15 julho 2008
Faltam 2 dias
Já quando estávamos na gravidez do Martim, a semana anterior às ecografias era de enorme ansiedade.
Esta quinta-feira virá, portanto, a verdadeira primeira ecografia, onde o nosso mais pequenino já conta com quase 13 semanas.
Talvez pelo facto da barriga ainda se notar pouco, ou talvez porque é simplesmente um receio habitual e que nós já esquecemos que "faz parte", seja como for não conseguimos deixar de estar a contar as horas até ao dia.
Como estará o nosso pequenino? Estará tudo bem? Conseguiremos já ver se é rapaz ou rapariga?
Corre, tempo! Corre!
13 julho 2008
12 Semanas e a Barriga deixa a mãe preocupada
Labels: desejo, dúvidas, família, mãe, pensamentos, receios, saúde
a mana/mano está na barrigucha da mummy há já 12 semanas, mas o tamanho da mesma deixa a mãe preocupada, porque acha que já deveria estar maior.
Na quinta-feira haverá ecografia. Valha-nos isso. Lá vai o DVD RW para guardarmos as imagens do que desejamos seja um cenário perfeitamente normal, sereno, tranquilo, de paz, onde tudo esteja bem com o nosso mais pequenino.
Vamos por estas alturas olhando as tuas fotos, Martim, relembrando o que eras também nesta altura, ainda na barriga. E dando depois um pulo para o tempo de há 1 ano atrás, e é como se não fosse um ano, mas dois!
Meu Deus!!!
Como é isto possível!?
Como cresceste tanto!?
Como tanto já mudou!
Olhamos depois a barriga da mummy e fazemos o exercício contrário, imaginando daqui a 2 anos como todos estaremos, e desejando do fundo do coração que estejamos simplesmente bem, felizes, de sorriso nos lábios e a viver a vida em pleno.
Por ora,
a mummy lá vai sentindo os seus receios que esperemos não passem disso, e na quinta-feira venha a segunda ecografia.
O Pior Pesadelo de um Pai
os domingos têm destas coisas.
Passamos todo o final de sexta-feira e mais ainda o sábado e domingo inteirinhos contigo, e agora que as doze badaladas de domingo se aproximam, é com um aperto no coração que os minutos passam.
Sabem cada vez menos bem as horas longe de ti. Talvez porque cada vez mais te entregues às maiores brincadeiras e as conquistas sejam diárias, fascinantes e mais que muitas. Mas aquela frase de elevador em que todos nós suspiramos pelo euro-milhões faz, de facto, todo o sentido, verdadeiramente, sinceramente, totalmente.
E no entretanto, outro aperto na garganta.
Olho para ti a brincares na tua cadeirinha das refeições, enquanto eu e a mummy acabamos de jantar. E vem-me ao pensamento o pior pesadelo para qualquer pai: não conseguir dar o melhor para os seus filhos.
É claro que a noção "do que é o melhor" é muito relativa e varia de pais para pais, mas eu vejo o melhor como simplesmente o natural: não passar necessidades básicas, ter conforto, segurança, carinho, educação, diversão e, acima de tudo, a nossa presença.
São valores básicos, fundamentais, e contudo alguns deles cada vez mais difíceis de conseguir.
A educação, onde um colégio privado pode ser bom ou péssimo, e onde uma escola pública pode ser excelente ou péssima, é o melhor exemplo. Tudo depende. Não há certezas absolutas. Mas qualquer pai gosta de poder decidir sem entraves perante uma situação difícil, não estando obrigado à subjugação de uma situação inevitável.
Poder decidir.
Ter latitude para.
Autonomia.
No fundo, é isso que todos os pais de hoje procuram.
Numa palavra: Segurança.
Sabermos que não estamos cada vez mais limitados mas sim que podemos e temos amplitude para decidir, optar, escolher. E ter esta liberdade é, de longe, um grande contributo para se viverem os dias mais desafogadamente.
08 julho 2008
Quase, quase 12 semaninhas!
Labels: alegria, brinquedos, desejo, dúvidas, família, mãe, pai, pensamentos
são quase 12 semanas.
As preocupações no trabalho do paizão foleiro e o teu mano cheio de energia por vezes roubam-nos o tempo devido ao milagre da vida que aí está, em ti, a nascer um centímetro mais a cada semana que passa.
Hoje andei a espiolhar no Google imagens de bebés com 12 semaninhas, nas barriguchas das suas mãezocas. E é bom, ver estas imagens, porque conseguimos visualizar-te ainda melhor, imaginar, sonhar... E a primeira eco é já para a semana, aí sim, com imagem de ti, do nosso segundo bebé que muito desejamos.
Estarás, então, com 8 centímetros!
Isto foi o que encontrei na net a resumir tudo:
4º mês lunar - 13ª semana
O bebê pode chegar a 78mm de comprimento e pesar em torno de 20g.O feto está completamente formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais.Agora se inicia a fase de maturação dos órgãos. Engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas. O útero ocupa a parte superior da pelve, mais ou menos 10cm abaixo do umbigo. Alguns quilos a mais aparecem e a irritabilidade diminui. Fique atenta a todos sinais de seu corpo.
A mummy anda muito contente porque, ao contrário do teu mano, estás a dar muito menos enjoos. Apenas pelas 19h começam a aparecer em força, e por vezes são mesmo relâmpago! VVVUUUOOOWWWAAASSSSHHHH! ...
... quando damos pela mummy, já ela está na casa-de-banho.
=\
De resto, a barriga está perfeitamente idêntica à gravidez do mano. ainda não notámos diferenças. Dizem que fica maior mais cedo, mas para já, está a ser igualzinho.
Espero que estejas muito, muito bem aí dentro, quentinho e seguro.
Cá fora o mundo espera. Mas terás imenso tempo para estragar os cortinados, móveis e até arreliares com o mano por causa dos brinquedos ou do comando da televisão.
CARROS
Pois então não é que, finalmente, conseguiste ficar 15 minutos inteiros a ver um filme!? E qual haveria de ser? Pois bem, só podia mesmo ser o "CARROS"!
=D

Pela primeira vez, ficaste absorvido pelas personagens e completamente enredado nas imagens. Rias-te sempre que apreciam os teus favoritos (o vermelhinho e o dentinhos), e para além disso vibraste a bom vibrar com a corrida final.
És, definitivamente, um fã de carros e de bolas.
(já para não falar que ultimamente só adormeces agarrado a um dos teus popós!)
03 julho 2008
Finalmente uma noite em cheio!
pela primeira vez desde há muito tempo, dormiste uma noite inteirinha!
=D
Talvez tenha ajudado um dia inteiro onde apenas dormiste uma sesta curtinha, e o facto de termos tido a visita do teu tio Fred que já assinalou a marca dos 31 aninhos.
Claro, tu também já és grande! Claro que sim.
Mas foi pena estares tão, tão, tão KO que já não pudeste assistir ao apagar das velas.
Estes próximos dias, no entanto, serão para acompanhar com cuidado os milímetros da tua pele porque na creche já nos avisaram de um caso de escarlatina e outro de varicela...
-.-
27 junho 2008
Manos
hoje com a visita do padrinho do Martim, começaram as primeiras reflexões sobre o tema.
A mummy pegou ao colo na vossa prima e eis que tu Martim logo ficaste de olho pespegado na situação. Não sei que estarias a pensar, mas de facto ocorreu-me logo que a tua prima nos braços da mummy poderia ser a tua mana/mano, e de súbito foi como se já me visse daqui a 2 anos a esta parte.
Nunca, em tempo algum, me imaginei há sequer 4 anos como pai de dois filhos. A vida ainda só então começara a ficar mais cor-de-rosa, com o reencontro com a vossa mãe. E no entanto, estes anos volvidos, e graças a ela e ao seu amor, a nossa relação cresceu e eis-me aqui, com um filho de 15 meses e um bebé a crescer lindíssimo na barriga da mãe, perfazendo hoje já 10 semanas.
Nem sei bem o que pensar.
Temo apenas pelo futuro, relembrando o caos do mundo que a cada dia se agudiza mais e mais.
Faço por esquecê-lo rapidamente. Aproveitar a hora presente. Aproveitar o agora. Aproveitar o "já". Aproveitar o instante que não volta nunca mais.
Os dias virão e não faço qualquer ideia de o que o futuro nos reserva. Mas se a fé em nós e se a nossa união nos trouxer as pequenas grandes alegrias como até aqui têm acontecido, será certamente um tempo maravilhoso. E às dificuldades que aparecerem, só vejo, cada vez mais, uma única solução possível: o apoio incondicional da família. Sem ela, somos muito menos. Menos homens. Menos gente. Menos seres humanos. Menos alma.
Os Primeiros Passinhos!!!
Labels: alegria, família, fun, genica, GRANDE DIA, padrinho
=D
Ao início da tarde, agarrado ao teu copo de água numa das mãos, eis que deste os teus primeiros passinhos totalmente sozinho. Foste de um quarto para o outro, o corredor todo, a cozinha em todo o comprimento, e, claro, excitadíssimo, a rires-te com mil gargalhadas em total estado de plena felicidade.
Ao final do dia, o teu padrinho já te encontrou mais tímido e cansadito, ams ainda assim deste um ar de tua graça.
Levantas-te já de uma forma mais ágil e sentas-te igualmente como um raio, sem hesitar.
Só as noites, essas malandras, te fazem acordar pelas 2 da manhã e ficas por vezes hora e meia no acorda-adormece e a chamar por nós de cada vez que despertas. Não admira, portanto, que hoje eu e a mummy nos atiremos á cama à mesma hora que tu.
Farras de sexta-feira?
Pois sim...
25 junho 2008
9 semanas e 4 dias!!! Já aí vens! =D
A consulta correu muito bem.
A médica obstetra da mummy encontrou logo o bebé na barrigucha, e o coraçãozinho ali estava, a bater, pum-pum-pum-pum. A dada altura um bracinho se levantou, como a acenar "Olá! Estou a caminho!", e claro, a felicidade foi suprema.
Hoje ao longo do dia ainda me lembrei várias vezes, por causa da tradição familiar da mummy: "pôxa... e se são gémeos?".
Falizmente está tudo normal. Quer dizer, falta agora fazer o rol de exames, mas o peso da mummy é igualzinho ao da tua gravidez e apenas os enjoos são menores, aparecendo sobretudo pelas 19:30h / 20h.
É um grande dia de S.João!
As avós nem queriam acreditar, sobretudo a tua vó Tilde, que só depois do paizão insistir mu(uuuuuuuuuu)ito é que lá resolveu cair em si e acreditar. =D
24 junho 2008
Um Dia Decisivo - Ecografia 8 Semanas - SERÁ?
Pode ficar a saber-se tudo, ou nada, ou assim-assim.
Não sabemos se tens um mano ou mana a caminho, mas a verdade é que o PREDICTOR já nos avisou de que a mummy está, pelos vistos, gravidíssima.
Falo com mil cautelas porque, da primeira vez, também tudo apontava para tal e, no entanto, tratava-se apenas de um ovo branco, o que nos deitou profundamente abaixo e frustrou todas as expectativas e alegrias. O desconhecimento e o excesso de confiança levaram-nos a ter um baque ainda maior, pelo que agora estamos, pelo outro lado, muito, muito cautelosos.
Ao contrário da primeira vez e do trauma que foi passar por tudo aquilo, pelo menos agora conforta-nos saber que a mummy está com muitos enjoos, tal como aconteceu com a tua vinda.
Logo mais, pelo final da tarde, há consulta na obstetra e possível ecografia vaginal. Esperemos que tudo esteja bem.
19 junho 2008
De volta de férias - E Agora?
Labels: alegria, brinquedos, família, fun, GRANDE DIA, mãe, pai

Pois é filhão, agora custa! E como!
Foram quase duas semanas de 24 horas inteirinhas a vivê-las contigo.
Coimbra, depois mar e praia, e depois Porto.
E agora: a labuta! De volta à labuta. E tu de volta ao infantário. Ai...

Podia ter sido pior. De manhã contou a tua amiga A. que custou um pouco, mas à tarde já estava tudo nos conformes. Continuas a comer melhor na creche do que em casa (arroz e almôndegas e ainda sopa, sempre a abrir!) e todos notaram que voltaste mais mimalho e chuchão.

Dar os primeiros passos?
Humm... devagar, devagarinho, com cautela, muita cautela!

A experiência da areia foi similar a muitas outras crianças: primeiro estranhaste, e depois não querias outra coisa. Muito nojentinho ao primeiro dia, super-cauteloso ao segundo e a partir do terceiro adoravas mexer e atirar a areia. O pesadelo, para nós (claro está) era quereres levar tudo à boca.


O mar, esse, estava revolto e agreste, com rebentação sonora e violenta. Mas como nunca viste outro, presumo que para ti não fizesse qualquer espécia, uma vez que não tinhas ponto de comparação. Seja como for, o medo era algum, e só ao colo aguentavas estar ali. Mas aprendeste a palavra num instante e não te chateavas de estar ali perto da espuma das ondas por tempos infinitos. O iodo, esse, fazia maravilhas: toda a ranhoca cá para fora!!!

O problema foi mesmo o dormir.

Como a casa não tinha persianas, mas apenas portadas, a partir das 3 da manhã havia sempre alguma claridade. Isso, e a excitação da praia, e está-se mesmo a ver o resultado: durante 3 dias, toda a gente ali em casa tinha de estar acordada até às 5 da manhã, altura em que o cansaço vencia tudo.
Uff!
06 junho 2008
Dormir Sozinho - Regras
Do que muitos de vocês falaram e do que lemos cá em casa, eram comum dois pontos:
- regras
- disciplina
Passámos a juntar todas as dicas que nos pareceram mais úteis e realistas ao nosso caso.
Estamos todos os dias a acalmar o Martim pelas 9h30, 9h45min, e depois deitamo-lo na caminha dele, sem brinquedos nenhuns, apenas o seu ursito de companhia. Vemos um ou dois livros, e após isso, apagamos a luz ténue que ainda restava no quarto.
Nos primeiros dois dias foi duro, porque o nosso herói logo se levantava e queria brincar mais, mas com insistência e determinação e muitos mimos ele hoje começa a perceber que assim que a luz fecha, é mesmo para deitar. Ao fim de 4 dias, creio que é uma conquista enorme!
Ainda um de nós fica no quarto, com ele. Mas ontem praticamente a presença já não precisou ser física. Já não precisámos dar-lhe a mão ou fazer festinhas. Bastou estarmos ali, e ao fim de uns minutos o nosso pimpolho já ressonava.
Acreditamos que vão haver contratempos e um dia ou outro a coisa pode correr menos bem, sobretudo com as férias, mas no essencial aprendemos com as ideias e experiências de todos vocês que sim, o principal nesta fase de habituação ao dormir sozinhos não é deles, é mesmo nosso, os pais.
Um pouco de rotina com regras mais ou menos estritas, disciplina e pouco coração de manteiga e com conversa meiga mas firme o Martim está a começar a chegar lá.
Obrigado a todos, portanto!!!
=)
01 junho 2008
Adormecer Sozinho
tem sido muito difícil ter um horário rígido para o teu adormecer.
Isso e chegar a uma estratégia clara para te começares a habituar a adormecer sozinho na tua caminha.
Chegando a casa pelas 18h e jantando nunca antes das 20h, a hora do acalmar tem rondado as 21h e o adormecer pelas 21h30 ou por vezes 22h. Ou seja, há dias em que às 21h30 já dormes profundamente, mas também há dias em que já passa das 22h e estou eu e a mummy a revesarmo-nos de paciência há mais de uma hora para te conseguir adormecer!!!
Ler-te histórias, cantar cantigas de embalar, mostrar-te um livro, deitar-te connosco, ... nada! Por vezes, parece que tudo o que nós fazemos para te adormecer só te desperta gargalhadas.
O esquema natural e que ainda vai resultando é: um pouco de colo e embalo às escuras (mesmo às escuras), e quando já os olhos fecham deitamos-te na cama. Mas isto está no fim. Já pesas bastante, e o tempo é de começares a ganhar autonomia. Contudo, as ainda poucas tentativas de te pôr na cama e ter-te aí a adormecer não têm resultado senão numa imensa caminhada onde fazes tudo, menos acalmar e dormir.
A minha pergunta é:
- E convosco?
- A que horas conseguem adormecer os vossos filhos?
- Que técnicas usam?
29 maio 2008
Os brinquedos preferidos por vezes são escolhidos assim
Labels: alegria, brinquedos, desporto, família, fun, genica, GRANDE DIA, pensamentos
Quer dizer, até lhes ligas, e adoras brincar com eles, mas simplesmente por vezes decides irromper pela casa fora e, vai daí, há uma coisa ou outra que te atrai a atenção e com a qual te demoras horas e horas.
Uma delas são molas da roupa.
Ora bem, que miúdo não adora as tão perigosas molas de roupa!
E desde que começas a dar os teus primeiros passos, sempre agarrado a qualquer coisa e muito, mas mesmo muito cauteloso, viraste-te para os bancos de 4 patas da IKEA! Ficas em completo estado de êxtase! É o delírio!
Agarras-te a duas das patas e aqui vai disto. Empurras o banco casa fora e sais disparado a CORRER!!! Qual cautela, lá se vai toda a cautela! Ficas louco e desvairado, ris-te a mil, e corres a dez mil! Ficas nisto uns bons minutos, e já te desvias dos móveis, dás meia volta, páras, arrancas, tudo sozinho. Mas aqui o paizão foleiro ainda não aguenta não estar sempre atrás, não vá alguma acontecer de repente...
Hoje lembraste-te de dificultar o cenário. Colocaste um carrinho da Imaginarium em cima do banco, e empurravas pela casa até o carrinho cair; depois paravas, cautelosamente baixavas-te e apanhavas o carrinho, e voltavas a empurrar, tentando não deixar o carrinho cair!
Uau!
Para gáudio meu e da mummy, isto cansar-te-ia de tal modo que adormecerias num ápice................... . São neste momento 23:18h e eu estive meia-hora a tentar adormecer-te. Mais não consegui que amolecer-te. Passou a vez da mummy. Faz agora 5 minutos que não te ouço rir.
Será que já posso lançar foguetes?
=)
Dentes
Os dois de cima foram os primeiros, quais sacholas.
Seguiram-se os de baixo e, a julgar pela pele cozida em volta dos lábios, vermelha e Cheia de borbulhinhas, creio que vêm mais a caminho.
O Halibut estava a melhorar qualquer coisa, mas essa saliva ácida estava dia a dia a ganhar espaço.
Felizmente que na escolinha o creme de lá é bem mais eficaz (Cica-qualquer-coisa).
Deram-nos um pedacinho num boião, que trouxémos para casa, e as melhoras já estão à vista!
Falar a língua dos animais
pois é,
desde há quinze dias para cá:
Como faz o papagaio da vizinha?
(tu) - Há! há! há!
Como faz o cão?
- ûm, ûm, ûm
Como faz o leão?
- Hááááááááá!
Como faz o gato?
- meeeee...
Como faz a vaquinha?
- muuuu.
E hoje foi assim:
Como faz o pato?
- Quá, Quá, Quá!
=D
Mais um animal para a conta!
Para 14 meses, nada mau, já saber falar a linguagem dos animais, hein!?
19 maio 2008
18 maio 2008
Aos Avós
Labels: alegria, aulas, brinquedos, desejo, família, fun
infelizmente nunca foi possível conheceres o teu avô materno. Faleceu já há alguns anos. Não muitos. Mas tudo o que te podemos mostrar e passar do teu avô Amaral será sempre uma infinitésima parte minúscula do que poderias descobrir se ele estivesse connosco.
E digo-te isto de coração sentido, porque olhando para trás, nestes 14 meses de vida cheia que tens tido, foram os teus avós quem têm sido mais próximos, afectuosos e extremamente protectores quanto à tua saúde, felicidade e futuro.
Não podemos queixar-nos de absolutamente nada. Tens, de facto, uns avós absolutamente maravilhosos. E também eu e a mummy só temos a agradecer a ajuda e apoio que nos foram dando sempre. Tirando essa mão enorme deles, teria tudo sido terrivelmente difícil e, nalguns casos mesmo, creio até insuportável, tais foram algumas duras provas que tiveste de enfrentar.
Seja como for, em muito temos a agradecer, em especial, à tua avó materna. Sem o teu avô, tens sido tu uma enorme companhia para ela, e estando ao seu cuidado e apesar das dificuldades que ela tem, foi sempre capaz de te dar o melhor. E por melhor repara que digo mesmo o melhor. Toda essa vida incrivelmente inspiradora e enérgica que tens, sem qualquer dúvida que muito se deve a ti e aos teus avós, muito particularmente à tua avó Milu.
Em todas as tardes que passou contigo, nunca uma única vez se queixou e nem uma única vez caiu na tentação de ter entreter mais facilmente obrigando-te a dormir ou ligando-te a televisão. Dormir e ver televisão são, aliás, para ti, duas coisas sem as quais passas facilmente.
Adoras brincar, mexer-te, correr, gatinhar, atirar os balões ao ar, correr com os carros e, claro, sempre connosco por perto, sempre atirando-te a nós, interagindo imenso e começando desde muito cedo com um raciocínio lógico absolutamente espantoso e surpreedente. Falar, cantar, dançar, são para ti actos de explosão e de expressão naturalíssimos. E creio que em muito deves estar, tal como eu estou, agradecido à tua avó.
Aos avós, a todos mas sobretudo aos teus, só espero que estejam connosco muito e muitos anos mais, porque é de todo uma infância muito mais rica e cheia que terás quanto mais tempo passares com eles, os ouvires, conheceres, descobrires.
Aproveita!
Ao máximo.
09 maio 2008
Meu Deus!, como isto agora está a andar tão rápido!!!
Labels: alegria, família, fun, genica, pai, passeios, pensamentos
=0
Como é que hei-de dizer... tudo agora está a evoluir tão rapidamente!
O gatinhar assumiu variantes estranhíssimas, contigo a querer já pores-te de pé. Tentas empoleirar-te sobre os puffs e cadeiras e até já tentaste subir os degraus do escadote. =0
Os vocábulos aumentam de dia para dia, e sobretudo tornam-se mais claros e ditos de forma mais expressiva.
Os dois dentes de cima, duas valentes enxadas, já se vêem à distância. Os dois de baixo já espreitam; um quinto começa também a querer romper.
O que nós fazemos, tu já imitas na perfeição instantaneamente, sem vacilar; enviar beijinhos, bater palminhas, acenar xau-xau, tapar os frascos, beber água com as próprias mãos, encaixar peças, pôr a mão sobre a nossa para passar a fruta e a sopa com a varinha mágica, ligar e desligar os interruptores, etc.
Mais do que as naturais conquistas, é avassaladora a velocidade com que agora, todos os dias, mostras uma nova descoberta, um gesto que antes não conseguias e agora repetes até à exaustão.
E a prova desse maior à-vontade com o mundo está também na intolerância. Dependes cada vez mais da exploração. Um dia fechado em casa é já uma árdua tarefa. O simples aproximar da porta ao final da tarde desperta-te berrinhos e gemidos de ansiedade, e quando te ponho o casaco e te levo a ver as prateleiras do supermercado, a rua e os cães que os outros passeiam, essa meia-hora ao final do dia a viver mais do mundo é, de repente, para ti, como o maior espectáculo pirotécnico do planeta para os nossos olhos de adultos.