Mostrar mensagens com a etiqueta mãe. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mãe. Mostrar todas as mensagens

06 junho 2006

o corpo

0 comments
a tua mãe hoje teve a prova incontornável de que o corpo dela mudou.
com a nossa primeira tentativa, e apesar de teres ainda decidido aguardar mais um pouco, o facto é que o corpo dela mudou, começou logo a adaptar-se à tua chegada e em apenas dois meses alargou um poucochinho e a barriga dilatou-se ligeiramente.

hoje não conseguiu vestir as calças mais apertadas que tinha.
eu não consegui perceber se ficou triste por não conseguir vestí-las ou porque deixou de as conseguir vestir e afinal tu partiste... Acho que foram as duas coisas. Mas acho também que por um lado ficou contente por ver como o corpo dela iniciou logo uma adaptação à maternidade, à tua chegada. É um corpo lindo, magnífico, esplendoroso, e que tu vais adorar abraçar, beijar, agarrar e amar, tal como aqui o pai faz todos os dias.

também tu terás um corpo maravilhoso.
quem sabe, se serás rapaz ou rapariga, ou ambos.
a verdade é que o tempo passa, o nosso corpo cresce, transforma-se, range, estica, e segue connosco p'ra todo o lado.

por ora, os dias prosseguem e vamo-nos preparando para a tua chegada. não sabemos se já estarás pronto, mas desejamos-te imenso. queremos que venhas com vontade, com muita energia e imensa alegria; que seja porque também tu o desejas e porque ambicionas a Vida e toda a magnífica experiência.

resta-nos deixar passar mais algum tempo e ter esperança que um dia estaremos também nós a agarrar o teu corpo pequenino, a sorrir ao teu choro recém-nascido e a ensinar-te as primeiras palavras.

( não digas nada à tua mãe, mas eu acho que as primeiras palavras que tu devias aprender e que eu te vou ensinar são: malandrice, cerveja, férias, machu pichu e rock and roll; também acho que em vez de dizeres uma única palavra, a primeira vez que falasses podias logo dizer uma frase inteira, tipo "ó mãe, eu quero que tu compres um relógio novo ao pai com o dinheiro que vocês andaram a poupar para mim" - repara que na mesma frase dirias "pai" e "mãe", não deixando ninguém chateado! o que achas!? )

03 abril 2006

em recuperação

0 comments
olá filhote.

este sábado a tua mãe andou bastante melhor.
passeámos pelo parque eduardo VII, pelo jardim da Amália, pelas ruas, fomos à Zara (onde a tua mãe comprou uma camisa de cetim que lhe assenta espectacularmente) e depois fomos ao cinema. Ficou bem mais animada.

Depois, de surpresa, arranquei e levei-a ao cabo espichel.
era uma da manhã quando chegámos. A Lua estava a desaparecer e ficámos a vê-la. Desapareceu por completo, num misterioso eclipse ou coisa parecida. No céu, a tua mãe disse adeus a uma estrela muito, muito brilhante. Disse que eras tu que estavas ali em cima, a brincar e a dizer olá.
- Olá Diogo!, disse ela baixinho.

Olhamos-te os dois. Eu tentei tirar uma fotografia, mas apesar da exposição demorada, as pilhas foram-se! Troquei por outras e a segunda tentativa mostrou apenas um céu com uns pontinhos muito fraquinhos. Ali estavas tu, tão pequenino e brilhante.

Temos que acreditar que o que aconteceu foi apenas um percalço, algo normal e Natural (assim, com N grande). Tu vais nascer. Forte e saudável. Provavelmente em Maio, para seres teimoso como uma mula, igual aos teus avós!

Até lá, vamos falando por aqui.
Um abraço muito, muito forte, filhote!

27 março 2006

tempos mornos

0 comments
a tua mãe já está melhor.
fomos no sábado, de novo, ao Dª. Estefânia; a médica diz que o corpo dela está a reagir normalmente e recomendou que tomasse a pílula logo a partir de sábado.
nesse dia vimos lá uma mãe grávida de 5 / 6 meses, que afectou inclusive as próprias médicas de serviço; não soubémos o que se passou, mas o rosto daquela mãe e as lágrimas que ela verteu ao sair, quase sem se conseguir mexer, creio que nunca mais nos sairão da memória...

tu, pelo teu lado, terás de continuar a brincar por aí, algures onde estejas, saltimbanco por entre nuvens e jogos e cenários incríveis; os próximos três meses são para recuperação da tua mãe.

hoje ainda ficou em casa; está lá a tua avó, com ela; eu sou-te sincero - preferia que ela tivesse ido trabalhar, ocupar-se, enfrentar o mundo e partir o mais cedo possível para um recomeçar.

ainda correm algumas lágrimas, sobretudo no silêncio da noite quando o sono não chega, sobretudo quando se lembram datas que deveriam estar a acontecer; agora, só daqui a uns tempos...

vamos nós por aqui falando, no entretanto.

13 março 2006

barriguinha, et. al.

0 comments
A tua mãe todos os dias se olha ao espelho e tenta medir o quase imensurável: quanto já cresceu a barriguinha dela, ou talvez dizendo de outra forma: quantos metros tu já tens!

Eu já lhe disse que estas coisas levam tempo e como é a primeira gravidez dela ainda vai demorar a notar-se, mas que ela não se preocupe, que tu já deves andar aí por uns valentes metro e vinte, mais coisa menos coisa (desculpa se não acertei).

De qualquer forma, de hoje a oito dias terás a tua primeira Ecografia, esta sim, onde dará para ver como estás em forma, como bate o teu coração, qual é o teu filme favorito...

Até lá, vou-te pondo a par de mais umas quantas coisas verdadeiramente importantes na vida, como esta, por exemplo: o campeonato este ano está bem renhido! Nem fazes ideia! Vai ser até ao último jogo!!!

08 março 2006

ginecologia obstetrícia

0 comments
foi ontem a primeira consulta 'truly serious' da tua mãe.
estava nervosa, claro - a primeira consulta com a nova ginecologista.
levou uma ensaboadela de lições alimentares, cuidados pré-maternais e rituais de etiqueta sobre como usar a faca do barbecue sem sujar a camisa (ehr, acho que esta última não deram muito a fundo)...

a surpresa?
- pelos vistos, tens menos semanas do que supunhamos, pelo que a probabilidade de nasceres na mesma e igual data de aniversário da tua mãe é muito grande. Por mim, seria excelente! Estou-me sempre a esquecer e a confundir datas; assim, seria óptimo! Ah, e partilhavam as prendas, claro. Se bem que se fores rapaz talvez não venhas a gostar muito de receber soutiens rendados e perfumes Chanel...

o perigo?
- a médica pediu uma ecografia daqui a duas semanas, essa sim, a verdadeira, a primeira, a realmente visível ecografia onde poderemos saber ao certo quantas semanas tens, como está o teu coração, se estás vivo e de boa saúde, etc, etc...
Escusado será dizer que a tua mãe ficou em pânico!
- Como assim, se está bem de saúde?
- Bem, o feto pode não resisitir, nestas primeiras semanas há sempre o risco...

Para já, sou eu a tranquilizar a tua mãe.
Ninguém me tranquiliza a mim, mas eu estou confiante na tua coragem e na tua resistência.
Tu vais ser forte, não vais!?

22 fevereiro 2006

first day of rock-n-roll

0 comments
a tua mãe anda com aquele nervoso miudinho - e não é para menos.
vai fazer hoje a primeira ecografia.
pelos vistos, é hoje que lhe vão dizer ao certo quantas semanas tens (é curioso, começamos a medir a nossa idade em semanas, depos meses, depois lá nos vamos habituando aos anos para um dia, bem velhos, nem querermos saber da idade para nada) e acho que já vai dar para ouvir o teu coração (!!!)

confesso que estou um pouco chocado.
nem quatro milímetros tens e o teu coração já bate!
ainda vens a caminho e já me deixas completamente de boca à banda.


PS: o primeiro desconhecido a oferecer-te uma prenda já foi encontrado! é a editora da Verso da Kapa - diz que vai enviar um exemplar do livro da Stillwell, "Histórias para contar num minuto e meio" ,mas quer que eu lhe diga o que tu achaste. Por isso, já sabes: é um pontapé na barriga da mãe para "gostei" e 27 pontapés para "não gostei", ok?

15 fevereiro 2006

ansiedade

0 comments
a tua mãe anda ansiosa por tudo!

diz que não tem sintomas, por isso fica ansiosa por não ter sintomas.
diz que se não fosse o teste nem sabia que está grávida, e então fica ansiosa porque já não sabe se o teste estava estragado.
hoje vínhamos às análises, para ela tirar sangue, e então passou 2 dias ansiosa, mas como eu me enganei e só dá para fazer isso na sexta-feira, agora está fula comigo e ansiosa de novo porque tem de esperar dois dias.

a médica que nos atendeu foi super-porreira e tinha aquele british-humour (humor britânico, como se diz em português, sabes?), deu conselhos porreiros, deixou-nos à vontade, diz que vai ajudar no que puder e tentar saber algumas coisas que perguntámos, mas agora a tua mãe está ansiosa só porque ela lhe disse a brincar que "se calhar você nem está grávida".

com tanta ansiedade agora sou eu que até já receio que tu te sintas mal e a coisa agrave.

olha: tem calma com a tua mãe, ela por vezes, quando gosta mesmo muito de alguém, fica ansiosa, é como a paixão, a dopamina, sabes?
...bem, não sabes mas há-de saber.

tomara que tenhas alguma ocitocina a mais para contrabalançar, senão com a ansiedade da tua mãe e as maluquices do teu pai ainda viras um doidivanas de tal maneira que o caso não tem remédio!

13 fevereiro 2006

não há! não há!

0 comments
tenho remoído nesta questão dos nomes (é verdade - de novo!!!)

por mais que pense e repense, é muito complicado!!!!!
desde os jogos de palavras com má intenção até ao simples mau gosto estético ou até por estarem fora de moda... que nome escolher?!
E depois, quando nasceres?
Posso escolher 'A' e quando te vir: "Xiii! Ele/Ela não tem nada cara de 'A'!!!!".

pior ainda:
- é tal a excêntricidade e espectacularidade de uma pessoa vir a ser pai que tu chegas a assumir contornos metafísicos e sobrenaturais, ao ponto de um tipo (podes ler - eu) pensar que tu mereces um nome único, só teu - - - afinal, porque é que o nosso filho há-de ter um nome igual ao de meio mundo!?

a minha ilacção?
-a de que a atribuição de um nome é a primeira lição da sociedade de que, de facto, para ela, tu és apenas mais um/uma no meio da chusma (multidão, malta, pessoal), a primeira grande chapada a um pai a dizer que cada ser humano que nasce, nosso filho ou filho de outro, terá de se destacar não pelo nome que lhe deram (esse comum, copiável, pobre, vazio) mas sim pelo que vier a fazer, pelo que defender, pelo que conquistar.

Por isso, estou já em fase de apostar mais numa fuga às cacofonias e associações parvas. Tão somente. Tudo o resto me parece plausível.

(excluam-se também nomes de super-heróis, que esses merecem sempre o nosso respeito)

10 fevereiro 2006

...foi hoje =D

0 comments
...a tua mãe ligou há poucochinhos minutos e pelos vistos - - - vens mesmo a caminho.

ela diz que no teste apareceu uma grande pintarolas cor-de-rosa.
não sei se isso é sinal que és miúda ou miúdo, ou se é apenas uma cor 'default' que a malta das farmacêuticas inventou...
será que a cor já diz o sexo?
estou um bocado nervoso... fiquei com as mãos e as pernas a tremer...
agora estou curioso: será que na pinta também dizia que música estavas a ouvir?
pôxa...
isto é tudo um bocado estranho.
como dizia o anúncio: estou prestes a deixar de ser eu para passar a ser pai de um Tiago, de uma Beatriz ou de um Rodofredo ou até Bernardina!
ok...
estou mesmo nervoso. não sei o que raio estou para aqui a dizer...


bem, vou só ali dar um salto, apanhar uma cãimbra, cair e pousar mal o pé e dar um pulo ao hospital pôr gesso no dedo e já volto.

é hoje

0 comments
a tua mãe é sempre a mesma cosa - andou semanas a dizer que ia hoje fazer o teste para saber se tu sempre vens a caminho, mas já estava a dizer que afinal já só ia fazer o teste amanhã. Eu voltei a dizer-lhe que era uma autêntica parvoíce!, bastava falar contigo! Mas ela insiste, diz que é assim o método... que queres que te faça!

Já a convenci a ir comprar o teste à farmácia e fazer hoje.


(não me queres dizer se ainda andas para aí a curtir ou se já meteste os pés a caminho, não?...)

07 fevereiro 2006

de loucos

0 comments
a tua mãe anda nervosa que nem imaginas!

o período (é mais uma coisa que um dia te explico; por agora é cedo; acredita que tens coisas mais porreiras para descobrir - como fazer um bom molho para as moelas, por ex.º) não veio faz quase quinze dias. Contudo, pôs-se a ler alguns blogs em que algumas mães dizem (uff!) que nos primeiros tempos também não sentiram nada; mas leu outros (p-â-n-i-c-o) que fruto de tomarem a pílula anos a fio ficaram com as hormonas todas avariadas e, enfim, ficaram dois anos e muitos comprimidos depois para engravidar.

a tua mãe só quer fazer o teste na sexta-feira, pelo que está ela nervosa e, graças a estas trágicas e dolorosas histórias, estou agora eu também.

eu já lhe disse que tu não irias ser mauzão/mauzona a esse ponto, e que já terias acertado os dias e tudo o mais; Mas há sempre imensas possibilidades de as coisas não acontecerem de forma fácil, natural e simples - e então connosco, que é sempre tudo arrancado a ferros nesta vida.

seja como for, peço-te: faz-lhes umas festinhas macias quando ela estiver a dormir; pelo menos umas boas noites descansadas faziam-lhe bem.

ah, e já agora - se não ficares com a mão cansada, podes fazer-me umas festitas a mim também; eu gosto nas sobrancelhas, assim devagarinho, estás a ver?, ao deleve e devagarinho.

(eu prometo perder quando jogar playstation contigo)

03 fevereiro 2006

xiiiiiiii

0 comments
a tua mãe anda pírulas!
dói-lhe a barriga e acha que vem aí o 'período', mas depois não vem.
deixou de tomar a pílula há um mês e o 'sistema' anda todo baralhado.
agora não sabe se é o período que aí está a chegar ou se és tu que vens a caminho.
anda nervosa que nem imaginas!!!
eu digo-lhe que não é nada, talvez um ovo mal cozido, um bife mal passado que lhe deu a volta ao estômago ou os planetas que andam meio desalinhados... mas se fores tu por aí a caminho - porque não?
se não fores, vê se falas com ela; diz-lhe uma data, para ela não ficar tão ansiosa.
(esta conversa fica só entre nós, ok!?)
=)

18 janeiro 2006

o que já sabes mas merece ser repetido

0 comments


a tua mãe é a mulher mais linda do mundo.

06 dezembro 2005

castanho chocolate

0 comments
A tua mãe pintou ontem o cabelo de castanho chocolate e ficou ainda mais linda do que sempre. Gostava que a tivesses visto, assim, tão vaidosa quanto insegura, de corte novo e mimo nos cabelos, deslumbrante na camisola azul 'cyan' e nas calças de ganga com os sapatos pretos.

05 dezembro 2005

Ontem

0 comments
Eu e a tua mãe tivémos uma conversa meio azeda por causa da melhor altura para que venhas ao mundo aturar-nos. A tua mãe quer-te quanto antes, eu quero-te quando nós dois quisermos. É um pouco estranho explicar-te isto, mas para mim tem mais a ver com viver cada momento de forma o mais plena possível, desfrutar cada fase e depois, então, partir para a próxima. A tua mãe já está pronta, desde sempre, para a próxima; eu ainda não. Vejo-te no horizonte, mas simplesmente quero manter o ritmo da caminhada. Daqui a pouco irei ter contigo. Mas simplesmente não percebo porque hei-de começar a correr. Achas que há problema em esperares um bocadinho mais?

30 novembro 2005

Desculpa...

0 comments
...porque deverias ser tu a escolhê-lo, ao teu nome, mas define a vida moderna e a sociedade actual que mesmo antes de teres opinião já tenhas nome, até mesmo antes de teres vida senão no nosso desejo e vontade, tenhas nome. A tua mãe e eu rondámos por muitos, e não gostamos de quase nenhum. Até agora, há a forte possibilidade de vires a ser Beatriz, Leonor ou então Tiago ou então Rodrigo. Se assim for, só espero que gostes.

19 outubro 2005

quem sabe, um dia...

0 comments
escrevo isto num começo que nem sei bem que começo poderá ser.
não há filho. só perguntas.
virás tu um dia? serás filho? filha? filhos? adoptado? diabinho? perfeitinho? menos perfeito? terrorista? génio? portista ou benfiquista? homossexual? bissexual? hetero? metrosexual?...
as conversas vão despontando, aqui e ali.
já tive até pesadelos com mortes e coisas horríveis!...
cruz-credo-canhoto-bate-na-madeira!!!
avanço para um segundo passo - este blog.
o primeiro já dei.
o primeiro é sempre esse primeiro para tudo: a nossa curiosidade aliada ao nosso desejo, à nossa vontade.
conversas, olhares para as montras com carrinhos técnicos, para os quartos pintados em tom pastel.
poderei pintar o teu, caso venhas, em vermelho-vivo?...
...por enquanto sou eu, só eu, aqui, um pai que fala para um filho por nascer.
se nasceres, um dia destes, um ano destes, a tua mãe vai ser a mãe mais babada do planeta. diria mesmo do universo - nem imaginas! estás com ela desde há vários anos, fazes já parte dela tão naturalmente como cada golfada de oxigénio que ela inspira. já existes. para ela, tu és já o ser mais maravilhoso que existe.
eu, por mim, vou-te aqui falando de vez em quando.
pode ser?
 

de pai para filhos Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez