26 novembro 2008

Vídeos que o nosso pimpolho gosta:

1 comments

(vejam até ao fim; tem um piadão)



(percebe lindamente e passa o vídeo todo igualmente à procura do Y)



(o xilofone de fundo talvez imprima um ritmo engraçado que o cativa ainda mais)



(apesar de não sermos grandes fãs de André Sardet, o filhão adora esta música)

19 novembro 2008

E a festa das viroses continua

1 comments
...desta vez na mummy, que nunca mais se vê livre da terrível constipação e tosse que por aí grassa.

A congestão já atingiu os ouvidos, e não há forma de sair. Vapores, rhinomer, soro fisiológico, aerosóis, ... absolutamente nada rompe essa fortaleza impenetrável.

É do camandro!
O ouvido esquerdo, de tal modo entupido, já nada escuta, e conduzir começa a ser quase impeditivo.
Estamos agora há 3 horas a aguardar a visita do médico, pela Unimed, mas estou mesmo a ver que vai receitar... nada.
A congestão não tem maneira de sair. E claro, logo aparecem os vómitos e vontade de comer é nenhuma ou perto de nenhuma.

Pelos vistos, há muito mais gente com filhos a ter esta virose estúpia, que corte apetite, dá cabo das noites descansadas e ainda consegue pôr toda a gente com olheiras de meio metro e ar zombie capaz de amedrontar o pior dos vampiros.

ai, ai... viva o Outono.

13 novembro 2008

E pronto, a febre...

1 comments
Pois é, filhão,
a febre chegou.
ainda não sabemos se é alguma virose a caminho com que te debates, ou se são os temíveis dentes a romper. Os médicos bem dizem que nada disso de dentes dá febres e afins sintomas, mas não sabemos nunca o que pensar, quando te queixas e pedes a escovinha dos dentes para esfregar na boca.

O BenURon já lá vai, e a febre esta noite está levemente menor que ontem; mas não consegues adormecer e, claro, a tosse provocada pela expectoração ainda menos ajuda.

O semi estado de delírio comprova-se pelas vezes que chamas pelo ToyToy (leia-se Toy Story, que é para ti a personagem do Woody). Só acalmas mesmo depois de o ver uns minutinhos.

Mas será que esta noite, pelo menos, conseguirás descansar?

10 novembro 2008

Pooh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1 comments
Pois é, filhão,

depois de ontem o paizão ter andado a deambular pela Toys R' Us e pela Disney-Store e pelo Continente, eis que lá encontrou um Winnie the Pooh muito giro na Disney-Store! Tal e qual nós procurávamos!!! E ainda deu para descobrir um gorro amarelo muito quentinho que tu, hoje, deliraste a desembrulhar e a correr pela casa vaidosérrimo para te veres vezes sem conta ao espelho - do hall de entrada, do quarto, da cozinha, ...

Nem quero imaginar como será no dia de Natal!
E já identificas lindamente o que são presentes e já começas a desenvecilhar-te muito bem a rasgar o papel, ainda um pouco contrariado, por estares a fazer lixo, mas... que se lixe, né!!!?
=D

E vem aí mais uma Baixa

0 comments
Pois é, meus filhos,
os tempos que correm são de alguma agitação.
O esforço da mummy parece estar a ter agora as suas consequências, bem como a extrema agitação e genica da nossa Maria, que não pára um segundo na barriga.

A médica notou uma ligeira abertura do cólo do útero, pelo que a partir de amanhã, e depois de enfrentar a insensatez da médica do Centro de Saúde, deverão seguir-se 8 dias de pausa forçada. a isso acresce o limite limitezinho do nível de glicémia. Filhota - não admirava, realmente, que nas ecografias estivesses sempre a abrir a boca! Está docinho, hum!? =D

São portanto tempos de cautela, ainda para mais sabendo que com a mummy também a coisa antecipou um mês. E nisto das tradições, se bem que já não são o que eram, outras vezes batem bem certinho.

Querem lá ver que o Natal ainda traz um presente!?

05 novembro 2008

Mummy feeling better

0 comments
Much better.
As maravilhas de uma botija de água quente nova, descanso, muito descanso, esforços evitados com a coluna, e mais descanso, e novamente mais descanso.

=)

04 novembro 2008

Doutor, Preciso de Ajuda!

1 comments
É que já é a terceira vez que, ao chegar ao infantário, resolvo evitar a choradeira do meu filho indo com ele para a piscina de bolas e, aí, tento ao mesmo tempo vestir-lhe a bata, resultando isto em que acabo por lha vestir de trás para frente.

Resultado:
é já também pela terceira vez que levo com aquele sorriso pouco abonatório e voz de suspiro das monitoras - "deixe lá, pai, a gente muda..." - como quem me cesnura e pensa para si "este lá em casa deve mesmo ser um pobre azelha... tss...tss..."

Bolas!

Grrumpff!

03 novembro 2008

ciática!!!

1 comments
Pois é, meus filhos,

a mummy não andou nada, nada bem!
Com 30 semanas, o nervo ciático deu das suas.
Na sexta-feira ao final do dia, um ligeiro coxear, que em menos de duas horas passou a dor aguda e, no sábado, já ía em dor lancinante.

Nem botijas de água quente, nem cremes, nem ben-u-rons, nem mesmo massagens. Nada. Domingo a coisa estava de tal ordem que fomos direitinhos às urgâncias da Unimed. A médica só precisou mesmo de duas ou três informações. Ben-u-ron e descanso. Muito descanso. Total e absoluto.

Certezas?

Evitar esforços. Extremo cuidado ao baixar para apanhar coisas. Sossego. Sobretudo com a coluna.
Pode vir a diminuir. Pode não passar. Pode voltar. Depende...

Cada grávida tem a sua regra.
Com o descanso forçado, hoje a mummy já está melhor, mas ainda assim de todo incapacitada para mais do que alguns passinhos pela casa e logo sentar na cadeira ou sofá ou cama, sempre com a mini-botija que o pappy comprou na Musgo, bem gira, por sinal!
=D

A ver vamos...

27 outubro 2008

Cinema!? Quem precisa de cinema!?

0 comments
Pois é, filhote!
Este sábado estávamos mesmo decididos a aproveitar a presença da avó cá por casa para, finalmente, volvidos mais 4 meses, irmos matar saudades do cinema.

Acelerámos o final de tarde, demos-te o jantar, aprontamo-nos em 3 tempos e despachámos um jantar leve mas variado em 3 segundos.

Depois sentámo-nos no tapete da sala por breves instantes, a despedir-nos de ti para irmos sair. Desataste a mostrar-nos os faíscas, a dizer quase-quase-quase-quase o teu nome ("ã----tim!"), a espalhar os Lego e a apontar-nos e a explicar-nos mil e uma coisas que nós, por maravilhosa tradução simultânea dos nossos cérebros, já compreendemos sem quase ter de perguntar segunda vez.

E nisto, a desculpa:
- ah... se calhar já não chegamos a tempo...
- pois... deve haver muita gente, de certeza que as filas para estacionar devem ser gigantes...
- aposto que vão todos ver o mesmo filme que nós!
- quando lá chegarmos, às tantas nem há filme...

E pronto.
Como conseguir resistir ao melhor cinemascope!?

Foi mais uma hora inteirinha de pais e filhos e avó, todos em redor de ti e a mana a dar chutinhos na barrigucha da mummy, enquanto carros e carrinhos se esbofeteavam e auto-destruíam em acidentes aparatosos, torres de Lego desmoronavam e desenhos eram consecutivamente feitos e desfeitos no quadro-mágico.

O desfecho, esse, foi de um final extremamente feliz, com as histórias do Mundo de Todd a fechar o genérico e toda a casa silenciosamente a suspirar fundo e a adormecer em uníssono.

20 outubro 2008

Aniversário da Mummy

3 comments
Pois é, filhotes!
o aniversário da mummy foi, como vocês irão dizê-lo um dia - "baril!"

A Maria fartou-se de dar pontapés, como tem sido seu apanágio desde há longo tempo, sobretudo quando tem fome, muito ao contrário do irmão que nunca refilava, nem hoje, para comer. Mas o senhor príncipe-belo-charmoso-refilão-espertalhão-Martim deu um belo de um presente à mummy: logo que acordou, não acalmou a chamar pela mummy, e assim que os dois braços da mummy o abraçaram, foi a vez dele retribuir, agarrando-a com um belo de um xi-coração e um beijinho muito delicado.

Como adivinhou?!
Não faço ideia. Mas lá que parecia saber que era o aniversário da mummy, lá isso parecia.

Entretanto, ao soprar velas, lá tivemos de repetir o processo 3 vezes, porque o sr. Martim, apesar de muito espantado, não deixava de achar um piadão ao sopra-sopra-velas e palmas consequentes.

Mas a delícia do dia, essa, ficou reservada horas antes, no restaurante, quando em plena Bairrada e com travessas de leitão em cima da mesa, tanto mana (na barriga, aos chutos) como mano, debicando pedacinhos de carnucha macia no prato, foram soltando soltos sorrisos e mexendo muito as pernas.

Quem sai aos seus...

16 outubro 2008

Carros e malucos

1 comments
Pois é filhão,
a tua mana não pára!!! Muito cheia de genica e maravilhosa!

Mas eu fico muito preocupado, por outro lado, porque a tua mummy também não pára.
No trabalho, tem sido obrigada a andar muito de carro, e com tantos malucos na estrada, fico sempre com mais receio.

Por vezes isso não é razão, e as coisas acontecem quando menos se espera, mas acho que estou naquela fase em que é tudo tão bom, tão bom, tão bom e em que já comecei a contar os dias que faltam que, como dizia a personagem no "American Beauty", às vezes parece que nem consigo aguentar tamanha alegria.

Conter. Conter.
E no entremeio: conter também a urgência da mummy com o cada vez maior síndrome do ninho!
=0

13 outubro 2008

Bebés que caem na piscina

2 comments


Vi o vídeo na RTPN, no jornal das 21h, e fui ao YouTube ler mais:
Fast, fearless, curious--your child sees a world without limits. You see a world with potential hazards. And the leading hazard for young children: water. Give your child an extra measure of protection with aquatic survival instruction from Infant Swimming Resource (ISR). ISR, a nationally recognized program, offers private highly specialized certified instruction for children from 6 months of age

=0



07 outubro 2008

Toys! Toys! Toys!

1 comments

Mexe! Mexe! Mexe!

2 comments
Pois é filhão,
a tua mana parece ser ainda bem mais mexerica na barriga da mummy do que tu.
Passa o dia e a noite a rebolar na piscina.
Às vezes, a meio da noite, estico a mão e sinto um suave mexer na barriga da mummy. Não pára!
=D

01 outubro 2008

www.rtp.pt/viagemdacegonha

2 comments
A RTP e a Antena1 têm um programa diário e um blog que se chama A VIAGEM DA CEGONHA.
O blog tem entrevistas e os posts que relatam a gravidez de uma jovem mamã que vai ser mãe pela primeira vez. Há conversas com médicos, confissões, e muito mais. Há ainda os programas que passam na rádio. Podem ser ouvidos e descarregados.
O link está no blog:

www.rtp.pt/viagemdacegonha »

30 setembro 2008

18 Meses!!! E as fotos como presente...

4 comments









...para os que tão pacientemente escutam, lêem e ajudam, quando por aqui o pai e a mummy pedem ajuda.

18 Meses!!!

0 comments
Pôxa, filho!
1 ano e meio.
Como tanta coisa mexeu. Como tanta coisa mudou. E já a mana vem a caminho.
=0

Por vezes sinto que é tanta coisa maravilhosa que vocês me dão que parece impossível, mágico, fabulástico - absolutamente incrívelterem passado apenas 18 meses. Parece que foi tanta e tanta e tanta e tanta e tanta coisa que 18 meses é pouco. É impossível. Aliás, é mentira! enganaram-me!!! Todos os relógios do mundo pararam por dois anos e ninguém reparou!
Não pode ser.
Passaram na certa 3 anos.
De certeza.

Foram tais as mágicas aventuras e descobertas, tanto e tanto o que mudou, que é de todo impossível ter-se tudo isto passado em apenas ano e meio.

E se foi assim este ano e meio, caramba!, então os próximos anos só confirmarão o que já venho assimilando: até aqui, a vida foi apenas uma pálida caminhada; a grande loucura e a vida a 1000 à hora e com 2000 geniais experiências só começaram agora.

28 setembro 2008

Gastroenterite - como superá-la

5 comments
É difícil.
Todos nós, pais, acabamos por passar por ela e sentir-nos incapazes para ajudar inteiramente os nossos filhos e salvá-los da maldita gastroenterite.

Conselhos muito pessoais:
- nada de medicamentos a não ser que o médico receite; a gastroenterite é assim mesmo, leva tempo e tira a fome; há que ter doses milagrosas de paciência e calma

- a seguir aos primeiros vómitos, nem uma pinga de água; o vosso filho irá chorar e implorar-vos, mas se não querem vê-lo vomitar de novo, aguardem uma hora

- após isso, comecem a dar duas colheres de chã de água de 5 em 5 minutos; será pior, porque eles irão chorar ainda mais (porque é que só me dás isto, mãe!?)

- evitem o leite e produtos derivados

- no dia seguinte, arranquem com coisas doces e aguadas, à temperatura ambiente

- nada de coisas frias

- extra dose de mimo; preparem-se para fitas depois disso...

E cá vai mais uma gastroenterite...

0 comments
Pois é, ao fim de quase um ano, eis que a malvada apanhou-te, filho.

Quinta-feira o jantar saiu estavas tu na cama dos papás e, a meias com a PREVENAR e mais uma outra malvada vacina os últimos dois dias serviram para te atirar do percentil 15, onde habitas, para o 0.

o.O

Nada a fazer.
Médico em cima.
Recomeço do Zaditen e Pulmicort.
Cancelada a piscina até MArço, por conselho do médico.
E muitas, muitas neuras cá em casa por horas perdidas a fio para te tentar dar uma colher de comida.

Valeu mais uma chamada para a UniMed e os conselhos de "paciência" e de "coisas leves, só com água, papas, fruta e pouco mais". Isso e o facto de que nunca quebraste continuas a mil à hora (como é que é possível!?!) e super-divertido

Com fitas ou sem elas, hoje pelo menos já jantaste.
Amanhã é novo dia.
Valha-nos a tua santa avó para te cuidar e mimar nos próximos dias.

22 setembro 2008

Mais uma semana que passa...

1 comments
...e outra nova que começa.

Os tempos do rabito assado e da constipação já passaram. É agora o tempo de longa expectoração e preparação para as próximas viroses (que a semana vai ser húmida e os infantários gostam destas coisas...).

E quanto a dentes - nada.


Para além disso, tem sido fenomenal observar-te crescer.

És um filho maravilhosamente meigo. Doce. Gentil. Espertalhão. E teimoso q.b. Começas a chamar por "pai" e mãe" e "mamã" e "papá" já de forma muito mais natural e certeira, com o causa-efeito ajustados e sem dizer apenas por-dá-cá-aquela-palha. E é, simplesmente, ma-ra-vi-lho-so!!!
=D

Só alguém que tenha filhos pode mesmo compreender o que é isto, de ter os nossos filhos chamarem-nos de forma suave, meiga, ternurenta, para nos juntarmos a eles no banho, ou na sala a ver Tv, ou no quarto para brincarmos com eles... só mesmo quem tem filhos sabe quanto nos toca o coração este chamamento, de quem nos quer junto, ali, perto, porque se sente mais seguro e se diverte connosco a partilhar mil descobertas e a pedir-nos para mostrar coisas novas.

Das coisas que acredito que nunca virei a fartar-me é disto mesmo, das palavras "pai" e "papá" proferidas com meiguice pelos meus filhos.
 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez