28 setembro 2008

E cá vai mais uma gastroenterite...

0 comments
Pois é, ao fim de quase um ano, eis que a malvada apanhou-te, filho.

Quinta-feira o jantar saiu estavas tu na cama dos papás e, a meias com a PREVENAR e mais uma outra malvada vacina os últimos dois dias serviram para te atirar do percentil 15, onde habitas, para o 0.

o.O

Nada a fazer.
Médico em cima.
Recomeço do Zaditen e Pulmicort.
Cancelada a piscina até MArço, por conselho do médico.
E muitas, muitas neuras cá em casa por horas perdidas a fio para te tentar dar uma colher de comida.

Valeu mais uma chamada para a UniMed e os conselhos de "paciência" e de "coisas leves, só com água, papas, fruta e pouco mais". Isso e o facto de que nunca quebraste continuas a mil à hora (como é que é possível!?!) e super-divertido

Com fitas ou sem elas, hoje pelo menos já jantaste.
Amanhã é novo dia.
Valha-nos a tua santa avó para te cuidar e mimar nos próximos dias.

22 setembro 2008

Mais uma semana que passa...

1 comments
...e outra nova que começa.

Os tempos do rabito assado e da constipação já passaram. É agora o tempo de longa expectoração e preparação para as próximas viroses (que a semana vai ser húmida e os infantários gostam destas coisas...).

E quanto a dentes - nada.


Para além disso, tem sido fenomenal observar-te crescer.

És um filho maravilhosamente meigo. Doce. Gentil. Espertalhão. E teimoso q.b. Começas a chamar por "pai" e mãe" e "mamã" e "papá" já de forma muito mais natural e certeira, com o causa-efeito ajustados e sem dizer apenas por-dá-cá-aquela-palha. E é, simplesmente, ma-ra-vi-lho-so!!!
=D

Só alguém que tenha filhos pode mesmo compreender o que é isto, de ter os nossos filhos chamarem-nos de forma suave, meiga, ternurenta, para nos juntarmos a eles no banho, ou na sala a ver Tv, ou no quarto para brincarmos com eles... só mesmo quem tem filhos sabe quanto nos toca o coração este chamamento, de quem nos quer junto, ali, perto, porque se sente mais seguro e se diverte connosco a partilhar mil descobertas e a pedir-nos para mostrar coisas novas.

Das coisas que acredito que nunca virei a fartar-me é disto mesmo, das palavras "pai" e "papá" proferidas com meiguice pelos meus filhos.

17 setembro 2008

Deverei ficar preocupado?

0 comments
Disparo ao final do dia, a pedido insistente e meigamente repetido do meu filhote herói, alguns vídeos no YouTube.

Coisas doces e educativas ele não dispensa. Conhece-as já de cor. E não se cansa. Descubro mais umas antigas pérolas da Rua Sésamo e ele pede-me para ir buscar o Becas em peluche, e começa a dar-lhe mimos e xi-corações enquanto o vê no monitor.

Depois disso, pelos vídeos relacionados, clico e começamos a ver o vídeo que aqui deixo em baixo. E ele fica a vê-lo e descobrí-lo tranquila e pacificamente, sem resmungar nem pedir para tirar.



Hummm...

16 setembro 2008

OBRIGADO!

2 comments
O meu sincero obrigado a todas as mamãs e papás que de boa vontade e com uma rapidez fulgurante aqui sugeriram óptimos cremes e dicas para ajudar o rabinho assado do nosso filhote.

Valeu!
;)

12 setembro 2008

A Música, o Tempo, a Paternidade

2 comments
A paternidade tem as suas particularidades. E se a segunda repete as da primeira, por outro lado leva-nos a explorar novas ideias e reflexões.

Uma delas é o tempo.
O tempo começa a tornar-se uma coisa meio... esquisita.

Ainda não contamos o tempo porque, afinal, ainda somos novos e o tempo é um bem que ainda não escassa. Mas de súbito recuperamos temas como “o que irão os nossos filhos ouvir daqui a uns anos?”. Sabemos que a moda e a música se regem por movimentos cíclicos e aguardamos que o grunge-rock da nossa adolescência se revitalize.

E afinal: a adolescência está ainda ali atrás. Foi há pouquíssimo tempo. E pérolas como estas dos Smashing Pumpkins estão na memória de todos.

Ou não.

Afinal, já lá vão... 15 anos! E nisto, vamos perguntando a uns quantos: “Ainda te lembras?”. E é aqui que nos damos conta de que há muita gente que nem sequer conheceu isto. Não ouviu. Não sabe o que é.

É aqui que o tempo pára. Nesse instante damo-nos conta de que afinal o tempo passou. E depressa. E daqui a nada estaremos a mostrar isto aos nossos filhos. E eles terão milhares de músicas por um custo reduzidíssimo para ouvir. E não terão tempo para descobrir mais nada. Menos ainda de coisas que já lá vão. E o tempo passado, esse, que serve de lastro à compreensão do presente, ficará cada vez mais difícil de consultar.

11 setembro 2008

7 cocós num só dia!

6 comments
E como é lógico, o rabinho mais do que assado...

Alguém recomenda uma pomada baril para fazer milagres? Isso e todos os truques e ideias possíveis para macerar ao mínimo o rabiosque do filhote?

09 setembro 2008

Ecografia - 20 Semanas

3 comments
Ena! Ena!

Pois é, filhão, vais mesmo ter uma mana!!!!

Depois da ansiedade, é agora tempo da acalmia e o stress a esvairem-se pelos poros da pele. Não deu para gravar no DVD, mas as fotos ficaram geniais! E foram imensas, para compensar. A tua mana estava muito bonita, e ao contrário de ti, dá chutinhos mais leves na barrigucha da mummy, mas vimos hoje que é porque ela gosta muito de lá mexer com a mão.

Comparando as medidas com as tuas, vocês dois serão gémeos!

A mummy ficou muito contente, por ser um casal e assim poder fazer totós, usar ganchinhos, comprar coisas cor-de-rosa e, nos Saldos, não ficar limitada a uma prateleira VS. 15 prateleiras de roupa.

Mas eu já comecei a avisar: vais ver que ela vai sair maria-rapaz!
=D

Sabemos que foi um dia cheio quando...

1 comments
...damos por nós a segurar a escova de dentes do nosso filho de 17 meses a um centímetro e um segundo de começar a lavar os dentes.

Bebés na Barriga - os toques

0 comments
E se...

...e se os toquezinhos que os nossos bebés dão, enquanto estão nas barriguchas das mamãs, não forem simplesmente toquezinhos ao calhas, mas sim - código morse!!!

=0

Teremos estado estes anos todos a perder a oportunidade de falar com os nossos filhos quando eles ainda estão a caminho!?
Oh! Bolas! E eu que nunca aprendi código-morse...

08 setembro 2008

Ecografia Morfológica!

1 comments
É já amanhã!

Para que serve um corredor muito comprido?...

1 comments
...para chegar a casa do trabalho depois de uma hora no trânsito caótico de Lisboa e ficar quinze minutos a passear o filhão para lá e para cá enquanto ambos imitamos o som de um jipe.

07 setembro 2008

Porque os nossos filhos detestam TRABALHAR:

0 comments
Os nossos filhos crescem a detestar trabalhar.
E a razão não é para menos.

Uma grande parte dos primeiros anos de vida, não são raras as vezes em que choram de manhã porque querem ficar connosco, e nessa altura dizemos "não podemos porque temos de ir trabalhar".

Outras vezes estão em casa connosco e, fruto dos dias de hoje, temos de lhes pedir uma hora de ausência porque temos de ir para o computador fazer horas... trabalhar.

E mais umas outras quantas vezes o telefone toca e a mãe ou o pai avisam os filhos para falar baixinho, porque o pai ou a mãe estão ao telefone a... trabalhar.

Não admira, portanto, que milhares de crianças cujos pais têm horas muito pouco folgadas de trabalho cresçam a aprender detestar trabalhar. E neste sentido não devemos descurar a inteligência das empresas americanas quando, em alturas como o aniversário dos filhos dos funcionários, Dia da Criança, Férias Grandes e época de Natal contemplam os filhos dos trabalhadores com presentes ou fins-de-semana especiais de reunião e festa pagas numa quinta ou um cheque chorudo no Natal, tudo em prol de sedução às famílias para amenizar um pouco os esforços extra que se pedem aos pais durante o ano.

Não resolve. Mas de facto ameniza. Sobretudo porque se sabe que não há mesmo remédio e cada vez trabalharemos mais, mais tempo, e com menos horários fixos.

Músicas!

0 comments
Quando se tem filhos rapazes, os "favoritos" do YouTube lá acabam por ficar com algumas coisas destas:



(muito embora só toquem uma vez por semana... e baixinho)

03 setembro 2008

2.ª Gravidez - semelhanças e diferenças

2 comments
Pois é, príncipes,
esta segunda gravidez está, até ao momento, a ser nalgumas coisas igual e noutras muito diferente da primeira. Ajudará, dizem as avós e mais umas quantas sábias de longa data, que é por ser menina. Ora, mas se assim fosse, também a azia era sinónimo de cabelo e mais umas quantas longas histórias que remontam aos bisavós e que tinham o seu "Q" de inquestionável verdade... e do nosso lado já deu para perceber que não é bem assim.

Pois vejamos como connosco as coisas estão a ser...

...Iguais:
- o peso da mummy não está em quase nada diferente
- ambos os manos deram os primeiros chutinhos às 16/17 semanas
- ambos gostam imenso de rebolar e mexer muito dentro da barrigucha da mummy
- continuamos nas mesmas perguntas da praxe, do "como será?", "parecida com quem?", "nasce às 40 ou às 38?"...
- volta e meia lá vêm as consultas em massa aos blogs e fóruns sobre esta e aquela dúvida/tema


...Diferentes:
- sentimos a mana dar chutinhos uns dias mais cedo talvez por já sabermos como é
- após leves enjoos nas primeiras semanas, o apetite tem estado bem presente na mummy
- alguns desejos têm aparecido (cerejas, hambúrgueres no pão com muito molho, ...)
- a forma da barriga está ligeiramente mais arredondada e menos 'bicuda'
- menos sono
- os pontapés da mana são mais meiguinhos
- menos ansiedade (também já com um filho temos muito mais ocupação)
- mais dores nas costas
- mais dificuldade em dormir
- peito maior
- maior desprendimento, maior relaxamento, menor controlo sobre as datas e semanas
- menos fotos à barriga...
- sensação de que o tempo está a passar muito mais depressa; voa!
- mais perguntas em comparação com o mano, como: "será que também vai detestar leite?", "será também cheia de genica?", ...

Luciana Abreu Quê!?!?

0 comments
Pois então falava-se há tempos que o novo programa de Luciana Abreu, na Sic, de nome "Lucy", seria inspirado no formato da Xuxa, a Rainha dos baixinhos.

Hummm... Depois de ver a ex-Floribella reencarnar numa versão semi-hard-core a cantar e dançar para a pequenada em mini-saia prateada e de brincos até aos ombros, lembrei-me deste clip da Xuxa, herself, dos idos tempos em que animava as manhãs do Brasil.

Acham isto parecido?

01 setembro 2008

Mais um dia cheio de ansiedades!

1 comments
Pois é, príncipes,

hoje são muitas coisas de uma vez só.
Será dia de reunião de pais sobre os requisitos para o pré-escolar, que, como é óbvio, nem eu nem a mummy conseguiremos ver; teremos de nos contentar com o resumo (quem marca uma reunião para as 4 da tarde!!!).

Segue-se depois a reunião de pais sobre o ano novo escolar. Yupii! E para culminar, consulta na médica para ver se está tudo bem com a nossa pequenininha de 19 semanas! E que 19 semanas a voar já lá vão!!!

Passa depressa, tempo, passa!
Queremos saber todas as novidades e ver a nossa pequena M. na barrigucha.

Vem a seguir um post com as diferenças entre a primeira e segunda gravidez. Até agora, com pontos em comum e outros muito diferentes!

30 agosto 2008

Como reduzimos a tosse e o refriado:

0 comments
Este exemplo serve de lição, filhão.
Por vezes há ideias que parecem parvas e nada práticas, e muito menos que funcionam; mas se pensar é fácil, por vezes é também um acto de preguicite. Não há como experimentar.

Para tentarmos conter a tua tosse de meia em meia-hora durante a noite, percebemos desde logo que parte do problema é que transpiravas imenso das costas, ficando depois ao longo do tempo mais fresco, mas no entretanto a pele resfriava do suor e... claro, lá vinha a tosse.

Vai daí, colocámos uma minúscula toalhinha nas costas, debaixo da camisola do pijama. E não é que tem funcionado!? A tosse rediziu-se para menos de um terço, acordas com menos expectoração e de facto no resto do corpo estás óptimo, era mesmo nas costas que estava o problema.

Assim não tens roupa a mais em lado nenhum, e controlámos os resriados nas costas.
=D

27 agosto 2008

E já começaram as tossiqueiras...

2 comments
Pôxa, filhão, ainda Agosto e as tosses roucas já começaram!?

Deitamos-te na cama e, desde logo, começas a ficar muito quente e suado. Tenhas calcções e t-shirt, tenhas pijama de algodão de manga. Tudo igual. Por-te roupa de cama por cima é para esquecer. Desatas logo aos pontapés e tiras tudo. Mesmo estando ferrado no sono. como consegues? Não faço ideia!

E vai com isto, as costas depois arrefecem e lá começaste tu já a ficar com uma tosse rouca e expectoração. E esta noite o dormir foi para o galheiro. O teu e o nosso. Mas incrivelmente, mesmo amargurado de sono, de manhã, acordas e rabujas um bocadinho, e depois disso, eis-te a sorrir cheio de vida e alegria, como quem diz:
- "Bom-Dia, Mundo! Que bom poder-te descobrir mais uma vez. 'Bora lá brincar?"

26 agosto 2008

1.º Dia de Escola

0 comments
Foi um fartote!
De manhã, ficaste muito tristonho pela mummy te deixar na escola sem bem perceberes o que se passava, mas ao longo da manhã arrebitaste e os teus amigos e tutoras encarregaram-se de ajudar a que ficasses bem à vontade.

Quando a mummy te foi buscar, fizeste questão de lhe pegar pela mão, ir buscar a mochila e mostrar os sítios novos com que estavas maravilhado, desde a casinha colorida, passando pelos brinquedos novos, as camas, a sala de muda-fralda, o WC, e não deu para ver o refeitório, mas a tua monitora S. contou que tiveste de te destacar dos demais e comer metade da refeição pela própria mão! Olé!

Enfim,
como corolário do dia, tal era a genica, que não dormiste o dia todo, viste para casa excitadíssimo, tomaste banho e, depois disso, toca de vomitar o jantar, fazer birras de sono consequitivas, insistir em contrariar os pais, asneirar a torto e a direito, não querer comer e engolir um biberão inteiro de água. Valeu a paciência da avó e as cantilenas, que te enganaram e ajudaram a comer a janta.

Depois disso, upa pra cama!

E novamente a genica, e mais genica e mais genica e mais genica e mais genica e... de repente... puff.





Adormeceste.

:)

Regresso Às Aulas !!!

0 comments
É hoje!
Mas apenas para ti, filhão, que a mana ainda é muito pequenininha e tem de estar a dormir muitas horas na barrigucha da mummy.

Já irás para uma sala nova, mantendo a monitora e auxiliares que tão bem conheces e de que gostas. Vais ter mais janelas e, sobretudo, muitos brinquedos novos! Credo!!! Nem quero imaginar a tua reacção quando descobrires tanto brinquedo novo, sobretudo até ao final desta semana, tempo para desbravares caminho e experimentares tudo com muito tempo.

IRás também, certamente, ter alguns amiguinhos novos, e não sei se não será necessário que comeces a usar bata. vimos as clássicas de xadrez à venda no Jumbo, mas eu acho sempre que seria muito mais cool se vendessem batas inspiradas em super-heróis. Seria muito mais fixe ires todos os dias com uma bata 'a la' Batman, ou Buzz Lightyear, ou mesmo SportBilly. Já para nem falar no sucesso que farias junto das miúdas! Ó pá!
 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez