10 fevereiro 2008

As crianças não são extra-terrestres

0 comments
Pois é, filhão,
ouvi já várias vezes, várias pessoas, dizerem como o mundo das crianças é fascinante, porque devem sentir-se como um extra-terrestre aterrando num novo planeta, com tudo de novo para descobrir e aprender.

Discordo.

O mundo das crianças é infinitamente mais amplo e fascinante que o de um extra-terrestre. Porque um extra-terrestre aprende tendo já por referência o seu mundo anterior, balizando as novas descobertas em comparação com as leis que já conhece, do seu mundo de nascença. Uma criança, contudo, vem despojada de tudo, ou quase tudo. Traz consigo apenas algumas lições gravadas nos seus genes, que nós, pais, lhe passámos. Mas tirando isso, é tudo, e mesmo tudo, novo.

Imaginemos nós que nos apagam a memória. A primeira coisa que a partir daqui começamos a pensar é na perda de referências aos nossos familiares, aos locais que conhecemos, às experiências que já vivemos. Mas temos de pensar que para uma criança isso é ainda o mais insignificante. Sobretudo neste primeiro ano.

Ao observar-te a ti, Martim, convenço-me ainda mais dessas fantásticas e absolutamente incríveis horas em que tocas e tentas perceber a textura da madeira da mesa, a textura do ferro de uma grade, de uma trave de madeira rugosa de um banco... Como a laranja que se corta é tão diferente por fora face à parte de dentro. Como o cheiro e textura ácidas são uma coisa tão estranha. Como o pai traz pêlos no peito e a mãe não traz. Como o teu próprio corpo traz consigo pernas, pés, braços, mãos, e afinal tu és quem os controlas. Como aquela coisa (que se chama pega) naquela outra coisa (que se chama porta) serve para meter a mão e abrir. E como dentro daquela coisa grande (armário) existem tantas outras coisas coloridas e com tantas formas diferentes e estranhas (pacotes, embalagens, caixas, ...)

Uau!

Isto não é ser extra-terrestre.
Isto é o começo da Vida.

E nós, pais babados, damo-nos hoje conta, com a consciência de adultos que já temos, de todo um processo que também nós fizemos há alguns anos atrás. E é maravilhoso imaginar como uma criança, nestes primeiros anos de vida, tem tamanhos dias recheados de experiências tão unicamente novas, absolutamente novas, exclusivas, nunca vividas. Dias em que com a ponta dos seus dedos curiosos e tímidos, dos olhos ávidos, da boca que tudo absorve e dos restantes sentidos atentos assim vai por tais pequenas grandes coisas pela primeiríssima vez descobrindo, tocando, cheirando, sentindo e vivendo tudo.

E a partir daqui, a partir dos primeiros meses de total vazio que vão velozmente passando e ficando preenchidos por parte deste Mundo inteiro, podemos dizer que se perde a inocência, o Mundo começa a ganhar forma, alguns rostos uma identidade, e nada, rigorosamente nada, será como dantes.


Conchas e Serafina

0 comments
Depois de ontem Belém ter sido o local de passeio, eis que hoje nos juntámos às centenas que no Parque da Serafina rolavam pelas pequenas colinas, jogavam à bola, conduziam triciclos, bicicletas e motoretas, davam pão aos patos, olhavam as colinas de Lisboa do miradouro ou simplesmente corriam atrás de um filho mais endiabrado que teimava em não querer voltar para casa.

É pena que Lisboa não tenha mais espaço especificamente recheados de brincadeiras e pensados para as famílias com crianças pequenas. Para além do Parque das Conchas, poucos outros locais existem com bastante espaço e bem cuidados para que nos amontoemos todos e a mais mil crianças, sem problemas, cheios de diversão, alegria e muitas passeatas para os cansarmos e trazermos para casa a dormir bem ferrados.

03 fevereiro 2008

Té, Dé, Dah, Babah, Pah,...

1 comments
Pois é, filhão,
ontem foi um dia e pêras!!!
=D



De manhã fomos à Knick-Knack buscar a tua cadeirinha, montámo-la no carro e demos uma volta muito pequenininha. É claro que adoraste andar voltado para a frente, de perna aberta e braços bem apoiados. Um delírio! Mas vais ter ainda de esperar um pouco porque apesar de teres passado os 10 meses e os 9kg, ainda cabes bem no ovinho da Chicco.



Á tarde, fomos com a avó, todos juntos, passear uma hora e meia para o parque das conchas, onde deliraste a ver todos os meninos vestidos carnavalescamente. Demos depois um giro na pequena mata ao lado, e por aí adormeceste. Nova volta, para ver a fonte sem água e o parque aqui e acolá mais ou menos cuidado, e lá fomos dar-te o iogurte para, dali, abalarmos ao Odiivelas Parque.

E como nem todas as Benetton são iguais, a loja do Odivelas tinha artigos simplesmente delirantes e a 70%, daí que com 50 eurinhos te tenhamos comprado meias, bonés, casacos, kispos, camisolas de algodão, calças de ganga e calças de algodão. E só não foi mais porque tu por vezes enganas ainda um bocado com os tamanhos, e não vale a pena arriscar muito.



No Feira Nova tiveste que fazer beicinho, para montar nocarrinho de compras, e depois para sair de lá é que foram elas. Chegado a casa, ainda excitado, ficaste umas boas duas horas a falar como poucas vezes.

"Mamã" é que ainda não saiu, para tristeza da mummy que cada vez mais fica ainda mais triste por nunca mais te ouvir dizer as duas sílabas mágicas...

31 janeiro 2008

Ai os bibelots lá de casa!!!

0 comments
Pois é, filhão,

toda a gente que vai lá a casa ou com quem nós falamos pergunta por ti.
Lá vamos dizendo que já te queres por em pé, pouco gatinhas (rastejas é o verbo mais correcto) e agarradito às nossas mãos já te fartas de passear pela casa.

Todos nos exclamam que o pior será agora, que vais querer mexer em tudo. Para tirarmos os bibelots das prateleiras mais baixas e etc, etc, yada-yada-yada...

Infelizmente, eu acho que o problema não vai ser que tu mexas nos bibelots...

É que eis senão quando, este fim-de-semana, aqui o paizão te mostrou como se dá chutos numa bola. E tu gostaste. E mostraste à avó. E a avó achou engraçado e, tal como o pai, lá te vai dando azo a que dês chutos nas bolas, amparando-te e segurando-te pelos braços.

O problema é que tu ADORAS dar chutos nas bolas e ris-te perdidamente. És capaz de passar horas nisto. E já dás chutos com uma mestria incrível! E aqui o paizão, claro, já está a ver a vida a andar para trás: não serão essas mãozinhas a deitar abaixo os bonecos espalhados pelas prateleiras, mas sim esses remates que estão a ficar cada vez mais fortes e afinados a deitar, literalmente, a casa abaixo!

10 Meses!!!

1 comments
Pois é filhão,
10 mesinhos!!!!
Xi... e que dizer!?, senão o já comum, que o tempo voa e tu estás cada vez mais fantástico?

Este fim-de-semana passeaste pela primeira vez no triciclo que as amigas da mummy te deram no baptizado e, claro - ADORASTE!



Agarradito ao volante com as duas mãozitas, de gorro na cabeça, muito atento aos pedais, ali ias tu todo contente e com toda a gente a virar a cabeça para te ver melhor e por mais tempo. E tu, como sempre, também ficavas a olhar a malta, de chucha na boca e, por vezes, a largar o volante e a acenar xau-xau!

No domingo, depois de 4 sessões, já querias andar à campeão, sem mãos nem nada! Ora essa, isto é que tu vais ser um Fangio! =0

Acho que tão cedo não te vou emprestar as chaves do carro...

20 janeiro 2008

Para quem pensa ainda que o Noddy é de agora...

0 comments

Rua Sésamo, Músicas e Nostalgias

0 comments
Olá filhão,
foi bom, ver hoje como encontrando estas pérolas no YouTube também tu, a par to pai e da mummy, adoraste as músicas e logo te puseste a dançar e a sorrir.
Eu é que ainda não ganhei para o susto, desde que vi este clip abaixo "O telefone está a tocar", e reparei no padrão do sofá da rapariga e me lembrei depois destas máquinas telefónicas destes tempos que já lá vão!
Ai... que estou mesmo a envelhecer a olhos vistos!




"Vem Ginasticar"



"Pensa lá bem"
(conseguem perceber que é a voz do João Raposo?)

18 janeiro 2008

This is It

2 comments
Olá filhão,
ao longo do dia as notícias catadupam-se.

Um avião que cai.
Novidades no emprego que a médio prazo podem vir a chatear.
Um dia de trânsito.
A noite que continua a cair muito cedo e nos deprime.
O tempo que se esgota.
Amigos que têm pais doentes no hospital.
O noticiário que sempre dá mais tragédia que fortuna, mais desgraça que esperança.
As previsões para o ano, que pouco animam e nos fazem espreitar para o fundo da carteira.
A manhã do dia seguinte que já está tão perto... O relógio dá-nos algumas horas, mas sabemos que o sono ficará com a maior parte.

Estás a terminar o leite. Não te ouço. Deves estar a beber tudo muito bem.
Que bom.

Termino de lavar os dentes.
Fecho a luz e desligo o gás. Confirmo a porta trancada. Entro no quarto e vejo que afinal a tua mãe teve de te adormecer na nossa cama.

Estás a ocupar o meu lado. A minha almofada.
Tanto tu como a mummy já dormem.

Entro de fininho e deito-me na réstia de espaço que sobrou, mesmo à beirinha. Cubro-me a custo para não ficar de costas à mostra e ao frio. Ouço-vos respirar tranquilamente. Encosto-me a ti. Ponho um braço em volta, que te passa por cima e agarra ainda a perna da mummy.

Fecho os olhos.

Está tudo bem.

14 janeiro 2008

Pesadelos?

2 comments
Desde há duas semanas para cá, sobretudo, tens acordado ao início da noite e ao início da manhã, num repente, aos berros estridentes, como se estivesses a ter o pesadelo mais assustador do mundo!

Tanto eu, a mummy como a tua avó, nas primeiras vezes, ficávamos assustados. Habituámo-nos. Mas ainda de vez em quando somos nós a ficar apavorados quando, pela manhãzinha, acordas em berros capazes de levantar da cama o prédio inteiro.

Ouvimos já histórias de que quando os dentes estão a caminho provocam isto, mas ainda na sexta-feira o pediatra te viu as gengivas, e segundo ele, só lá para o ano.

Até agora, achamos tudo muito estranho...
É esperar para ver.

13 janeiro 2008

Consulta Pediatra, Parque & Cadeira

1 comments
Depois de dois meses de tormenta, eis que recuperaste em grande. Voltaste a passar os 8kg., estando agora nos 8.100kg. e no percentil 10. Foi um mês de muita comida, em que sopas e papas e 3 biberões de leite por noite ajudaram a esta subida em flecha.

De qualquer modo, e antes de deitar foguetes, o pediatra aconselhou o resto de Janeiro em casa, até porque andam por aí gripes e gastroenterites em catadupa e precisas de engordar mais meio quilo para ficarmos todos mais descansados.

A compra de um parque, nesta altura, também nos foi desaconselhada; o pediatra aconselhou, em detrimento disso, tapetes espalhados e deixar-te mexer à vontade por aqui e por ali, aprendendo a cair e a começares a levantar-te.

Quanto às cadeiras, obrigado a todos quantos têm enviado salutares conselhos nos comentários. Obrigado também à enorme prestabilidade das funcionárias das lojas Knick-Knack e Toti (C.C.Alegro), que nos souberam ajudar com sinceridade e enorme prestabilidade. Os pontos negativos para o El Corte Inglés...

Preguicite aguda e descobertas diárias

0 comments
Gatinhar - nada.
Pois é, filhão. Preguicite aguda é que não falta. Adoras ficar sentado e esticas-te todo para agarrar as bolas, bonecos ou mordedores, mas se alguma coisa vai para mais longe, ou te atiras de borco e ficas a espernear (qual tartaruga, irritada, sem sair do lugar), ou pura e simplesmente desistes e voltas-te para outro afazer que esteja mais à mão.

O que também não cessa é a tua contínua e persistente atenção para com a maquina de lavar roupa. Sempre que entras na cozinha, temos de te levar lá perto, para comprovares que está desligada. Mas se abres a porta e ficas a espreitar lá para dentro, o negrume da tômbola começa a assustar-te. a máquina de lavar roupa é por isso assim uma espécie de fascínio que também atormenta. Curioso...

Outra das tuas repetições é baixar as golas das camisolas do pai e da mummy, no meu caso para ver os pêlos e tocar neles (a medo, rindo depois), no caso da mummy para ver se há pêlos, e, não os vendo, desenvecilhando-te a tocar no que ali aparece...
=)

Semana a semana, mais e novas descobertas.

PS: hoje adoraste a sopa de maruca, bem como meter a língua numa laranja, que era extremamente doce e te fez lamber os lábios durante uma hora!

09 janeiro 2008

Cadeira para Automóvel: grupo 9-18kg

2 comments
O conselho do Padrinho e de uns amigos do Padrinho vai para a Römer King Plus:
A DECO também aconselha.

07 janeiro 2008

Pedido de Ajuda aos Pais

9 comments
Olá a todos.
Este post é meu e do Martim.
- Olá! (este obviamente sou eu)
- Ba-bah! Ba! (este obviamente é o Martim)

Mais semana, menos semana, iremos finalmente ter o nosso pimpolho sentadinho de frente para a estrada, como gente grande. Mas põem-se agora as dúvidas e indecisões quanto à cadeira a escolher.

Até agora, as opções são estas (sem qualquer critério de ordenação):


MAXI-COSI TOBI


BEBÉ-CONFORT AXISS


BEBÉ-CONFORT ISÉOS TT

O que já sabemos:
- a Tobi e a Axiss retêm melhor a criança fruto da tira de baixo do cinto envolver toda a base da cadeira
- a Iséos TT é a única que se regula e vai ajustando ao crescimento do bebé
- todas são giras
- a Axiss é inovadora pelo sistema rotativo e facilidade de colocação da criança

Circunstâncias / informações-chave:
- o Martim não é uma criança 'grande', tendo tendência para um percentil mais baixo, e sendo portanto mais do estilo 'espigadote'
- o Martim é muito mexido
- o Martim fica sempre com muito calor quando está no 'ovo'/sua bastante
- o Martim agita imenso as pernas

Ok, agora vem o tal pedido de ajuda aos pais:
- se têm alguma destas cadeiras ou outras com as quais estejam satisfeitos, dêem-nos p.f. as vossas dicas. É muito interessante alguma da opinião dada por vendedoras sinceras e prestáveis, mas é-nos extremamente valiosa a vossa opinião também, como pais que passaram por igual decisão e que, diariamente, usam as vossas cadeiras e pensam "fiz a compra certa", ou "se fosse, teria antes comprado a outra, porque...".

Se puderem deixar o vosso comentário, fica-mo-vos gratos.
Desde já, obrigado!

Vivacidade VS. Agorafobia

0 comments
Estás muito vivaço, filhão!
Estás a recuperar bem e os três biberões que bebias durante a noite, de 200ml cada, começam a rarear. Esta última noite apenas o primeiro bebeste todo, sendo que o das 6 da manhã e o das 9:30h bebeste apenas metade. Sinal, certamente (assim esperamos), de que estás a atingir o teu percentil e peso adequados e começas a estabilizar.

Foi uma recuperação fulgurante, de facto, para a qual muito contribiui o carinho e dedicação de todos cá em casa, a disponibilidade da avó para ficar contigo e evitar um regresso precoce ao infantário e, talvez também determinante, a parvoíce do pai nas chegadas a casa e subsequentes brincadeiras... e daí talvez não.

Para mostrar como recolhimento a mais começa a fazer mossa num menino como tu, extremamente sociável, esteve este fim-de-semana, no centro comercial. Desatavas a chorar estridentemente, assim mesmo, de repente, não aguentando nem 5 minutos sentado no carrinho.

Longe vão os tempos em que ias brincando e esticavas a perna sobre os braços do carrinho. Tive-te ao colo o tempo todo. Sorriste e divertiste-te, mas sempre que voltavas ao carro soltavas guinchos de pânico assim que te desaparecíamos de vista.

Estás mesmo a precisar regressar para junto dos teus amigos. Mas vai ser, também, extremamente doloroso. Veremos ainda, quando o pediatra der luz verde, a melhor estratégia. Ou a estratégia possível.

02 janeiro 2008

200 ml

2 comments
Oba, oba, filhão!

A noite passada estavas imparável! Finalmente começas a tentar mover-te pelo próprio pé... ou antes, pelo próprio corpo. Já te atiras para cima de tudo (o que nos prega uns valentes sustos porque ainda não medes distâncias e lá quase bates com a cabeça nos brinquedos) e tentas rastejar sobre o tapete das brincadeiras. Por vezes ficas de tal modo eléctrico que eu e a mummy ficamos sem fôlego, à tua volta, a evitar que metas tudo à boca, que te atires para cima de tudo, que te magoes e que dês cabo dos brinquedos todos de uma só vez.

E a genica foi de tal maneira que suaste as estopinhas, e à meia-noite e meia bebeste, pela primeira vez, 200 ml de leite (!!!).

Para quem há duas semanas bebia 100 ml e para quem há uma semana nos deixava contentes por beber 170 ml, imagina como ficámos boquiabertos ontem!
=D

Esperemos que continues assim, filhão, a comer, a mexer, cheio de vida, sem parar!

01 janeiro 2008

Hino de Portugal - A PORTUGUESA

1 comments
Ora bem, filhão - tu, das duas uma: ou és um patriota devoto, ou um completo anarca!

Então não é que hoje, estava o senhor Presidente da República, Cavaco silva, no seu discurso de Ano Novo aos portugueses, e eis senão quando tu, em pleno hino nacional, desatas a dançar a bom dançar, juntando ainda o teu "é-é-é-é-é".

Se foi por gozo ou por puro patriotismo, creio que de qualquer modo o Alfredo Keil teria gostado.

29 dezembro 2007

Sapinhos

0 comments


E praticamente aos 9 meses, lá te apareceram eles: sapinhos!

Claro que tinha que ser. De 15 em 15 dias alguma nova maleita tem de vir ensombrar a tua saúde. Felizmente, desta vez valeu a pronta atenção da mãe a cada detalhe teu. Vendo as bolhinhas sob o lábio de cima e o de baixo, brancas, não hesitei e dei um pulo à farmácia. Receitaram-te o DAKTARIN, gel, que estamos a pôr 3 vezes ao dia no intervalo das refeições.

Melhorou bastante, muito embora no primeiro dia pouco efeito tivesse feito, com o lábio de baixo a piorar e algumas borbulhinhas vermelhas a aparecerem do lado de fora. A língua, essa, é que continua bastante branca no meio, como se tivesses bebido leite há pouco tempo...



dfdfdf

25 dezembro 2007

É Natal!!! É Natal!!! É Natal!!!

3 comments
E já estás um pouco melhor.
A tosse, essa malvada, continua, mas um pouco menos agressiva.
Continuas a suar imenso no primeiro sono, o que te deixa com ainda mais tosse. Mesmo que nem te coloquemos roupa por cima, na cama, suas imenso. De manhã é a mesma coisa. E isso parece reavivar ainda mais a tosse.

Depois do antibiótico, e agora com o Zaditen, e mais uma bombada uma vez ao dia e mais o ventilan, medicamentos não faltam para te ajudar nesta recuperação. Tens estado muito recolhido, em casa, para evitar recaídas. Hoje vamos a casa do padrinho - - é Natal! A ver se matas saudades da primoca.

Também já estás a tomar protovit - - muita vitamina para te ajudar no crescimento, cortesia do novo pediatra onde passámos a ir, o que nos deixa mais descansados.

Já comes muito melhor, e nos últimos dias tens mantido os 3 biberões por noite, muito embora tenhas passado dos 150ml para 100ml cada. Mais ainda assim, no total, são 300ml de leite desde a meia-noite até às 8:30 da manhã, o que é quase quatro vezes mais do que estavas a fazer durante aquelas semanas de terror (!!!).

A casa agora está mais cheia, com todos os avós e a bisavó, e esta noite, com os presentes da Chicco, foi uma animação. Estás super astuto, inteligente e muito atento a tudo. Aprendeste a meter as bolas no carro andarilho da Chicco com uma pinta imediata, e hoje parecias um miúdo de 3 anos, a acordar 2 horas mais cedo e cheio de energia, como quem diz: "tirem-me da cama que eu quero ir brincar com os meus presentes que trouxe o Pai Natal!!"

Vamos lá, filhão!

21 dezembro 2007

Á-Bá

0 comments
Ou o mesmo é dizer "água", ou outras vezes "comida", ou "papa".
Sempre que tens fome - "á-bá", "á-bá". E assim que vês o biberão, ui-ui-upa-upa, lá ficas tu todo contente a agitar as pernas e a arregalar os olhos!

Também dizes muitas vezes "ba", e outras vezes pareces dizer "pa" quando olhas aqui para o feiosão, mas eu não sei se estás mesmo a dizer "papá" ou se é apenas o único vocábulo que sabes ainda exprimir.

Bem, seja como for, isto agora começa a ter ainda mais piada!

=D

20 dezembro 2007

Vem Aí o Natal e o Meu Presente Eu Quero Que Seja...

2 comments
...saúde e muita alegria!
Porque já chega de tosses, de constipações, viroses, laringites, otites e mais o quê de maleitas que só te roubam peso.

É o que eu quero este Natal, filhão!
Que tu e todos os meninos e meninas possam passar uma quadra cheia de festa, de boa-disposição e com muitos mimos e muito carinho, sempre a comer bem, a brincar, a aprender e a divertirem-se em pleno.
 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez