02 janeiro 2009

Sabemos que a contagem decrescente começou quando...

0 comments
...tiramos a caixa do berço dos arrumos e nos pomos a montá-lo
...começamos a encaixotar roupa do mais velho já separada tendo em vista o que a irmã irá poder vestir
...desencaixotamos e arrumamos nas gavetas a roupa do mano para a mana
...olhamos para os dias que faltam e nos passa um "gulp"
...cada vez que ligamos aos pais e em 50% delas ouvimos do lado de lá "então? está tudo bem? onde estão?"
...olhamos para outros bebés que já por aí andam, de 1 mês de vida, e nos pomos a imaginar como será a nossa filhota
...quando a palavra "parto" já nos soa realidade perto demais e nos pomos a pedir que seja uma hora pequenina.

Já lá vão 37 semanas.
A partir de agora, de facto, pode ser em qualquer dia...


29 dezembro 2008

Fotos e Vídeos sem parar

1 comments




Graças ao métier aqui do pai, tive o privilégio de receber um Nokia N96 para explorar a fundo as funcionalidades, sobretudo as de foto e vídeo.

Até agora, só posso dizer maravilhas.
Meus filhos - acautelem-se!!!
Com esta maravilha poucos momentos escapam à captura idolatrada de um pai babado!!!
É que os vídeos resultam impecáveis, e as fotos, depois de algum aprumo no uso, tornam-se melhores que muitas câmaras digitais de segmento médio. E ainda dá para importar lá para dentro filmes da Disney e da pixar e outras coisas mais, que dão sempre jeito quando os petizes resolvem aprimorar a birra a fundo e não querer comer pitada da sopa para gáudio dos transeuntes do centro comercial que passam e assistem ao espectáculo de uma criança, qual Godzilla em fúria, a agitar-se na cadeira por 30 minutos sem engolir pitada!!!

O preço do N96 é, para a maioria das bolsas, ainda algo proibitivo, mas com os saldos ao N95 neste momento, eu aconselharia muito boa gente que pensa em comprar uma câmara fotográfica a pensar duas vezes e pelo mesmo preço ponderar um dos modelos da marca filandesa.

E vem aí 2009 e novidades não faltarão

0 comments
Pois claro, filhotes,
há já algum tempo que este cantinho de conversa e partilha não recebe actualizações. Mas têm sido bons dias e alguns desafios interessantes que nos têm ocupado, cá em casa, no trabalho e nos afazeres do dia a dia e da mana que se prepara para chegar.

Hoje na consulta lá arrancámos com o primeiro CTG, um dos inúmeros sinais de que entrámos na recta derradeira. A eco mostrou uma cabecita de 8 cm. e mais qualquer coisa, já bem encaixada, e uma boquita de sono e ao mesmo tempo com fome (eram 2 da tarde e nicles de almoço, compreende-se).

Para além disso, nos blogs de mummys com o mesmo número de semanas - 36 - já algumas colocaram a feliz notícia de que os seus pimpolhos nasceram, o que faz incidir o espírito de "está quase aí" ainda com mais força.

E vem 2009 daqui a poucos dias e o countdown prossegue.
No nascimento do Martim foi tudo igual:
- eco e ctg num dia 29 e passeio a pé durante a tarde

Esperemos que as coincidências fiquem por aí, até porque não há lua cheia nem houve 'toque'. Afinal, pelo menos até às 38 semanas há tempo de sobra, e Janeiro seria melhor mês para nascer, depois de toda esta folia de ano novo.

Brinquedos de Natal

0 comments
Pois é, filhão,
o Natal foi uma grande algazarra.

Espreitaste a vinda do Pai Natal (pela porta, mas já tinha ido embora, deixando apenas o barrete perdido, como prova) e treinaste a abertura dos presentes com mestria. Foste hiper-paciente no abrir dos presentes e aqui o pai e mummy, saberás daqui a uns anos, esconderam mais 2 ou 3 bem grandes, para ir abrindo quando a mana chegar, porque isto de Natal não pode ser fartura mais do que já é.

Começamos a contar os dias e já está quase a chegar aquele sentimento de que daqui a nada começaremos a contar manhãs e tarde e, depois, hora a hora, o paizão passa a olhar o telemóvel, sendo que cada vez que a palavra "mummy" surja no ecrã o tempo ficará congelado de expectativa.

09 dezembro 2008

E pronto, lá começam as birras...

0 comments
Pois é, filhão,
mal imaginava eu que as tuas primeiras birras seriam devido................a comida.

Inacreditável!!!
O pirralho que neste mundo menos leite bebe (nenhum, nem cheirá-lo) e que para comer um iogurte tem de correr toda a galeria de fotos do telemóvel da mummy, eis que se lança nas birras através do tema comidinha.

Entenda-se: a comidinha que sua excelência gosta.

Ele é pão com manteiga (a lamber só a manteiga, pois claro), ele é pão com doce, ele é biscoitinhos que a avó trouxe, ele é chicha, ele é polvo, ele é arroz. Mas sopa??? Iogurte??? Papa???? Nááááá...

E vai daí: berreiro, meia-hora sentado na cadeira sem brinquedos, muitos não, não, não, não com agitação de pés e da cabeça... Enfim, o show que todos nós já conhecemos de outros miúdos desde que a Terra começou a girar faz algum tempinho atrás?

Receita?
Acenar que sim, ter calma, deixar o tempo passar, ignorar um bocadinho a atenção exacerbada e ao fim de uns minutos e com voz meiga e distraída, introduzir um tema de conversa e a reboque uma colher agora, outra depois, e outra a seguir...

Mas bolas!!! Consome teeeeeeeeeeeeeeeeempooooooooooooooooooo...
Uff...

E tu, filhota?
Quando nasceres em Janeiro?
Virás com as mesmas birras ou será que comes muito melhor?

03 dezembro 2008

Tutto benne!!!

0 comments
Pois é filhotes,

graças ao magnífico trânsito de Lisboa e ao acidente no IC19 de ontem que demorei 'apenas' mais 45 minutos do que o habitual para chegar ao infantário. Consequências:
- cheguei tardíssimo para ir buscar o meu pirata
- já não conseguimos adiar a ecografia, pelo que ficámos eu e o pirata em terra distante
- foi apenas a mummy a ver a filhota na barrigucha
- valeu-nos o IKEA para passar 50 minutos em descobertas mil por entre camas, peluches, cavalos, cadeiras, presentes fictícios e outros objectos.

Felizmente, está tudo bem com a filhota e a barriguinha.
Colo do útero fechado novamente (uf!).
2 kg de gente.
Percentil 25-50
Já desencaixou a cabecita e está agora deitada e com os pés ligeiramente para baixo.

Assim, sim!
=D

02 dezembro 2008

Nova Eco...

0 comments
Novembro foi mesmo mês horribilis!

Ciática, depois uma valente gripe e, ontem, uma gastroenterite para não deixar que Dezembro limpasse e viesse a bonança.

Depois de 15 dias de baixa e no regresso ao trabalho, eis que voltam as preocupações e hoje não sabemos muito bem o que nos espera na ecografia.

A piorar, toda a gente resolveu insistir que a filhota nascerá antes do tempo. 1 mês antes! Mais precisamente, portanto, no dia de Natal. Apre!
Bem que tento não pensar nisso. Janeiro e os 9 meses seriam uma data perfeita, mas as atribulações não páram e começo a sentir a pressão desse pessimismo. é que é ainda muito cedo... demasiado cedo...

Insónias...

0 comments
Pois é, filhão,
ao fim de 3 noites, o pai e a mummy começam a dar em doidos.

Pelas 3 e meia da manhã, acordas e ficas num estado semi-sonolento, nem a dormir, nem acordado, a pedir água de 5 em 5 minutos e incapaz de ferrar no sono. Durante hora e meia, é isto: olho aberto, olho fechado, levanta, pede água e mais água, olho aberto, olho fechado, levanta e...

Insónias? Pesadelos?...

Ai... soninho...

30 novembro 2008

Em tão pouco tempo...

0 comments
...há coisas que mudam tão depressa.
Para além da óbvia música e do videoclip, vejam se descobrem a grande diferença que mudou entre a antiga música do deitar do canal Panda e a actual:

Está na Hora de Deitar - 2007


Boa Noite - 2008


Pois é.
Antes deitávamos os nossos filhos à 8:30h, e agora já passou para as 9h.

Sinais dos tempos de uma vida cada vez mais sem tempo.

26 novembro 2008

Vídeos que o nosso pimpolho gosta:

1 comments

(vejam até ao fim; tem um piadão)



(percebe lindamente e passa o vídeo todo igualmente à procura do Y)



(o xilofone de fundo talvez imprima um ritmo engraçado que o cativa ainda mais)



(apesar de não sermos grandes fãs de André Sardet, o filhão adora esta música)

19 novembro 2008

E a festa das viroses continua

1 comments
...desta vez na mummy, que nunca mais se vê livre da terrível constipação e tosse que por aí grassa.

A congestão já atingiu os ouvidos, e não há forma de sair. Vapores, rhinomer, soro fisiológico, aerosóis, ... absolutamente nada rompe essa fortaleza impenetrável.

É do camandro!
O ouvido esquerdo, de tal modo entupido, já nada escuta, e conduzir começa a ser quase impeditivo.
Estamos agora há 3 horas a aguardar a visita do médico, pela Unimed, mas estou mesmo a ver que vai receitar... nada.
A congestão não tem maneira de sair. E claro, logo aparecem os vómitos e vontade de comer é nenhuma ou perto de nenhuma.

Pelos vistos, há muito mais gente com filhos a ter esta virose estúpia, que corte apetite, dá cabo das noites descansadas e ainda consegue pôr toda a gente com olheiras de meio metro e ar zombie capaz de amedrontar o pior dos vampiros.

ai, ai... viva o Outono.

13 novembro 2008

E pronto, a febre...

1 comments
Pois é, filhão,
a febre chegou.
ainda não sabemos se é alguma virose a caminho com que te debates, ou se são os temíveis dentes a romper. Os médicos bem dizem que nada disso de dentes dá febres e afins sintomas, mas não sabemos nunca o que pensar, quando te queixas e pedes a escovinha dos dentes para esfregar na boca.

O BenURon já lá vai, e a febre esta noite está levemente menor que ontem; mas não consegues adormecer e, claro, a tosse provocada pela expectoração ainda menos ajuda.

O semi estado de delírio comprova-se pelas vezes que chamas pelo ToyToy (leia-se Toy Story, que é para ti a personagem do Woody). Só acalmas mesmo depois de o ver uns minutinhos.

Mas será que esta noite, pelo menos, conseguirás descansar?

10 novembro 2008

Pooh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1 comments
Pois é, filhão,

depois de ontem o paizão ter andado a deambular pela Toys R' Us e pela Disney-Store e pelo Continente, eis que lá encontrou um Winnie the Pooh muito giro na Disney-Store! Tal e qual nós procurávamos!!! E ainda deu para descobrir um gorro amarelo muito quentinho que tu, hoje, deliraste a desembrulhar e a correr pela casa vaidosérrimo para te veres vezes sem conta ao espelho - do hall de entrada, do quarto, da cozinha, ...

Nem quero imaginar como será no dia de Natal!
E já identificas lindamente o que são presentes e já começas a desenvecilhar-te muito bem a rasgar o papel, ainda um pouco contrariado, por estares a fazer lixo, mas... que se lixe, né!!!?
=D

E vem aí mais uma Baixa

0 comments
Pois é, meus filhos,
os tempos que correm são de alguma agitação.
O esforço da mummy parece estar a ter agora as suas consequências, bem como a extrema agitação e genica da nossa Maria, que não pára um segundo na barriga.

A médica notou uma ligeira abertura do cólo do útero, pelo que a partir de amanhã, e depois de enfrentar a insensatez da médica do Centro de Saúde, deverão seguir-se 8 dias de pausa forçada. a isso acresce o limite limitezinho do nível de glicémia. Filhota - não admirava, realmente, que nas ecografias estivesses sempre a abrir a boca! Está docinho, hum!? =D

São portanto tempos de cautela, ainda para mais sabendo que com a mummy também a coisa antecipou um mês. E nisto das tradições, se bem que já não são o que eram, outras vezes batem bem certinho.

Querem lá ver que o Natal ainda traz um presente!?

05 novembro 2008

Mummy feeling better

0 comments
Much better.
As maravilhas de uma botija de água quente nova, descanso, muito descanso, esforços evitados com a coluna, e mais descanso, e novamente mais descanso.

=)

04 novembro 2008

Doutor, Preciso de Ajuda!

1 comments
É que já é a terceira vez que, ao chegar ao infantário, resolvo evitar a choradeira do meu filho indo com ele para a piscina de bolas e, aí, tento ao mesmo tempo vestir-lhe a bata, resultando isto em que acabo por lha vestir de trás para frente.

Resultado:
é já também pela terceira vez que levo com aquele sorriso pouco abonatório e voz de suspiro das monitoras - "deixe lá, pai, a gente muda..." - como quem me cesnura e pensa para si "este lá em casa deve mesmo ser um pobre azelha... tss...tss..."

Bolas!

Grrumpff!

03 novembro 2008

ciática!!!

1 comments
Pois é, meus filhos,

a mummy não andou nada, nada bem!
Com 30 semanas, o nervo ciático deu das suas.
Na sexta-feira ao final do dia, um ligeiro coxear, que em menos de duas horas passou a dor aguda e, no sábado, já ía em dor lancinante.

Nem botijas de água quente, nem cremes, nem ben-u-rons, nem mesmo massagens. Nada. Domingo a coisa estava de tal ordem que fomos direitinhos às urgâncias da Unimed. A médica só precisou mesmo de duas ou três informações. Ben-u-ron e descanso. Muito descanso. Total e absoluto.

Certezas?

Evitar esforços. Extremo cuidado ao baixar para apanhar coisas. Sossego. Sobretudo com a coluna.
Pode vir a diminuir. Pode não passar. Pode voltar. Depende...

Cada grávida tem a sua regra.
Com o descanso forçado, hoje a mummy já está melhor, mas ainda assim de todo incapacitada para mais do que alguns passinhos pela casa e logo sentar na cadeira ou sofá ou cama, sempre com a mini-botija que o pappy comprou na Musgo, bem gira, por sinal!
=D

A ver vamos...

27 outubro 2008

Cinema!? Quem precisa de cinema!?

0 comments
Pois é, filhote!
Este sábado estávamos mesmo decididos a aproveitar a presença da avó cá por casa para, finalmente, volvidos mais 4 meses, irmos matar saudades do cinema.

Acelerámos o final de tarde, demos-te o jantar, aprontamo-nos em 3 tempos e despachámos um jantar leve mas variado em 3 segundos.

Depois sentámo-nos no tapete da sala por breves instantes, a despedir-nos de ti para irmos sair. Desataste a mostrar-nos os faíscas, a dizer quase-quase-quase-quase o teu nome ("ã----tim!"), a espalhar os Lego e a apontar-nos e a explicar-nos mil e uma coisas que nós, por maravilhosa tradução simultânea dos nossos cérebros, já compreendemos sem quase ter de perguntar segunda vez.

E nisto, a desculpa:
- ah... se calhar já não chegamos a tempo...
- pois... deve haver muita gente, de certeza que as filas para estacionar devem ser gigantes...
- aposto que vão todos ver o mesmo filme que nós!
- quando lá chegarmos, às tantas nem há filme...

E pronto.
Como conseguir resistir ao melhor cinemascope!?

Foi mais uma hora inteirinha de pais e filhos e avó, todos em redor de ti e a mana a dar chutinhos na barrigucha da mummy, enquanto carros e carrinhos se esbofeteavam e auto-destruíam em acidentes aparatosos, torres de Lego desmoronavam e desenhos eram consecutivamente feitos e desfeitos no quadro-mágico.

O desfecho, esse, foi de um final extremamente feliz, com as histórias do Mundo de Todd a fechar o genérico e toda a casa silenciosamente a suspirar fundo e a adormecer em uníssono.

20 outubro 2008

Aniversário da Mummy

3 comments
Pois é, filhotes!
o aniversário da mummy foi, como vocês irão dizê-lo um dia - "baril!"

A Maria fartou-se de dar pontapés, como tem sido seu apanágio desde há longo tempo, sobretudo quando tem fome, muito ao contrário do irmão que nunca refilava, nem hoje, para comer. Mas o senhor príncipe-belo-charmoso-refilão-espertalhão-Martim deu um belo de um presente à mummy: logo que acordou, não acalmou a chamar pela mummy, e assim que os dois braços da mummy o abraçaram, foi a vez dele retribuir, agarrando-a com um belo de um xi-coração e um beijinho muito delicado.

Como adivinhou?!
Não faço ideia. Mas lá que parecia saber que era o aniversário da mummy, lá isso parecia.

Entretanto, ao soprar velas, lá tivemos de repetir o processo 3 vezes, porque o sr. Martim, apesar de muito espantado, não deixava de achar um piadão ao sopra-sopra-velas e palmas consequentes.

Mas a delícia do dia, essa, ficou reservada horas antes, no restaurante, quando em plena Bairrada e com travessas de leitão em cima da mesa, tanto mana (na barriga, aos chutos) como mano, debicando pedacinhos de carnucha macia no prato, foram soltando soltos sorrisos e mexendo muito as pernas.

Quem sai aos seus...

16 outubro 2008

Carros e malucos

1 comments
Pois é filhão,
a tua mana não pára!!! Muito cheia de genica e maravilhosa!

Mas eu fico muito preocupado, por outro lado, porque a tua mummy também não pára.
No trabalho, tem sido obrigada a andar muito de carro, e com tantos malucos na estrada, fico sempre com mais receio.

Por vezes isso não é razão, e as coisas acontecem quando menos se espera, mas acho que estou naquela fase em que é tudo tão bom, tão bom, tão bom e em que já comecei a contar os dias que faltam que, como dizia a personagem no "American Beauty", às vezes parece que nem consigo aguentar tamanha alegria.

Conter. Conter.
E no entremeio: conter também a urgência da mummy com o cada vez maior síndrome do ninho!
=0
 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez