29 março 2009

2 Anos

1 comments
Faz agora dois anos que o dia, uma quinta-feira, estava a terminar.
Esperaste que o pai e a mummy terminassem de celebrar o seu dia de namoro e pouco depois da meia-noite iniciaste a tua viagem de entrada neste mundo.

2 anos!
Já vais fazer 2 anos.

Há 2 anos pensava que muita coisa iria mudar, desde o meu trabalho ao trabalho da mummy, e contudo, como a vida nos pregou partidas.

Há 2 anos não imaginava sequer que em menos de 2 anos seríamos 4!

E contudo, cada vez mais que te olho e seguro ao colo e agarro com força entre braços e vejo a tua irmã, só penso:
- o mundo podia ser tão diferente!
Temos feito tanta coisa mal.
Isto podia ser tanto melhor.
Como é possível que nós, adultos, estejamos a fraquejar tanto, e a deixar a vida do bem comum entregue tão displicentemente?!

Poderíamos ter ganho tanto em tempo uns com os outros. No esclarecimento do nosso papel, da nossa missão como seres humanos, como espécie, como grupo, como um todo. Deixámos para trás momentos bem negros. Mas verdadeiramente ninguém deixou ainda de temer um regresso, tais são os fantasmas ainda presentes.

Vamos vivendo.
As regras que regem coisas tão simples como mérito ou recompensa são tantas vezes defraudadas.
E nós, pais, dizemo-vos a vocês, filhos, não como o mundo funciona, mas como idealmente deveria funcionar. Depois vocês chegam uns anos mais tarde e descobrem que as coisas não são bem assim, que afinal há umas nuances diferentes. E mais uns anos depois a confusão é total, porque umas vezes é, outras não é, e ninguém sabe para onde isto vai...

Gostava de te poder oferecer, amanhã, no teu aniversário, um presente enorme com imensas e boas certezas quanto ao futuro de nós como país, como sociedade, como seres humanos. Infelizmente, até há 2 anos atrás eu pensava poder contar com tantas certezas, e eram apenas meia dúzia de coisas e pessoas, e no entanto tanto parece ter falhado.
Mas outras nem tanto.
Outras permanecem sérias, boas, fortes, vivazes, inspiradoras.

E é precisamente aí nessas excepções que tem que residir a nossa força e a nossa esperança.
Nesses vislumbres de luz, por onde metemos a mão e sentimos o calor amornar-nos a pele sem queimar, porque do lado de lá não está qualquer miragem nem luz plástica, mas uma outra mão.

Tens sempre as nossas, filho.
Terás sempre as nossas.
As nossas mãos, quentes, estão sempre aqui para ti.
Para dançarmos, ampararmo-nos, levantarmo-nos, mimarmo-nos.
Sempre aqui.

26 março 2009

Corte de Cabelo

0 comments
Desta vez, decidimos que não dava mesmo. O corte tinha de ser feito por profissionais, que já chegava dos típicos esquartejamentos feitos pelo pai e mãe.

Posto isto, a mummy colocou o nosso petiz sobre o colo e, mais ou menos receoso, o grande pilantra cá de casa lã foi deixando que lhe cortassem o cabelo. Meio assustado, à medida qua ia vendo caírem as madeixas, mas resignado e curioso por ver no que aquilo ia dar.

Mas o melhor nem veio a seguir, em casa, vaidosérrimo a mostrar a cabeça à tropa ao pai e à Vó.

O melhor veio mesmo no dia seguinte de manhã.

Entrando na escola, diz a mummy:
- Martim, vamos mostrar o cabelo novo às professoras, vamos?
E o nosso pilantrinha, entrando na sala, exclama:
- Não! à nônô!
E nisto toca de correr a ir ter com a amiga loirinha e a exibir-se pomposamente para ela.

24 março 2009

2, 2, 2

0 comments
Pois é, princesa,
2 mesinhos.

O tempo voa e com dois filhos em casa, eu e a mummy já comentámos como a ampulheta parece dixar escaapr a areia ainda mais depressa. É assustador.

A mummy já só tem mais 3 meses contigo em casa, e parece que é já amanhã...

Daqui a duas semanas faremos a festinha de aniversário do mano, 2 anos! Xi.... Parece inacreditável.

2 anos!

18 março 2009

Como seres o mais pequeno não significa nada

0 comments
Pois é, filhão,
há fenómenos muito engraçados e surpresas muito curiosas na vida.
Quem diria!?

Na tua turma és provavelmente o rapaz mais franzino. E apenas suplantado por uma rapariga que é igualmente de fisionomia pequena. Vai daí, este e aquele miúdo volta e meia atiram-te uma ofensa física, ao que tu não gostas e te retrais e foges, assustado.

Contudo, desde há duas semanas para cá, um estranho acontecimento tem-te feito subir na consideração dos demais, ao ponto de os mesmos te recearem e estarem, até já, intimidados por ti.

Passo a resumir:
como actualmente vocês estão na fase das birras e teimosias, fazem o que vos dá na real gana, e por vezes batem uns aos outros ou mordem-se ou atiram coisa pior. Claro está que consequentemente segue-se o castigo, que passa numa grande parte das vezes por ficarem sozinhos, sentados à mesa sem nada para fazer durante uns minutos.

Só a própria palavra castigo, para alguns, é razão suficiente para choro de baba e ranho. Mas não tu. Lá na escola, como em casa, encaras o castigo de forma neutral. Sentas-te. E aguardas. Sem pressas. Sem stress. Impávido. Sereno até. E quando te dizem "terminou o castigo" regressas à normalidade da brincadeira como se nada fosse.

Mas a verdade é que tamanha sobranceria perante tal castigo tem feito os restantes meninos olharem-te com outros olhos. E a mim tem dado muito que pensar. Ou terei criado um criminoso sem receio da lei, ou há aqui uma lição bem mais zen sobre a qual devo reflectir...

Voltaram as birras...

0 comments
...o que deve querer dizer que ou estás melhor, princesa, ou estás melhor.
=)

17 março 2009

irmãos gémeos

0 comments



=D

08 março 2009

Chocolate

2 comments
É oficial,

depois de semanas sem te conseguirmos convencer a provar o fruto proibido, eis que uma desconhecida resolve partilhar contigo uma pepita de chocolate, ao que tu aderes e não largas.

Este fim-de-semana ele foi Nestum de chocolate, ele foi bolo de chocolate com iogurte e até umas bolachitas aqui e acolá.

Será que é desta que sais do percentil zero?

Piscina

1 comments
Ena, filhão!
Este fim-de-semana, a convite do padrinho, lá fomos acompanhar a prima à piscina.

fizeste um berreiro desmesurado. Claro, logo tu, que seja para experimentar o que for, sempre refilas e choras.

Tirar a fralda em público tornou-se o primeiro e pior tormento. Mas depois lá nos conseguimos pirar dali para fora. Nem estranhaste a touca. Simplesmente não achaste piada foi a estares sem meia e sem roupa no corpo.

Na berma junto à piscina, toda a agitação deixaram-te meio atarantado e sem reagir, mas claro que quando percebeste que o objectivo era mesmo entrar, bem....

Felizmente que a curiosidade te ultrapassa os medos. Bem agarrado a ti, fui-te mostrando o que havia em volta, e de pés fincados nas minhas pernas, dentro de água, dali a minutos o que não querias mesmo era sair. Pior foi depois o banho de chuveiro, mas tão distraído estiveste a ver todos os meninos e meninas a secar os cabelos e a vestirem-se, que logo ultrapassaste tudo

E depois disso, a brincadeira na sala do padrinho, até às tantas, como sempre gostas.

Em suma, um dia em grande!
=D

Sempre a mesma coisa...

1 comments
Talvez seja porque sais a mim, filhota, ou a mim e ao teu irmão.
Uma leve constipação poderia não ser nada, mas para nós o pior vem mesmo depois, quando os espirros passam mas permanece aquele congestionamento nasal aflitivo, sobretudo para vocês, tão pequeninos, sobretudo tu, filha, tão ainda sem perceber como tal te apareceu e porque te custa tanto respirar pela manhã.

Por vezes dá vontade de te lançar uma linha e repuxar toda essa lixeira presa no nariz; deixar-te aliviada, sem tosse, para que possas respirar de novo livre e suavemente e dormir descansada.

Bolas... que frustração.

03 março 2009

...e pimba!!!!!!!!

2 comments
Ora pois claro,
lá tinham de começar as avarias, não é, senhor Martim!?

Este fim-de-semana, depois de uma manhã tranquila, eis que o pappy se debruça para fazer o almoço. E claro, agora a mummy distrai-se mais com a mana e tu ficas uns milésimos de segundo mais à vontade para... fazer asneiras!

Mão esticada de rompante à porta do forno aberta, enquanto o pai tirava a fritadeira; e nisto tu aproveitas logo para agarrar também a terrina com óleo...

Conclusões:

1.
para 2 anitos, já tens força suficiente para segurar uma terrina de óleo de fritura

2.
apesar de já conseguires segurar, ainda te falta dominar o equilíbrio quando pegas nalguma coisa com uma só mão

3.
tirar 1 litro de óleo do chão não é pêra doce

1,2,3,4,5,6,7,8,9,10!!!

1 comments
Eia, filhão!
e não é que já contas até 10!?
Bolas!
Verdade seja dita, eu cá acho que é só imitação, ainda não percebes bem que cantilena é essa que memorizaste, mas não deixa de ser curioso ouvir-te a dizer os números seguidinhos e muito compenetradamente.
=)

A mana, essa, vai crescendo e a comer muito, ao contrário de ti, que nunca tens fome, mesmo depois de sair de uma virose. Claro, crescer e engordar - nada!

O olhito da mana lá vai ganhando e perdendo aquela remelita, uns dias melhor, outros pior, mas a pomada sempre alivia.

E nisto, entrámos em Março.
Caminhas para 2 anos.
Estás a arrancar com as malandrices e a começar a torrar a paciência dos pais, o que é um misto de desafio, dor de cabeça e absoluta maravilha.
Espero é que a mana daqui a 2 anitos seja mais branda... =S

24 fevereiro 2009

Primeiras Sapatilhas

1 comments




Já não és mais bebé. Já és oficialmente um rapaz!
=P

Os Sonos

1 comments
Pois é, princesa,

hoje até foi um dia atípico.
Tens sido muito, muito diferente do mano. Na comida e nos sonos. Melhor no primeiro caso, mas pior no segundo.

Contudo, hoje até passaste um dia extremamente tranquilo. A dormir e sem grandes birras. Vamos a ver a noite, sempre intercalada de 2h30 em 2h30 para o habitual e calmo snack.

Estás, hoje, com um mês! =)
E já viras muito bem a cabeça. Estás muito atenta a tudo. Fixas bem o olhar no que te chama a atenção. Demoras-te quando reconheces as vozes. Gostas de por vezes estar mais direita. E sobretudo de manhã não dispensas a conversa com a avó, que te fala em gracinhas e sorrisos.

Tem sido um mês bem mais cansativo que no caso do mano, sobretudo no que toca aos sonos. Mas tem sido um mês muito preenchido, bem preenchido.

Adoras água. Refilas quando achas que tens razão, e não há como acalmar-te senão dando-te o que pedes.

Em suma, como toda a gente diz: apregoa-se que daí virá uma personalidade bem vincada.

20 fevereiro 2009

Febres e Viroses

1 comments
Já cá faltavam...

Ainda só vais com 22 meses e apenas 10 quilos.
Mas claro, como se não bastasse, lá tinha de vir a virose da época para deixarmos o fato de carnaval comprado na gaveta e, pior, ficares 2 dias sem comeres grande coisa mais que uns nicos de sopa e fruta. E água, muita água.

A mana lá se tem conseguido safar. Será que escapa?

Eu, a mummy e a avó é que não temos escapado a umas quantas horas de sono em branco. Mas tem que ser. Precisas de nós. E a aventura da paternidade é isto mesmo, como no casamento, no amor e na tristeza, na saúde e na doença, ... Mas claro que os teus sorrisos de hoje e os clamores a pedir enésimas vezes para ver o NEMO já nos deixaram mais contentes.

Esperemos que as visitas de amanhã te deixem ainda mais animado.
E quem sabe, não vem lá mais um popó ou uma motita vermelha, como tanto pedes.
;)

16 fevereiro 2009

adormecer é um tormento...

0 comments
Pois é, princesa,
não sei porquê, mas tens mesmo sérios problemas para adormecer.
tu gostas de dormir. o problema é que, de dia ou de noite, abres os olhos e mesmo cheia de sono, a cair de sono, não adormeces.
queres colo.
mas nem ao colo.
queres chupeta, e nisto adormces, deitas a chupeta fora, e logo acordas mas já não queres mais chupeta...
nem ao peito, nem nada.
adormecer-te é mesmo, mesmo, mesmo um tormento.
e pior, ainda não há padrões que ajudem.

poderíamos já ter percebido que era ao escuro, ao colo, com embalo, ao silêncio... nada. todas as situações ora já resultaram, como já não resultaram.
não há um padrão que se repita.

o único é mesmo o de que custa imenso para adormeceres...

ai...

11 fevereiro 2009

"Foi a mana"

2 comments
Pois é, filhão,
ou andas a aprender com algum espertalhão na creche, ou já andas muito saidinho da casca.

Ontem, um par de horas depois de chegares da escolinha, o odor pestilento e nauseabundo de uma cocozada começa a tomar conta da sala.
- Martim, tens cocó? Cheira-me mal.
- (silêncio teu)
- Martim, não tens cocó?
- Não!
- Eu acho que tens. Cheira mal. Temos de ir tirar essa cocozada antes que te faça dói-dói.
(e nisto tu páras um micro segundo e num ápice retribuis)
- Mana.

Ah... pois...
Aqui começa a saga...

09 fevereiro 2009

E pronto, lá veio a primeira constipação!

2 comments
Pois é, princesa,
com apenas 15 diazinhos celebrados ontem, já conseguimos confirmar que estás mesmo constipadita.
Os espirros bem pareciam ainda coisa do parto, mas não, infelizmente os barulhinhos de hoje, o facto do muco ser amarelo e de conseguires comer menos de cada vez não enganam...

Bolas!!!!!

06 fevereiro 2009

Fotos da Mia

3 comments



Frases Feitas

1 comments
Pois é filhão,
já falas, e como!

Bem me tinham dito que muitas crianças despertavam a partir dos 2 anos para a fala. E tu, até foi 3 meses antes. E nem o nascimento da mana te arrefeceu a verbe. Cada vez falas mais. Faltam-te ainda muitas sílabas, mas esforças-te imenso e dizes muito bem o nome das coisas.

A letra "o" e a letra "m2 para ti já não são mistério. As cores sabe-las todas com uma pinta fantástica, desde o azul, amarelo, vermelho, roxo, rosa... E os números começam a ser já algo que identificas pela forma, muito embora só o 1 e o 2 tenham real significado.

Tem sido realmente fantástico ver-te crescer tanto vocabulário e aumentar o diálogo cá em casa. =)

01 fevereiro 2009

Carrinho Bengala

1 comments

Depois de muita pesquisa e uma vez que servirá dois filhos e uma duração mais prolongada, optámos pelo carrinho bengala da Maclaren.

O vale que tínhamos também ajudou a suportar a despesa extra do preço (bem) elevado.
Mas no geral, há de facto inúmeros atractivos:
- garantia vitalícia
- hiper-leve
- assento removível e lavável
- capa de chuva incluída
- cesto para 2 kg de tralha (always handy...)
- reclinável em 4 posições (sine qua non)
- banco extensível
- fecha-se apenas com uma mão

Mas houve ainda um outro factor decisivo.
Confesso que nos aplicámos.
Vimos na web vários modelos. Depois andámos atentos aos pais que na rua e centros comerciais andavam com os filhotes nos seus carrinhos bengala. E posto isto reduzimos as opções a uns 6 ou 7 modelos.
E começámos a testar.

El Corte Inglés, Maxi Cosi, Zippy, Chicco, entre outras marcas.

Os do El Corte e da Chicco colocámos de lado pelo tamanho. Robustos mas nada bengala. O da Zippy, hiper-leve, mas não tinha cesto. Mas entretanto já saiu um que tem cesto, só que... o teste definitivo veio depois......

...numa das Zippy explicaram-nos que de facto os Maclaren são uma das marcas que os turistas mais compram. "Porquê?", perguntámos nós. Porque se transportam bem e são muito resistentes, para além de que "deslizam".

Pois é.
O teste definitivo foi mesmo esse!

Em novo fim-de-semana levámos o grande príncipe connosco e durante umas duas horas atravessámos todos os modelos, desde os que estavam na PréNatal, à Zippy, Bebéconfort, etc...

O Maclaren superou tudo e todos.
De facto, desliza!
Ao colocarmos uma criança de 11 kg em cima de um carrinho, passa a contar a estrutura, a configuração, desde a posição dos punhos aos eixos das rodas.

ACREDITEM!
Eu desconhecia que houvesse tantas diferenças.
Alguns carros simplesmente pareciam chumbo. Outros, andam com uma só mão - É impressionante a diferença entre modelos que parecem iguais.

De facto, faz toda a diferença levarem os vossos filhos. Experimentem com eles. Virem o carro com uma só mão. conseguem? Bom sinal. E lembrem-se que irão empurrar os carros durante vários meses. A altura e posição dos punhos nalguns carros é, simplesmente, de uma falta de usabilidade total! Só servem para dar dores de coluna a mães baixinhas (uns) ou a pais altos (outros).

Mas o verdadeiríssimo teste ao Maclaren, esse, virá agora: nos próximos anos!
A ver se escolhemos bem.
 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez