Ainda nem sei bem o que sinto, para além da mais que óbvia saudade. A primeira vez, com o mano, foi de facto terrível. O tempo vai-nos dando calo, mas é sempre impossível ocultar esta agonia de sentir-mos que estamos longe, de que nada podemos caso surja alguma coisa.
Felizmente, a mummy é uma heroína valente que tudo pode. É o maior suporte. O pilar. A trave que nunca cede. E que quando parece ceder, só pede um mimo do pai, um beijo, uma meiguice de ti, do mano, uma festinha, uma palavra amiga. E pronto. Já está tudo bem de novo.
Pronto... Agora que falo nisto, estou cheio de saudades da mummy também!
Ai...
01 maio 2009
É oficial
pelos vistos já nem negas. E se tu és tímido!!!
Como tal, se não o negas, creio que o posso também divulgar por aqui neste cantinho nosso: já tens a tua primeira namorada!
Pois é, ainda mal 2 anos feitos e já deste os teus primeiros beijinhos na boca à Nônô. E não foi nem uma nem duas vezes. E quando te perguntamos pela namorada, a resposta é sempre igual: Nônô.
A escolha recaiu na rapariga loira, muito ao contrário do que te avisei filho: "never go for the blond", essa magnífica regre de Economia. O que só prova que vocês, filhos, fazem sempre o contrário do que vos dizem os pais...
Isto daqui a uns anos vai ser bonito, vai...
29 abril 2009
so far, so good
ao que parece, os teus cocós mal-cheirosos são mesmo e apenas mal-cheirosos.
Pelo menos a julgar pelo resultado das análises, só um ou outro valor sai fora dos valores de referência, mas sem ser nenhum dado de alarme. Veremos agora o que diz o shotôre.
Até lá,
BORGA!
Que é como quem diz, visita a casa dos avós e correria pelo quintal, entre batatas, tomates, kiwis e mais umas quantas plantas e legumes. Tudo isto, claro, com muita... terra!
=P
ai skip, skip...
27 abril 2009
Adopção
Também cá por casa achamos a adopção um dos actos maiores de amor. Com tantas crianças tristemente trazidas a esta Vida no meio de problemas, é de facto uma dádiva algumas famílias poderem acolhê-las e entregar-lhes todo o divino amor que têm para dar e partilhar.
Muito se fala e se diz sobre o processo de adopção em Portugal, de onde verdadeiramente o primeiro impacto é a morosidadede, essa que assombra desde bem cedo quem quer adoptar, como se ainda reflectindo no assunto já atirassem espinhos de longe para afastar a ideia.
Enfim.
Confesso que li muito superficialmente sobre o tema, mas não consigo deixar de ficar atónito com os anos que tantas crianças têm de esperar para serem acolhidas numa família quando, do outro lado, imensos casais desesperam ao ver o tempo passar.
Alguma coisa aqui, a meu ver, não bate certo...
26 abril 2009
A Beleza
Toda a gente que vê fotos da Mati exalta a beleza da nossa filhota.
Claro que só lá vão 3 meses e as fisionomias mudam tremendamente com o tempo. Mas caramba, até eu sei reconhecer que olhos como os dela, e mais ainda aquele olhar sereno e altivo, é deveras miraculoso.
Começo a recear, já bem de antemão, pela adolescência dos petizes... Ou melhor, pela minha sanidade por essa altura.
(s-u-s-p-i-r-o)