19 agosto 2008

Como Cresces!

1 comments
Tem sido impressionante ver-te crescer, Martim!

Nestas últimas duas semanas parece que te desenvolveste como em 3 meses!!!
Fazes raciocínios já impressionantes. Esquivas-te de forma inteligentíssima ao que não queres. E mesmo na mobilidade física andas muito solto. Falas muito. E sempre muito, muito alegre e feliz. Chega a ser confrangedor. Olho para ti e penso: Pôxa, porque é que nós, adultos, não acordamos assim!?!?!, imediatamente a sorrir!?!?! E saltamos da cama a querer descobrir mais e mais do mundo, e voltar a estar com os nossos brinquedos!?! Porque é que andamos sempre tão carrancudos e de mal com a vida e com o mundo e com os outros!?!? Porque não nos divertimos mais!? Tal como tu! Tal como todos os bebés!

O Regresso à Rotina

1 comments
Bah...

Pois é, filharrões,
o regresso à rotina é duro, duro, duro.

Amanhã, terça-feira, será um dia dificílimo.
Os papás voltam ao trabalho, e a estar convosco apenas umas horinhas por dia.
Bem, pelo menos o pai, porque a mummy ainda tem a barrigucha 24h/dia.

Uff...
Porque não ganhamos o Euro-Milhões, caramba!

VISEU - compras

0 comments
Pois é, filharrões!

Viseu é mesmo uma excelente cidade para compras.
Aqui em Lisboa tudo desaparece num ápice.
Basta o vislumbre numa montra da palavra PROMOÇÕES para tudo desaparecer. Quando a palavra chega a SALDOS, já entremos na roupa dos 5 e 20 euros, mas já praticamente nada de jeito existe.

Bah!

Bem podemos pegar no carro e sair da cidade e andar uns bons quilómetros, porque em Lisboa nada se encontra que valha a pena.

Em Viseu, contudo, em plena semana do 15 de Agosto, pudemos dar um pulo à ZARA e encontrar peças de colecção a 1,95 euros! E não era uma prateleira mixuruca ou um varão miserável de roupa suja e pisada. era roupa mesmo! Muita roupa. Coisas giras e boas. Variedade.

Puxa, não ficasse tão longe e quase valeria a pena lá dar uma saltada para almoçar no Cortiço e ir depois dar um giro pelos Saldos nas lojas da cidade.

08 agosto 2008

2 dias

1 comments
Já só faltam 2 dias para estarmos contigo, filhão!!!

=D

06 agosto 2008

Já mexe!!!

2 comments
Hoje vimos a barrigucha da mummy a mexer!
Muito de leve, umas borboletazinhas muito à flor da pele.
E enquanto isso, tu, filhão reguila, nem deste pela falta dos pais. Antes, deliciaste-te com os mimos das avós e, sobretudo, com mais uma pratada de arroz de pato da avó!
Sais mesmo á tua mãezinha...
=D

05 agosto 2008

Pa-pa-pa-pa-pa

2 comments
Pois é, filhão,
o que tu mais dizes agora é isto. És capaz de passar horas a fio com este “pa-pa-pa-pa-pa”. Ora serve para me chamar a mim. Ora para chamar a atenção. Ora para dizer “popó”. Serve para tudo.

A mana está ainda a fazer uma barriga muito elegante na mummy, que já começa a ficar ansiosa por nunca mais poder exibir um barrigão proeminente. Há-de vir o tempo. Por ora, é o calor que já começa a assolar à pele. Não pelo verão, mas sim porque a gravidez, por mais que seja algo diferente da tua, traz algumas coisas que não mudam mesmo. E o calorzão é um deles.

De resto, mimo em excesso não te tem faltado. Alguns dias no Centro com a avó e bisavó já trouxeram beijos extra, mais um fim-de-semana com o tio e primas. Mas esta semana será extrema em antípodas:

- nos próximos 4 dias será a primeira vez que ficarás tu e nós sem nos vermos. As saudades vão ser difíceis e a distância também. Para ambos.

- No oposto, estarás no Norte com as duas avós, avô e bisavó sem os constantes pedidos dos pais para ter tento nas doses de mimo.

Vamos torcer para que corra tudo pelo melhor.

30 julho 2008

Vem aí mais um herdeiro!

8 comments
Pois é,

ao longo das últimas semanas as coisas têm-se desenvolvido naturalmente, tanto que por aqui no blog fui escrevendo os posts sobre a vinda do mano/mana do Martim naturalmente, mas sem publicar.

Quer dizer, ainda houve um dia em que por engano publiquei um dos posts, mas graças a um comentário fui a tempo 'escondê-lo' novamente.
=P


3 meses e 1 semana depois, volto hoje ao blog e toca de publicar os cerca de 10 posts já escritos e que poderão encontrar se forem pesquisando para trás.

À partida, médica obstetra e médico responsável pela ecografia não deram a certeza, mas apontam que poderá ser uma menina. A data prevista para o nascimento é 23 / 24 de Janeiro. E é claro que estamos mais do que felizes.

Está a ser uma gravidez em quase tudo diferente: sem grandes enjoos, com muito apetite, com alguns desejos e, dado o trabalho mais intenso da mummy, mais preocupada também.

Há o perigo de despedimento no horizonte. Em Setembro, depois dos próximos 15 dias de férias, a mummy irá contar à chefia do facto consumado e, por conselho de uma amiga próxima, enviar uma carta também. Registada. Nada de e-mails, que já não é a primeira vez que a empresa trata de fazer 'desaparecer' os e-mails.

O contrato de 1 ano termina em Março e claro que estamos com muito receio da reacção da administração, que nos últimos meses tem demonstrado com as atitudes tomadas ser tudo menos compreensiva, democrática e de séc.XXI.

Também estamos pouco alertas dos nossos direitos, e iremos tratar de nos esclarecermos na Segurança Social, muito embora eu ache que se as empresas querem, despedem mesmo. E depois nós que tratemos de perder tempo e dinheiro nos advogados...
Vamos a ver.

Agora é mesmo é tempo de apreciar a barriga a crescer. Tirar as fotos do costume. Relembrar o que ainda há tão pouco vivemos e que parece já estar tão esquecido. Preparar-nos para mais um filho muito querido que queremos se junte ao Martim para brincar em plena alegria inebriante, tal qual a genica infindável que tem o irmão.

A partir daqui e em diante, então pois, já virão mais posts com as novidades.

E o título do blog, esse, já mudou, obviamente.
;)

28 julho 2008

Virose?

0 comments
Pelo que me disseram no infantário, anda por aí uma virose parva que dura sensivelmente 3 a 4 dias e que os médicos nada podem fazer, senão recomendar paciência.

Os sintomas são de facto os que tem tido o Martim.
Pontadas de febre, tosse e resfriados, falta de apetite.
Recomendações: paciência, líquidos, mimo, dormir.

Vamos a ver se hoje a coisa melhora.

Se também os vossos petizes assinalarem estes sintomas, fiquem alerta.

27 julho 2008

Será Dentes?

2 comments
Pois é, filhão,

desde há 3 dias que o ritmo é o mesmo:
andas mais irritadiço e queixas-te mais facilmente. Comes também menos. Começaste a espirrar várias vezes ao dia e com expectoração associada. Mais ainda, pelas 2 da manhã, ficas com febre de 38 e pouco, pelo que o ben-u-ron é imperativo e daí em diante soltas a febre toda, encharcando a cama de suor. Hoje de manhã a expectoração vinha com vestígios de sangue.

Do que conseguimos ler e falar com a Saúde24, não é de alarme, muito embora a expectoração indicie normalmente que há infecção a caminho. Recomendaram-nos uma visita ao médico. Os vestígios de sangue podem dever-se às narinas fragilizadas, em associação com o tempo mais quente e seco. Mas nada como confirmar com o médico.

Líquidos; quentes ou mornos. E manter o soro fisiológico abundante.

Hoje é domingo e veremos como as coisas evoluem. Amanhã na certa que há pouso no consultório...

21 julho 2008

Serafim & Companhia

0 comments
Para quem duvidava do facto, fica aqui a confissão:
Sim, é possível os pais curtirem uma música para crianças ao mesmo nível dos filhos.

Desde que descobri esta duas músicas do SERAFIM & COMPANHIA é ver-me e ao Martim em pleno despique para provar quem curte mais e sem pausa alguma!
=D

SERAFIM & COMPANHIA - Pela Estrada Fora



SERAFIM & COMPANHIA - A Ritinha (Tem Um Ratinho)

As primeiras reacções, e os primeiros receios

0 comments
Este fim-de-semana foi tempo de dar a boa-nova aos primos P., R. e M.

O método foi muito simples:
a mummy estava sentada no chão a brincar com o Martim, e em volta todos íamos olhando a brincadeira de ambos e a ver se a M. também alinhava. E nisto, bastou-me dizer:
-"Martim, onde está mana? Mostra aos primos onde está a mana!"

Singelamente, logo paraste de arrastar o carrinho e esticaste a mão para fazer uma festinha na barriga da mãe. E foi com total incredulidade que se criou um micro-segundo de total silêncio, para logo depois tomar conta da sala a alegria e os parabéns.

São estas reacções doces e festivas que nos deixam ainda mais felizes.

Claro que toda a preocupação das contas está sempre presente. Isso, e as condições de trabalho da mummy, que nunca sabemos como na empresa irão reagir após comunicar que a gravidez.
As coisas estão más, e um emprego hoje é um bem escasso. Ainda para mais na área de formação. A ver vamos se a empresa assume uma postura digna ou se tudo fará para empecilhar o futuro de uma criança neste mundo e da restante família também...

17 julho 2008

Ecografia - É Hoje!!!

0 comments
Estamos mesmo muito ansiosos.
Na primeira consulta, com a obstetra, estava tudo muito bem com o bebé.
Mas receios são receios. E ansiedade é sempre ansiedade. O tempo passa e queremos cada vez mais depressa estar sempre a ver os nossos filhos.

São os novos tempos.

Há alguns anos, as nossas mães espreitavam-nos apenas no dia do parto, e hoje, contudo, estamos em permanente alerta, querendo ter uma janela na barriga para dizer "olá!" aos nossos filhos a toda a hora. Confortando-os a eles e, claro, a nós também.

15 julho 2008

Faltam 2 dias

1 comments
Faltam 2 dias para a ecografia.
Já quando estávamos na gravidez do Martim, a semana anterior às ecografias era de enorme ansiedade.

Esta quinta-feira virá, portanto, a verdadeira primeira ecografia, onde o nosso mais pequenino já conta com quase 13 semanas.

Talvez pelo facto da barriga ainda se notar pouco, ou talvez porque é simplesmente um receio habitual e que nós já esquecemos que "faz parte", seja como for não conseguimos deixar de estar a contar as horas até ao dia.

Como estará o nosso pequenino? Estará tudo bem? Conseguiremos já ver se é rapaz ou rapariga?

Corre, tempo! Corre!

13 julho 2008

12 Semanas e a Barriga deixa a mãe preocupada

0 comments
Pois é, filhos,
a mana/mano está na barrigucha da mummy há já 12 semanas, mas o tamanho da mesma deixa a mãe preocupada, porque acha que já deveria estar maior.

Na quinta-feira haverá ecografia. Valha-nos isso. Lá vai o DVD RW para guardarmos as imagens do que desejamos seja um cenário perfeitamente normal, sereno, tranquilo, de paz, onde tudo esteja bem com o nosso mais pequenino.

Vamos por estas alturas olhando as tuas fotos, Martim, relembrando o que eras também nesta altura, ainda na barriga. E dando depois um pulo para o tempo de há 1 ano atrás, e é como se não fosse um ano, mas dois!

Meu Deus!!!
Como é isto possível!?
Como cresceste tanto!?
Como tanto já mudou!

Olhamos depois a barriga da mummy e fazemos o exercício contrário, imaginando daqui a 2 anos como todos estaremos, e desejando do fundo do coração que estejamos simplesmente bem, felizes, de sorriso nos lábios e a viver a vida em pleno.

Por ora,
a mummy lá vai sentindo os seus receios que esperemos não passem disso, e na quinta-feira venha a segunda ecografia.

O Pior Pesadelo de um Pai

0 comments
Pois é filhão,
os domingos têm destas coisas.
Passamos todo o final de sexta-feira e mais ainda o sábado e domingo inteirinhos contigo, e agora que as doze badaladas de domingo se aproximam, é com um aperto no coração que os minutos passam.

Sabem cada vez menos bem as horas longe de ti. Talvez porque cada vez mais te entregues às maiores brincadeiras e as conquistas sejam diárias, fascinantes e mais que muitas. Mas aquela frase de elevador em que todos nós suspiramos pelo euro-milhões faz, de facto, todo o sentido, verdadeiramente, sinceramente, totalmente.

E no entretanto, outro aperto na garganta.
Olho para ti a brincares na tua cadeirinha das refeições, enquanto eu e a mummy acabamos de jantar. E vem-me ao pensamento o pior pesadelo para qualquer pai: não conseguir dar o melhor para os seus filhos.

É claro que a noção "do que é o melhor" é muito relativa e varia de pais para pais, mas eu vejo o melhor como simplesmente o natural: não passar necessidades básicas, ter conforto, segurança, carinho, educação, diversão e, acima de tudo, a nossa presença.

São valores básicos, fundamentais, e contudo alguns deles cada vez mais difíceis de conseguir.

A educação, onde um colégio privado pode ser bom ou péssimo, e onde uma escola pública pode ser excelente ou péssima, é o melhor exemplo. Tudo depende. Não há certezas absolutas. Mas qualquer pai gosta de poder decidir sem entraves perante uma situação difícil, não estando obrigado à subjugação de uma situação inevitável.

Poder decidir.
Ter latitude para.
Autonomia.
No fundo, é isso que todos os pais de hoje procuram.
Numa palavra: Segurança.

Sabermos que não estamos cada vez mais limitados mas sim que podemos e temos amplitude para decidir, optar, escolher. E ter esta liberdade é, de longe, um grande contributo para se viverem os dias mais desafogadamente.

08 julho 2008

Quase, quase 12 semaninhas!

0 comments
Pois é bebé,
são quase 12 semanas.

As preocupações no trabalho do paizão foleiro e o teu mano cheio de energia por vezes roubam-nos o tempo devido ao milagre da vida que aí está, em ti, a nascer um centímetro mais a cada semana que passa.

Hoje andei a espiolhar no Google imagens de bebés com 12 semaninhas, nas barriguchas das suas mãezocas. E é bom, ver estas imagens, porque conseguimos visualizar-te ainda melhor, imaginar, sonhar... E a primeira eco é já para a semana, aí sim, com imagem de ti, do nosso segundo bebé que muito desejamos.

Estarás, então, com 8 centímetros!
Isto foi o que encontrei na net a resumir tudo:

4º mês lunar - 13ª semana
O bebê pode chegar a 78mm de comprimento e pesar em torno de 20g.O feto está completamente formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais.Agora se inicia a fase de maturação dos órgãos. Engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas. O útero ocupa a parte superior da pelve, mais ou menos 10cm abaixo do umbigo. Alguns quilos a mais aparecem e a irritabilidade diminui. Fique atenta a todos sinais de seu corpo.

A mummy anda muito contente porque, ao contrário do teu mano, estás a dar muito menos enjoos. Apenas pelas 19h começam a aparecer em força, e por vezes são mesmo relâmpago! VVVUUUOOOWWWAAASSSSHHHH! ...

... quando damos pela mummy, já ela está na casa-de-banho.
=\

De resto, a barriga está perfeitamente idêntica à gravidez do mano. ainda não notámos diferenças. Dizem que fica maior mais cedo, mas para já, está a ser igualzinho.

Espero que estejas muito, muito bem aí dentro, quentinho e seguro.
Cá fora o mundo espera. Mas terás imenso tempo para estragar os cortinados, móveis e até arreliares com o mano por causa dos brinquedos ou do comando da televisão.




CARROS

1 comments
Eia, filhão!

Pois então não é que, finalmente, conseguiste ficar 15 minutos inteiros a ver um filme!? E qual haveria de ser? Pois bem, só podia mesmo ser o "CARROS"!
=D


Pela primeira vez, ficaste absorvido pelas personagens e completamente enredado nas imagens. Rias-te sempre que apreciam os teus favoritos (o vermelhinho e o dentinhos), e para além disso vibraste a bom vibrar com a corrida final.

És, definitivamente, um fã de carros e de bolas.
(já para não falar que ultimamente só adormeces agarrado a um dos teus popós!)

03 julho 2008

Finalmente uma noite em cheio!

2 comments
Pois é filhão,
pela primeira vez desde há muito tempo, dormiste uma noite inteirinha!
=D

Talvez tenha ajudado um dia inteiro onde apenas dormiste uma sesta curtinha, e o facto de termos tido a visita do teu tio Fred que já assinalou a marca dos 31 aninhos.

Claro, tu também já és grande! Claro que sim.
Mas foi pena estares tão, tão, tão KO que já não pudeste assistir ao apagar das velas.

Estes próximos dias, no entanto, serão para acompanhar com cuidado os milímetros da tua pele porque na creche já nos avisaram de um caso de escarlatina e outro de varicela...

-.-

27 junho 2008

Manos

0 comments
Pois é filhos,
hoje com a visita do padrinho do Martim, começaram as primeiras reflexões sobre o tema.
A mummy pegou ao colo na vossa prima e eis que tu Martim logo ficaste de olho pespegado na situação. Não sei que estarias a pensar, mas de facto ocorreu-me logo que a tua prima nos braços da mummy poderia ser a tua mana/mano, e de súbito foi como se já me visse daqui a 2 anos a esta parte.

Nunca, em tempo algum, me imaginei há sequer 4 anos como pai de dois filhos. A vida ainda só então começara a ficar mais cor-de-rosa, com o reencontro com a vossa mãe. E no entanto, estes anos volvidos, e graças a ela e ao seu amor, a nossa relação cresceu e eis-me aqui, com um filho de 15 meses e um bebé a crescer lindíssimo na barriga da mãe, perfazendo hoje já 10 semanas.

Nem sei bem o que pensar.
Temo apenas pelo futuro, relembrando o caos do mundo que a cada dia se agudiza mais e mais.

Faço por esquecê-lo rapidamente. Aproveitar a hora presente. Aproveitar o agora. Aproveitar o "já". Aproveitar o instante que não volta nunca mais.

Os dias virão e não faço qualquer ideia de o que o futuro nos reserva. Mas se a fé em nós e se a nossa união nos trouxer as pequenas grandes alegrias como até aqui têm acontecido, será certamente um tempo maravilhoso. E às dificuldades que aparecerem, só vejo, cada vez mais, uma única solução possível: o apoio incondicional da família. Sem ela, somos muito menos. Menos homens. Menos gente. Menos seres humanos. Menos alma.

Os Primeiros Passinhos!!!

1 comments
E foi hoje, filhão!
=D

Ao início da tarde, agarrado ao teu copo de água numa das mãos, eis que deste os teus primeiros passinhos totalmente sozinho. Foste de um quarto para o outro, o corredor todo, a cozinha em todo o comprimento, e, claro, excitadíssimo, a rires-te com mil gargalhadas em total estado de plena felicidade.

Ao final do dia, o teu padrinho já te encontrou mais tímido e cansadito, ams ainda assim deste um ar de tua graça.

Levantas-te já de uma forma mais ágil e sentas-te igualmente como um raio, sem hesitar.

Só as noites, essas malandras, te fazem acordar pelas 2 da manhã e ficas por vezes hora e meia no acorda-adormece e a chamar por nós de cada vez que despertas. Não admira, portanto, que hoje eu e a mummy nos atiremos á cama à mesma hora que tu.

Farras de sexta-feira?
Pois sim...

 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez